PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clima ENEM 20 ppl

2 participantes

Ir para baixo

Clima ENEM 20 ppl Empty Clima ENEM 20 ppl

Mensagem por liviacalixtorb Sex 28 Out 2022, 09:00

Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia 
É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.
As interações citadas são efeito de um processo atmosférico marcado por 

a) equidade entre índices de refletividade superficial. 
b) bloqueios de elevadas barreiras orográficas. 
c) preponderância de correntes marinhas frias. 
d) fluxos entre faixas de latitudes distintas. 
e) alternância da pressão do ar equatorial.


Gab Letra D.
Entendi o porquê de ser a D, mas qual o erro da E? Pensei que com essa alternância de pressão ocorreria a movimento dos ventos (Alta pressãp -> baixa) e ai ocorreria essas interações.

Outra coisa, quando li a D, fiquei me perguntando de que fluxos estava se referindo, sei que são de massas de ar, mas a alternativa não deveria ter falado? Não marquei ela pq achei incompleta Sad

liviacalixtorb
Padawan
Padawan

Mensagens : 64
Data de inscrição : 21/06/2021
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Clima ENEM 20 ppl Empty Re: Clima ENEM 20 ppl

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 28 Out 2022, 09:29

Alta pressão para baixa pressão tem mais a ver com ventos alísios e o Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul do que a ver com Amazônia e Antártica.
Fluxos de ar são massas de ar sim. O ENEM gosta de usar nomes diferentes para fazer os alunos errarem. Pensa que a Massa Polar Atlântica invade a Amazônia e faz o fenômeno da friagem acontecer no inverno.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos