PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Concentração em solução aquosa com dois ácidos

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Concentração em solução aquosa com dois ácidos - Página 2 Empty Concentração em solução aquosa com dois ácidos

Mensagem por Cobas Qua 09 Ago 2023, 20:24

Relembrando a primeira mensagem :

Considere os ácidos HA e HB hipotéticos. Quais são [H3O+], [A-] e [B-] em uma solução a 25 graus Celsius que é 0.04 M em HA e 0.1 M em HB? Os valores de ka para HA e HB são, respectivamente, 10^-4 e 8x10^-5.

Resposta: [H3O+] = 3,465 x 10^-3 ; [A-] = 1.155 x 10^-3 ; [B-] = 2.31 x 10^-3
Cobas
Cobas
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Concentração em solução aquosa com dois ácidos - Página 2 Empty Re: Concentração em solução aquosa com dois ácidos

Mensagem por JaquesFranco Seg 23 Set 2024, 01:25

Giovana Martins escreveu:
Faz tempo que não estudo o assunto, mas vou dar meus pitacos, porque eu acredito que eu ainda lembro um pouquinho desse assunto.

Seja a reação genérica:

A^+ + H2O --> H^+ + AOH

A constante de equilíbrio genérica aqui é Kc = ([H^+][AOH])/([A^+][H2O]).

Na verdade, a constante de hidrólise (Kh) corresponde ao produto da concentração da água pela constante de equilíbrio (Kc).

Kc x [H2O] = ([H^+][AOH])/([A^+])

A água é o solvente do meio reacional, logo, sua concentração é praticamente constante.

Uma constante multiplicada por outra constante resulta numa constante, a qual dá-se o nome de constante de hidrólise quando ocorre o produto da concentração da água pelo Kc.

O Kh que você vê corresponde a Kc x [H2O], motivo pelo qual omite-se a concentração da água.
Perfeito!
JaquesFranco
JaquesFranco
Jedi
Jedi

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo