PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Respiração Celular

2 participantes

Ir para baixo

Respiração Celular Empty Respiração Celular

Mensagem por rafagoliveira_ Qua maio 10 2023, 15:03

(CFT-MG) O esquema a seguir mostra o fluxo de matéria e energia nos seres vivos.
Respiração Celular NRiwWQSTK+L7odLps+0xTAik69J00E6FQCKlUWuDrRaL8bXUkl8szqhPnQ3paOjKfZsViMezt7cFx5vuREApFcHCwL9RYjFgsQmayU6nUyOtpPOPfgINAIDQ5KZP8+T+C3ip2T9YCfQAAAABJRU5ErkJggg==
Sobre esse esquema, é INCORRETO afirmar que o processo:

a) II requer enzimas para sua realização.

b) II é realizado nos lisossomos dos animais.

c) I libera O2 proveniente da decomposição da H2O.

d) I ocorre nos cloroplastos de organismos produtores.

GABARITO: B

A que a B é a errada porque a função dos lisossomos é fazer proteínas, mas por que a A também está errada? Achei que II era a fosforilação oxidativa e por isso não precisava de enzimas.

rafagoliveira_
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/06/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Respiração Celular Empty Re: Respiração Celular

Mensagem por Alien supremo Qua maio 10 2023, 16:16

b)errada, pois a respiração celular(conversão de glicose e oxigênio em água e gás carbônico) é feita nas mitocôndrias não nos lisossomos, ainda mais a organela celular responsável pela produção/síntese de proteínas são os ribossomos e o retículo endoplasmático rugoso(contém ribossomos em sua superfície), os lisossomos são responsáveis genéricamente pela digestão intracelular como, por exemplo, na apoptose(morte celular) da célula

c)certo, pois, pela fotólise da água(quebra da água na fotossíntese), os prótons liberados(H+) são utilizados como fonte energia no processo, enquanto o oxigênio é liberado para o meio ambiente

d)certo, pois a fotossíntese(exatamente o oposto da respiração celular) ocorre nos cloroplastos dos organismos produtores como plantas, algas e bactérias

a)Essa letra me deixou confuso, pois existem enzimas que regulam o processo de respiração celular. A primeira que veio na minha mente é a ATP-sintase mitocondrial, a qual é muito importante na cadeia respiratória(terceira ou quarta etapa aprendida no EM em relação a respiração celular) por fabricar ATP pela diferença de pH/concentração de prótons na membrana interna e na membrana externa da mitocôndria. Eu acredito que a questão quis dizer que a respiração celular consegue existir sem a ação de enzimas, tendo em vista que as enzimas atuam principalmente como catalisadores ao acelerarem as reações orgânicas, por isso essa letra estaria certa. No entanto, eu discordo desse gabarito

Eu recomendo você dar uma revisada em fotossíntese, em respiração celular e em citologia que inclusive são os tópicos de biologia mais cobrados em qualquer vestibular(exceto militares). Espero ter ajudado e não desanima não. Essas questões de achar o erro são excelentes para revisar/treinar!!
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 20/08/2022
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

rafagoliveira_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Respiração Celular Empty Re: Respiração Celular

Mensagem por rafagoliveira_ Qua maio 10 2023, 18:47

Obrigada! Me ajudou bastante na A, estou revisando respiração celular

rafagoliveira_
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/06/2022

Alien supremo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Respiração Celular Empty Re: Respiração Celular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos