PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eutrofização

3 participantes

Ir para baixo

Eutrofização  Empty Eutrofização

Mensagem por icaro256 Sex 08 Nov 2019, 20:13

O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partículas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais. CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentes de uma fazenda de cultivo de camarão marinho. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006 (adaptado). 
Suponha que tenha sido construída uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que
A a atividade microbiana se torne responsável pela reciclagem do fósforo orgânico excedente no ambiente marinho. 
B a relativa instabilidade das condições marinhas torne as alterações de fatores físico-químicos pouco críticas à vida no mar.
C a amônia excedente seja convertida em nitrito, por meio do processo de nitrificação, e em nitrato, formado como produto intermediário desse processo. 
D os efluentes promovam o crescimento excessivo de plantas aquáticas devido à alta diversidade de espécies vegetais permanentes no manguezal.
E o impedimento da penetração da luz pelas partículas em suspensão venha a comprometer a produtividade primária do ambiente marinho, que resulta da atividade metabólica do fitoplâncton.
GAB E
Dúvida: Quando há eutrofização não ocorre multiplicação do fitoplâncton? Então por que o número deles seria reduzido, nesse caso? 
Por que o item A é incorreto??

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização  Empty Re: Eutrofização

Mensagem por gabrielpieri8 Dom 01 Dez 2019, 15:31

Olá icaro256, realmente a multiplicação do fitoplâncton ocorre. No entanto, o aumento da turbidez da água e o consequente bloqueio da entrada de luz solar pela proliferação excessiva de algas flutuantes provoca a multiplicação de organismos aeróbicos que consomem todo o oxigênio da água, até que restem apenas organismos anaeróbicos no corpo d'água. 
O item A é incorreto pois a atividade microbiana consome o fosfato da água até que esse se esgote, já que ele atua como agente limitante no crescimento dos organismos aeróbios. Confira a explicação retirada do livro Biologia de Campbell:
Para controlar a eutrofização, os cientistas precisam saber qual é o nutriente responsável. Enquanto o nitrogênio raramente limita a produção primária nos lagos, experimentos nesses ambientes mostraram que a disponibilidade de fósforo limita o crescimento de cianobactérias. Essa e outras pesquisas ecológicas levaram ao emprego de detergentes livres de fosfato e outras mudanças na qualidade da água.


Espero ter ajudado. Bons estudos!
gabrielpieri8
gabrielpieri8
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 28/12/2018
Idade : 24
Localização : Monte Carlo, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização  Empty Re: Eutrofização

Mensagem por Ceruko Qui 05 Nov 2020, 11:38

Por que não poderia ser a letra D? Essa matéria orgânica não irá promover esse crescimento excessivo?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização  Empty Re: Eutrofização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos