PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Essa forma de escrita é válida para complementar?

2 participantes

Ir para baixo

Essa forma de escrita é válida para complementar? Empty Essa forma de escrita é válida para complementar?

Mensagem por oJaoX Qua 21 Jun 2023, 15:47

Olá, boa tarde! Estou fazendo o livro "Teoria Ingênua dos Conjuntos" e me ocorreu a dúvida:
Se x ∈ (A - B) é (x ∈ A e x  B) , então x  (A - B) seria (x  A e x ∈ B)?


Sei que a segunda forma é B - A, mas isso me ocorreu e não consigo sair do lugar

oJaoX
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/06/2023
Idade : 19
Localização : Cuiabá - MT, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Essa forma de escrita é válida para complementar? Empty Re: Essa forma de escrita é válida para complementar?

Mensagem por Lucas_DN684 Qui 22 Jun 2023, 03:16

oJaoX,


Imagine dois conjuntos, A e B tal que:


[latex]A\cap B\neq \varnothing \, \wedge \, A\Delta B\neq \varnothing [/latex]


Seja x um elemento que pertence a A\B. O complementar de A\B em relação ao universo é conjunto ao qual todo elemento não pertence ao conjunto A ou pertence ao conjunto B. Monte um diagrama de Venn e isso será imediato. Esse resultado não foi achado por acaso, mas pode ser embasado por lógica matemática. O disposto no livro do Iezzi já é de bom tamanho ao nível de ensino médio.


Portanto, em símbolos, teríamos:


[latex]\left ( x\in A\setminus B \right )\Leftrightarrow \left ( x\in A\, \wedge\, x\notin B \right )\therefore \left ( x\notin A\setminus B \right )\Leftrightarrow \left ( x\notin A\, \vee \, x\in B \right )[/latex]
Lucas_DN684
Lucas_DN684
Fera
Fera

Mensagens : 98
Data de inscrição : 26/07/2022

oJaoX gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Essa forma de escrita é válida para complementar? Empty Re: Essa forma de escrita é válida para complementar?

Mensagem por oJaoX Sex 23 Jun 2023, 08:57

Lucas_DN684 escreveu:oJaoX,


Imagine dois conjuntos, A e B tal que:


[latex]A\cap B\neq \varnothing \, \wedge \, A\Delta B\neq \varnothing [/latex]


Seja x um elemento que pertence a A\B. O complementar de A\B em relação ao universo é conjunto ao qual todo elemento não pertence ao conjunto A ou pertence ao conjunto B. Monte um diagrama de Venn e isso será imediato. Esse resultado não foi achado por acaso, mas pode ser embasado por lógica matemática. O disposto no livro do Iezzi já é de bom tamanho ao nível de ensino médio.


Portanto, em símbolos, teríamos:


[latex]\left ( x\in A\setminus B \right )\Leftrightarrow \left ( x\in A\, \wedge\, x\notin B \right )\therefore \left ( x\notin A\setminus B \right )\Leftrightarrow \left ( x\notin A\, \vee \, x\in B \right )[/latex]

oJaoX
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 05/06/2023
Idade : 19
Localização : Cuiabá - MT, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Essa forma de escrita é válida para complementar? Empty Re: Essa forma de escrita é válida para complementar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos