PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o desânimo nos estudos

5 participantes

Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Graphiel404 Qui 28 Mar 2024, 22:00

Olá, meus amigos do fórum! Como vão?

 Esses dias venho tendo dificuldades em estudar, principalmente a começar a estudar. Não tenho tantas dificuldades em me manter estudando quando já o comecei, mas quando acordo de manhã e preciso sentar, abrir o livro e começar a resolver os exercícios eu procrastino muuuuuito... Às vezes nessa brincadeira de "só mais uma música" ou "só mais uma olhada no fórum" (sim, esse fórum ksksks) eu acabo nem pegando no livro o dia inteiro, como ocorreu hoje.

 Hoje só não foi totalmente improdutivo porque resolvi duas questões aqui no fórum e tentei resolver uma inequação irracional que foi proposta aqui no fórum também, que não consegui resolver. Também imprimi desvirtualizei adquiri alternativamente um livro de química hoje, então queria criar mais ânimo pra começar ele amanhã porque início de livro sempre é meio chato. Já tô meio desanimado pra iniciar então tô com receio de não estudar ele direito amanhã...

 O que vocês fazem quando estão se sentindo assim?
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Pliniao Sex 29 Mar 2024, 08:09

Cara, eu só desligo o computador e guardo o celular. Se você precisa do PC para estudar, recomendo baixar algumas extensões que bloqueiam sites para te evitar a distrair, eu usava o BlockSite por exemplo. Também me identifico sobre o que você falou de música, acabo perdendo bastante tempo escutando, mas eu só tomo o impulso de fechar o spotify e colocar o headset longe de mim também.

Resumindo, eu coloco tudo longe da mesa ou deixo ela desconfortável de usar, tipo colocando o teclado de um jeito para dar mais espaço e eu só conseguir usar as setinhas para descer o PDF, mas sem conseguir teclar quase nada direito
Pliniao
Pliniao
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 22/01/2023
Localização : Minas Gerais

Graphiel404 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Pealkay Sex 29 Mar 2024, 10:33

Meu amigo, há dias e dias...Durante essa jornada de estudo, esquecemos que somos seres humanos, então é completamente normal ter dias que não vamos render NADA e outros que faremos infinitas questões em apenas alguma horas de estudo. Dito isso, quando estou procrastinando demais, uso a técnica do 'largada de corrida", que consiste em dizer para si "1, 2 ,3 e vai" e assim que dizer vai, começar a estudar, parece bobo, mas sempre me ajudou nessa vida de concursos. 

Outra coisa que sempre me ajuda também, é me imaginar vivendo aquilo que sonho, e que para alcançar, eu preciso estudar. Não sei qual se objetivo, mas permita-se imaginar! Você é capaz de alcançar o que quer, guerreiro!! Abraços!!
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Graphiel404 Sex 29 Mar 2024, 12:03

Pliniao escreveu:Cara, eu só desligo o computador e guardo o celular. Se você precisa do PC para estudar, recomendo baixar algumas extensões que bloqueiam sites para te evitar a distrair, eu usava o BlockSite por exemplo. Também me identifico sobre o que você falou de música, acabo perdendo bastante tempo escutando, mas eu só tomo o impulso de fechar o spotify e colocar o headset longe de mim também.

Resumindo, eu coloco tudo longe da mesa ou deixo ela desconfortável de usar, tipo colocando o teclado de um jeito para dar mais espaço e eu só conseguir usar as setinhas para descer o PDF, mas sem conseguir teclar quase nada direito
Obrigado pelas dicas, vou tentar fazer isso.
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Pliniao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Graphiel404 Sex 29 Mar 2024, 12:08

Pealkay escreveu:Meu amigo, há dias e dias...Durante essa jornada de estudo, esquecemos que somos seres humanos, então é completamente normal ter dias que não vamos render NADA e outros que faremos infinitas questões em apenas alguma horas de estudo. Dito isso, quando estou procrastinando demais, uso a técnica do 'largada de corrida", que consiste em dizer para si "1, 2 ,3 e vai" e assim que dizer vai, começar a estudar, parece bobo, mas sempre me ajudou nessa vida de concursos. 

Outra coisa que sempre me ajuda também, é me imaginar vivendo aquilo que sonho, e que para alcançar, eu preciso estudar. Não sei qual se objetivo, mas permita-se imaginar! Você é capaz de alcançar o que quer, guerreiro!! Abraços!!
Obrigado por suas palavras. É verdade que há dias que estamos tão focados em nossos estudos e objetivos que esquecemos de nós mesmos.
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Pliniao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Elcioschin Sex 29 Mar 2024, 13:51

Existem pessoas que não suportam estudar continuamente durante várias horas. Para estas é recomendável  "paradas" para descanso: uns 15 min de música ou 15 min de ginástica, por exemplo, descansam a mente.
Mas é preciso disciplina: nada de esticar os 15 min para 2 horas, por exemplo!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71682
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Graphiel404 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Vitor Ahcor Sex 29 Mar 2024, 18:03

Olá,

Gosto de encarar os estudos como um jogo de videogame, onde o conteúdo que deve ser aprendido é como a etapa de uma fase que deve ser superada. É essencial para mim que os objetivos sejam extremamente claros. Por exemplo, ao estudar eletrólise, jamais definiria um objetivo genérico como "Segunda-feira de manhã vou estudar eletrólise", pois isso não seria eficaz. A meta é muito vaga e sujeita a interpretações variadas - se resolvi apenas uma questão ou 25, em ambos os casos, poderia considerar o objetivo alcançado, pois falta especificidade. Prefiro estabelecer metas precisas, que precisam ser atingidas para progredir. Por exemplo, "Na segunda-feira de manhã, dedicarei 1h p/ assistir aulas e ler, e farei metade dos exercícios do capítulo X da apostila Y em mais 2 horas". Este tipo de objetivo é mensurável e elimina qualquer ambiguidade quanto à sua realização.

Além disso, aprender um assunto apenas por leitura pode ser tedioso. Sempre preferi o aprendizado através de exercícios resolvidos ou resolvendo-os por mim mesmo, pois isso torna o estudo mais agradável. Alguns podem argumentar que este método leva a um entendimento superficial e que a verdadeira compreensão do assunto exige leitura ou assistência a aulas. Contudo, na prática, me parece que aprendemos mais eficazmente com os erros cometidos durante a resolução de exercícios do que ao absorver grandes volumes de informação de forma passiva. Espero que estas reflexões sejam, de alguma forma, úteis.  Smile

____________________________________________
 Cha-la head-cha-la
Vitor Ahcor
Vitor Ahcor
Monitor
Monitor

Mensagens : 750
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 23
Localização : São José dos Campos

Graphiel404 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Graphiel404 Sex 29 Mar 2024, 18:32

Vitor Ahcor escreveu:Olá,

Gosto de encarar os estudos como um jogo de videogame, onde o conteúdo que deve ser aprendido é como a etapa de uma fase que deve ser superada. É essencial para mim que os objetivos sejam extremamente claros. Por exemplo, ao estudar eletrólise, jamais definiria um objetivo genérico como "Segunda-feira de manhã vou estudar eletrólise", pois isso não seria eficaz. A meta é muito vaga e sujeita a interpretações variadas - se resolvi apenas uma questão ou 25, em ambos os casos, poderia considerar o objetivo alcançado, pois falta especificidade. Prefiro estabelecer metas precisas, que precisam ser atingidas para progredir. Por exemplo, "Na segunda-feira de manhã, dedicarei 1h p/ assistir aulas e ler, e farei metade dos exercícios do capítulo X da apostila Y em mais 2 horas". Este tipo de objetivo é mensurável e elimina qualquer ambiguidade quanto à sua realização.

Além disso, aprender um assunto apenas por leitura pode ser tedioso. Sempre preferi o aprendizado através de exercícios resolvidos ou resolvendo-os por mim mesmo, pois isso torna o estudo mais agradável. Alguns podem argumentar que este método leva a um entendimento superficial e que a verdadeira compreensão do assunto exige leitura ou assistência a aulas. Contudo, na prática, me parece que aprendemos mais eficazmente com os erros cometidos durante a resolução de exercícios do que ao absorver grandes volumes de informação de forma passiva. Espero que estas reflexões sejam, de alguma forma, úteis.  Smile
 Interessante seu modo de pensar. Faz o ato de estudar parecer muito com uma jogatina de Dark Souls, onde quanto mais você morre mais habilidoso e preparado você volta, assim como os erros cometidos nos exercícios e, finalmente, o aprendizado e os acertos. Geralmente não estudo durante a noite, mas hoje irei tentar estudar até às 20:00.
 Também concordo que o aprendizado por exercícios é mais eficiente e profundo! Acho importantíssimo evitar sair de um assunto sem aprender a resolver os exercícios mais desafiadores.
 Muito obrigado por suas reflexões!
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Vitor Ahcor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Elcioschin Sex 29 Mar 2024, 19:10

Lembre-se:

É absolutamente necessário saber a teoria, para poder resolver questões. Se vc não entender bem a Lei de Newton F = m.a, por exemplo, não vai conseguir resolver questões de Dinâmica.

Mas ficar somente na teoria é um erro: somente aprendemos com a prática. E a prática implica em erros: todos erram. Mas, com a prática os erros vão diminuindo.

Imagine um candidato a tirar a CNH para dirigir veículos: tudo começa com o aprendizado da Lei a respeito; depois vem o treinamento teórico numa auto-escola; depois vem o treinamento prático com instrutor ao lado. Somente depois que o instrutor percebe que o aluno está preparado é que o aluno presta o exame.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71682
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Vitor Ahcor e Graphiel404 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Graphiel404 Sex 29 Mar 2024, 19:43

Elcioschin escreveu:Lembre-se:

É absolutamente necessário saber a teoria, para poder resolver questões. Se vc não entender bem a Lei de Newton F = m.a, por exemplo, não vai conseguir resolver questões de Dinâmica.

Mas ficar somente na teoria é um erro: somente aprendemos com a prática. E a prática implica em erros: todos erram. Mas, com a prática os erros vão diminuindo.

Imagine um candidato a tirar a CNH para dirigir veículos: tudo começa com o aprendizado da Lei a respeito; depois vem o treinamento teórico numa auto-escola; depois vem o treinamento prático com instrutor ao lado. Somente depois que o instrutor percebe que o aluno está preparado é que o aluno presta o exame.
 Concordo. Acredito que a proporção entre teoria e prática muda de matéria para matéria: Ao estudar matemática resolvemos mais exercícios do que quando estudamos filosofia, por exemplo, mas em ambas as situações a importância da teoria não deve ser desprezada.
Graphiel404
Graphiel404
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/02/2024
Idade : 16
Localização : Jaguaruana, Ceará, Brasil

Vitor Ahcor gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o desânimo nos estudos Empty Re: Sobre o desânimo nos estudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos