PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética - EMESCAM

2 participantes

Ir para baixo

Genética - EMESCAM Empty Genética - EMESCAM

Mensagem por marinapaess9999 Ter 03 Out 2023, 11:08

Em seres humanos, o fenótipo sobrancelhas largas é dominante sobre as sobrancelhas delgadas, e a presença de um "bico de viúva" é dominante sobre a linha contínua do cabelo. Que proporção fenotípica seria esperada em uma prole a partir do casamento entre um homem heterozigoto para ambos os genes e uma mulher homozigota recessiva para os mesmos genes?
a) 9;3;3;1
b) 9;3;4
c) 9;7
d) 1;1;1;1
e) 1;2;1;2;4;2;1;2;1 

GABARITO D
não entendi por dão todos 1. E por que não obedece a proporção da 2 lei de mendel (A)?
marinapaess9999
marinapaess9999
Padawan
Padawan

Mensagens : 62
Data de inscrição : 27/07/2022
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - EMESCAM Empty Re: Genética - EMESCAM

Mensagem por Jazzmaster Ter 03 Out 2023, 19:59

Boa noite, Marina. O enunciado me pareceu um pouco confuso, mas tentei interpretá-lo ao melhor das minhas capacidades e cheguei no seguinte;

Pelo que parece,o homem é heterozigoto para ambos os genes dominantes então, ele é AaBb.

Sendo,

A = O fenótipo de sobrancelhas largas
a = Sobrancelhas delgadas

B = "Bico de viúva"
b = Linha contínua do cabelo

E a mulher, sendo, homozigota recessiva: aabb.

O enunciado diz que tanto a sobrancelha larga (A) quanto o "Bico de viúva" (B) são dominantes sobre seus outros alelos recessivos.

O que me faz crer pelo gabarito que, mesmo havendo a possibilidade deles se encontrarem, os alelos recessivos não se manifestarão devido a presença dos alelos dominantes do homem (A e B), resultando sempre em 1 : 1 : 1 : 1.

É importante lembrar que esse não é um caso de um autofecundação (AaBb x AaBb), o que resultaria na proporção da 2º Lei de Mendel: 9 : 3 : 3 : 1.

Talvez seja isso que a questão esteja tentando chamar a atenção. Foi a maneira que eu interpretei.

Confesso que ainda tenho pulgas atrás da orelha pois, me parece que ainda há a possibilidade do gameta recessivo heterozigótico do homem se manifestar devido à probabilidade genética. Mas pelo menos em relação a letra A, dá para sanar a dúvida. Um passo de cada vez!

Através de um brainstorm cheguei em:

         AB       Ab        aB           ab
 
ab     AaBb     Aabb     aaBb        aabb    

ab    AaBb     Aabb     aaBb        aabb    

ab    AaBb     Aabb     aaBb        aabb    

ab    AaBb     Aabb     aaBb        aabb 

Se você realizar a contagem, chegará numa proporção para todos as manifestações de 8 : 8 : 8 : 8. O que dividindo por 8 dá 1 : 1 : 1 : 1. Mas acho que isso é bem fora da curva para uma questão de Biologia.
Jazzmaster
Jazzmaster
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - EMESCAM Empty Re: Genética - EMESCAM

Mensagem por marinapaess9999 Sex 06 Out 2023, 18:31

Obrigado pela resolução completíssima! 
        Então a proporção de 9 3 3 1 é só para casos de autofecundação?

Pela emescam ser um vestibular de medicina, o nível das questões podem extrapolar um pouco hehe
marinapaess9999
marinapaess9999
Padawan
Padawan

Mensagens : 62
Data de inscrição : 27/07/2022
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - EMESCAM Empty Re: Genética - EMESCAM

Mensagem por Jazzmaster Sáb 07 Out 2023, 20:03

Boa noite, Marina. Não sabia que a EMESCAM era de Medicina, então, faz todo o sentido, ainda mais para pegar estudantes desprevenidos.

Sobre a sua pergunta: 

A proporção 9 : 3 : 3 : 1, não necessariamente é exclusiva da autofecundação! Ela é dada como exemplo ao explicar a reprodução de gametas heterozigotos idênticos, por ex., AaBb x AaBb.

Se um homem e uma mulher possuíssem a mesma distribuição de alelos, AaBb x AaBb, essa mesma proporção seria encontrada. Todavia, é mais difícil encontrar exemplos assim.

Do mesmo modo, se ocorrer uma autofecundação, e os alelos forem, por ex., aabb x aabb, a proporção 1 : 1 : 1 : 1 seria encontrada. O mesmo vale para o caso de se encontrar um homem e uma mulher numa fecundação aabb x aabb. 

Então, recomendaria ficar de olho nos casos específicos mesmo, e especialmente, em questões com pegadinhas que nem essa da EMESCAM.

Bons estudos!
Jazzmaster
Jazzmaster
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - EMESCAM Empty Re: Genética - EMESCAM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos