Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clima

Ir em baixo

Clima  Empty Clima

Mensagem por brunamarc em Ter 05 Jan 2021, 13:31

(Ufrn 2013) Os fragmentos textuais a seguir apresentam informações sobre fenômenos climáticos contrastantes, que ocorrem num mesmo período, em diferentes regiões do Brasil.
Um total de 800 municípios do Nordeste se encontra em situação de emergência devido à seca, depois de o Governo declarar, nesta sexta-feira, que 25 novas cidades do estado da Paraíba estão nessa circunstância.

Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2012.


No Amazonas, mais de 80 mil famílias sofrem com a cheia dos rios, 50 municípios permanecem em situação de emergência, incluindo a capital, e outros 3 continuam em estado de calamidade. Em Manaus, o Rio Negro continua subindo, mas apenas um centímetro por dia. Ontem, a cota foi de 29,97 metros.
Disponível em:. Acesso em: 04 jun. 2012.


Entre outros fatores, a ocorrência dos fenômenos climáticos está associada
a) à posição do Sertão do Nordeste como uma área de convergência de massas de ar e à atuação da massa Tropical Atlântica na Amazônia.
b) à predominância do relevo de planície no Sertão do Nordeste e à localização em zona de alta latitude na Amazônia.
c) à perda de umidade das massas de ar que circulam sobre o Sertão do Nordeste e à atuação da massa Equatorial Continental na Amazônia.
d) à posição do Sertão do Nordeste como área de dispersão de massas de ar e à localização da Amazônia em zona de baixa latitude.


Gabarito:
Letra C



Gente, alguém pode me ajudar, por favor? Não consegui entender o motivo da D estar incorreta e nem essa "perda de umidade" das massas de ar no sertão... Obrigada! Smile

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Clima  Empty Re: Clima

Mensagem por jotaefi10 em Ter 12 Jan 2021, 09:38

A Amazônia, como descreve a letra D, realmente está localizada em área de baixa latitude (linha do Equador), mas somente isso é insuficiente para descrever a dinâmica atmosférica que acontece lá, uma vez que ela possui grande peso no caso das precipitações do Brasil: a Floresta Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Seu alto índice de evaporação e evapotranspiração formam os chamados rios voadores, grandes cursos de água carregados de umidade e ventos que vêm do oceano. Esse evento prevalece teoricamente regular no Brasil (teoricamente porque as mudanças climáticas atuais e a própria devastação do bioma já vem há um tempo alterando isso) porque esses ventos, à medida que avançam no continente, são ricocheteados de volta por barreiras naturais. Nesse caso, os Andes exercem virtuosamente esse papel na América do Sul. Daí, esse grande corpo atmosférico volta ao Brasil e, dependendo da força e da dinâmica das massas de ar que estão atuando ali (lembre que a mEc prevalece no verão e a mPa pode provocar o fenômeno da friagem no inverno), há precipitações em outras regiões como o Sudeste. É até meio desconfortável de pensarmos isso, porém é justamente e pelo movimento constante dos rios voadores da Amazônia que não há desertos no nosso país. Se me permite uma sugestão, procure sobre correntes marítimas para entender melhor esse fenômeno.

 No caso do Sertão nordestino, você deve recordar que a seca presente na região é motivada diretamente pela dispersão das massas de ar, sendo as chuvas orográficas (de relevo) as causadoras da perda das suas características: geralmente uma massa de ar fria, contendo os elementos climáticos (temperatura, umidade e pressão), viaja pela atmosfera até encontrar uma barreira topográfica, que vai fazer com que ela suba, diminua a pressão, condense e precipite. Entretanto, a chuva ocorre justamente naquela região que foi ultrapassada pelo relevo, enquanto a outra só receberá os ventos secos providos dessa precipitação. É o que chamamos de barlavento (área de ar quente e úmido, com chuva, onde se desenvolve a vegetação e possui mais riqueza ecológica. Podemos citar a Zona da Mata do Nordeste como um exemplo disso) e sotavento (área de ar seco, vegetação escassa e pouca biodiversidade. É exatamente onde está localizado o Sertão nordestino e o que justifica a primeira afirmação na alternativa C). Como eu não citei anteriormente, estou falando agora: o Planalto da Borborema é o grande modelador do clima do Nordeste no que tange à ocorrência dessas chuvas orográficas.

 É isso. Qualquer coisa pode questionar.

jotaefi10
iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/08/2020

Ceruko gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

Clima  Empty Re: Clima

Mensagem por Ceruko em Ter 12 Jan 2021, 10:47

Jota, adicionando um questionamento, por que a mEc não consegue atuar no sertão? Ou até mesmo a mEa, que pode vir de cima?
Ceruko
Ceruko
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 585
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 19
Localização : Ribeirão Preto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Clima  Empty Re: Clima

Mensagem por jotaefi10 em Ter 12 Jan 2021, 12:58

@Ceruko escreveu:Jota, adicionando um questionamento, por que a mEc não consegue atuar no sertão? Ou até mesmo a mEa, que pode vir de cima?
Opa. A um nível rígido da climatologia eu não consigo lhe explicar, pois não sou especialista na área, mas basicamente acontece o seguinte: a circulação atmosférica, como o próprio nome já dá uma dica, é dinâmica. Com as massas de ar não é diferente, já que elas também fazem parte desse meio. Imagine que o tempo todo há uma área de baixíssima pressão atmosférica (alta temperatura) que faz com que as moléculas subam, afinal, elas têm grande liberdade de movimento por estarem dispersas umas das outras e apresentarem baixa densidade. No que elas sobem, há a atuação do chamado gradiente vertical térmico (GVT), uma escala descritiva a qual afirma que, a cada 1km de altitude, a temperatura baixa cerca de 6,5°C. Isso acaba resultando no resfriamento das mesmas moléculas lá em cima, que agora estarão coesas (a densidade aumenta, é uma área de altíssima pressão atmosférica). Dessa forma, pelo fenômeno da convecção, elas vão descer e tomar o espaço inicial que descrevi inicialmente, e o processo se repete incessantemente. Essa é a clássica explicação, inclusive, daquela afirmação que ''o vento vai sempre de alta para baixa pressão''.

Agora compare isso com as massas de ar atuantes no Brasil. Não é que as massas que você citou não atuem no Sertão, pelo contrário, elas são sim presentes no verão, mas deve-se lembrar que existe o Planalto da Borborema que barra uma parte dessa umidade que chega. Na realidade, tanto a mEc como a mEa são modificadas artificialmente por conta do próprio clima existente naquele lugar. Foi como eu disse na minha primeira resposta: o desmatamento da Amazônia implica diretamente na diminuição tanto da evaporação natural da água quanto da transpiração das plantas, que por sua vez modifica, por exemplo, a formação dos rios voadores. Ou seja, a mEc já não terá a mesma força de enviar ventos úmidos para o Sudeste ou o próprio Nordeste. Com a mEa é a mesma coisa: é a grande responsável pelas chuvas orográficas do Nordeste, mas também perde umidade ao adentrar o Brasil por fatores generalizados como os supracitados. A conclusão é que se antes uma parte da massa úmida já era modificada pelo relevo de forma natural, agora com a diminuição da mesma é que esse último evento vai se intensificar. O Sertão é o mais atingido pela seca por se localizar a sotavento do Planalto, como eu já havia apontado.

Acredito que seja isso. Se quiser complementar algo fique à vontade, estamos aqui para ganhar massa cinzenta mesmo.

jotaefi10
iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/08/2020

Ceruko gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

Clima  Empty Re: Clima

Mensagem por Ceruko em Ter 12 Jan 2021, 14:33

Interessante sua colocação, agora ficou mais claro.

Obrigado pela excelente resposta!
Ceruko
Ceruko
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 585
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 19
Localização : Ribeirão Preto

jotaefi10 gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

Clima  Empty Re: Clima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum