PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

função sintática

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido função sintática

Mensagem por VIRTUDE=RESPEITO Qui 28 Mar 2024, 20:11

Com base no texto “Gestão social”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “A gestão social tem sido objeto de práticas associadas a arranjos da sociedade civil, com viés comunitário, podendo incluir, ainda, o monitoramento e avaliação de políticas públicas em colegiados.”, apenas um dos termos destacados é um complemento nominal enquanto os outros dois são adjuntos adnominais. 
II. Em: “Trata-se, portanto, de uma gestão dialógica, conforme pontua o professor Fernando Tenório.”, o termo destacado “uma” é um artigo indefinido, cuja função no trecho é indicar de forma imprecisa o núcleo do objeto indireto, “gestão dialógica, do verbo “trata-se”. 
Marque a alternativa correta: 


A) As duas afirmativas são verdadeiras.  


B)  A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa. 


C) A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.


D) As duas alternativas são falsas. 




Gabarito: B 


Gostaria de um explicação detalhada o porquê de ser (complemento nominal e adjunto adnominal), por favor. Quanto ao item II não tenho dúvidas.




OBS: ACREDITO QUE O GABARITO APONTADO PELA BANCA ORGANIZADORA DA PROVA ESJETA ERRADO.




Desde já, agradeço !


Última edição por VIRTUDE=RESPEITO em Sex 05 Abr 2024, 17:13, editado 1 vez(es)

VIRTUDE=RESPEITO
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 31
Localização : CUIABÁ - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: função sintática

Mensagem por Pealkay Sex 29 Mar 2024, 10:12

Em minha visão, gabarito correto.

Quanto a diferenciação de CN e ADJ, há uma linha muito tênue entre os dois, o que torna o assunto bastante interpretativo eu diria. Vamos usar o bizu de TERMO PACIENTE para CN e TERMO AGENTE para ADJ.

1) A gestão social tem sido objeto de práticas, perceba que "de práticas" dá uma ideia de agente de uma ação, caracterizando assim ADJUNTO ADNOMINAL

2) Associadas a arranjos da sociedade civil, assim como no último, o termo "da sociedade civil" gera uma ideia de agente de uma ação, logo ADJUNTO ADNOMINAL

3) O monitoramento e avaliação de políticas públicas, diferentemente das outras, perceba que "de políticas públicas" possui uma ideia de paciente de uma ação, para elucidar, pense a frase como "politicas publicas são avaliadas e monitoradas", caracterizando um COMPLEMENTO NOMINAL. 

Lembrando, essa é minha visão, caso algum colega queira expor seu ponto de vista, sinta-se à vontade! Espero ter ajudado Smile
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

VIRTUDE=RESPEITO e Sam+uel gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: função sintática

Mensagem por VIRTUDE=RESPEITO Sex 29 Mar 2024, 12:45

Obrigado.

Por favor, gostaria de saber, se possível, a explicação do item II porque eu pensava que esse estava certo. Entendi que alternativa possivelmente correta seria a C.

VIRTUDE=RESPEITO
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 31
Localização : CUIABÁ - MT

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: função sintática

Mensagem por Pealkay Sex 29 Mar 2024, 21:54

Perdão, me concentrei muito para responder o item I, esqueci do II kkkkkk. No item II, "gestão ideológica" se caracteriza como um objeto direto preposicionado em minha visão, já que o verbo Tratar com a partícula integrante "se", busca a preposicão "de" na frase, ou seja, TRATA-SE DE ALGO. Muito bem formulada a questão, saberia me informar qual a banca?
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

VIRTUDE=RESPEITO e Sam+uel gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: função sintática

Mensagem por VIRTUDE=RESPEITO Sáb 30 Mar 2024, 18:44

Então significa que o erro do item II é o fato de não ser objeto indireto, e sim objeto direto preposicionado, é isso?


BANCA: ADM&TEC - Instituto ADM&TEC


valeu!

VIRTUDE=RESPEITO
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 31
Localização : CUIABÁ - MT

Sam+uel gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: função sintática

Mensagem por Pealkay Seg 01 Abr 2024, 08:53

Perfeitamente!! Em minha interpretação, esse é o erro da II.

Obrigado pela informação! Bons estudos!
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

VIRTUDE=RESPEITO gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: função sintática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos