PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eutrofização e Cianobactérias

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Eutrofização e Cianobactérias

Mensagem por _giuia Qui 18 Ago 2022, 21:05

UERJ - Análise da Feema revela: peixes das lagoas da Barra estão contaminados. Tilápias, vendidas na Ceasa, têm toxina acima do recomendado para consumo.

O lançamento de poluentes em rios e lagoas pode proporcionar, quando as condições ambientais são favoráveis, um rápido crescimento de organismos fitoplanctônicos na água. Recentemente, o complexo lagunar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, apresentou uma dessas florações, com a presença de grandes quantidades de cianobactérias. Dentre as espécies encontradas, algumas eram produtoras de potente toxina, o que trouxe riscos à saúde da população. O conjunto de substâncias presentes na água, cujo aumento de concentração favorece o rápido crescimento de cianobactérias, é: 
(A) sais minerais (B) metais pesados (C) matéria orgânica (D) óxidos de enxofre

Resposta: A

Não entendi porque não pode ser a alternativa C e qual a justificativa para a A.


Última edição por _giuia em Seg 22 Ago 2022, 10:23, editado 1 vez(es)

_giuia
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/08/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Eutrofização e Cianobactérias

Mensagem por Alien supremo Sáb 20 Ago 2022, 19:17

As cianobactérias, apesar de serem bactérias pertencentes ao Reino Monera, realizam fotossíntese a fim de obter matéria orgânica. Sabe-se que para a ocorrência desse processo, é necessário a presença de matéria inorgânica, como os sais minerais representados na letra A. Assim, esses seres utilizam matéria inorgânica para a produção de matéria orgânica.

A letra B está incorreta, pois metais pesados só ocasionam problemas ambientais por serem tóxicos para a maioria dos organismos, ocasionando magnificação trófica em cadeias alimentares e bioacumulação em seres vivos

A letra C está incorreta, pois o enunciado está se referindo ao fator essencial que ocasiona o crescimento das cianobactérias: os sais minerais. A matéria orgânica é responsável pelo crescimento de bactérias em geral principalmente as não fotossintetizantes, uma vez que irão utilizar esse substrato para sua respiração aeróbica.

A letra D está incorreta, pois o óxido de enxofre também ocasiona problemas ambientais, como a chuva ácida, além de ser um metabólico de alguns organismos bacterianos
Alien supremo
Alien supremo
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 20/08/2022
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

_giuia e Walter White gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos