Soma dos coeficientes de um polinômio
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Soma dos coeficientes de um polinômio
O polinômio [latex]p(x) = ax^3+bx^2+cx+d[/latex], se anula para cinco valores de x. Determine o valor da soma a + b + c + d.
Gabarito: 0.
Minha dúvida: com o enunciado corrigido para 3 em vez de 5, seria possível determinar a soma indicada?
Grato.
Gabarito: 0.
Minha dúvida: com o enunciado corrigido para 3 em vez de 5, seria possível determinar a soma indicada?
Grato.
rielsonfragoso- Iniciante
Re: Soma dos coeficientes de um polinômio
Como tem 5 raízes, a única possibilidade é que p(x) = 0 para todo x. Logo, a soma dos coeficientes é zero.
Sabendo apenas que p(x) tem 3 raízes não é possível resolver a questão, existem infinitas possibilidades para a soma a+b+c+d.
Por exemplo, se p(x) =x(x+1)(x+2) temos soma igual a 6. Agora, se p(x) = x(x+2)(x+3), temos soma igual a 12.
Sabendo apenas que p(x) tem 3 raízes não é possível resolver a questão, existem infinitas possibilidades para a soma a+b+c+d.
Por exemplo, se p(x) =x(x+1)(x+2) temos soma igual a 6. Agora, se p(x) = x(x+2)(x+3), temos soma igual a 12.
DaoSeek- Jedi
rielsonfragoso gosta desta mensagem
Re: Soma dos coeficientes de um polinômio
DaoSeek escreveu:Como tem 5 raízes, a única possibilidade é que p(x) = 0 para todo x. Logo, a soma dos coeficientes é zero.
Entendi. Eu achava que o enunciado estava errado por afirmar que p(x), de grau 3, possui 5 raízes. Mas sua explicação esclareceu-me o conceito de um polinômio identicamente nulo (PIN), que se anula para qualquer valor de x.
Se afirmou que p(x) tem mais raízes que seu grau indica, então só resta que ele seja PIN. E, nesse caso, para que ele se anule para qualquer valor de x, todos os seus coeficientes devem ser iguais a 0.
Muito obrigado.
rielsonfragoso- Iniciante