PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Numero de oxidação (Nox)

3 participantes

Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por nathanvasoncelos958 Sex 14 Jan 2022, 16:35

(Vunesp)Indique, dentre as substâncias apresentadas, a que contém nitrogênio com número de oxidação mais elevado.
 a) N2 b) NaN3 c) N2O3 d) NH4Cl e) HNO3
como saberia o nox do cloro da letra d?
 Obs : sei fazer o calculo, apenas estou confuso quanto como iria descobrir o nox do cloro, perceba que o nitrogênio é mais eletronegativo que ele, não daria para eu supor -1 
 Agradeço a ajuda.
 Gabarito : letra E( desculpe esqueci...)


Última edição por nathanvasoncelos958 em Sex 14 Jan 2022, 17:02, editado 1 vez(es)
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Re: Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por Rory Gilmore Sex 14 Jan 2022, 16:41

Conhecendo que o NH4Cl é um sal (cloreto de amônio) formado pelo cátion amônio e pelo ânion cloreto. Pelas respectivas fórmulas dos íons [NH4]+ e [Cl]- conseguimos inferir que o NOX do Cl na substância é - 1.

Por favor, disponha o gabarito da questão sempre que tiver.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Re: Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por nathanvasoncelos958 Sáb 15 Jan 2022, 12:32

Desculpe a demora para resposta. Obrigado!!
Sou meio novo no estudo da química, mal sei o que é um sal...
To seguindo lineramente no feltre . Naturalmente eu irei aprender, mas eu ainda fico com dúvida...
Terei que gravar as cargas das substâncias ? Para mim não faz sentido esse cloro ter -1 de nox a não ser pela sua explicação dele ser um anion e possuir carga Real de -1...
Com conhecimento que tenho entendi que apenas havias ligações covalentes entre os átomos. E por isso seria estranho o cloro ter -1 de nox já que o N é  + eletronegativo 
Eu fiz uma estrutura meio zuada para o NH4Cl Acabei me enganando na montagem da estrutura também..
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Re: Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por gusborgs Sáb 15 Jan 2022, 13:40

Fala Nathan, vou te explicar o que é NOx de maneira didática
Você já sabe a tabela de eletronegatividade né?
Então vamos lá
PS: Desconsidere a angulação da molécula de água

H --- O --- H

Perceba que o oxigênio tem uma eletronegatividade maior que a do hidrogênio, assim, quando ligados, o oxigênio "puxa" o elétron do hidrogênio para si, ficando com uma carga parcial de 1 elétron = -1.
Assim, para cada hidrogênio ligado, o oxigênio ganha uma carga parcial de (-1), que seria o NOx
Como o hidrogênio meio que perde esse elétron, por se aproximar muito do Oxigênio, ele fica com uma carga parcial de +1
Assim, o NOx do oxigênio fica (-1) para cada hidrogênio, ou seja, (-2) e a do hidrogênio fica +1 em cada
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Re: Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por nathanvasoncelos958 Sáb 15 Jan 2022, 14:01

Opa Gusborgs, agradeço a explicação e o tempo amigo!
Mas minha dúvida não está nessa parte e sim no NH4Cl.
Perceba que o nitrogênio é mais eletronegativo que o cloro, ele pede o nox do nitrogênio na questão ( eu atribui "x"ao nitrogênio, coloquei o valor do do nox do hidrogênio(+1) , mas na hora de colocar o valor do número de oxidação do cloro naquela molécula , para então igualar a zero, eu agarrei. Isso porque não faz sentido o cloro ter -1 de nox , naquela molecula, se ele não é o mais eletronegativo. A explicação do rory me elucidou, porém caso eu não tivesse o conhecimento prévio da formação daquela molécula como sendo a junção entre cation amônio(+1) e anion cloreto(-1),  como eu iria saber o nox do cloro ?)
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Re: Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por gusborgs Sáb 15 Jan 2022, 15:40

Fala Nathan. De fato, o NH4Cl exige uma análise mais detalhada
Vamos começar no NH3. Ele é uma base de BL, logo recebe um H+
O H+ nada mais é que um Proton sem nenhum elétron solto no espaço. O NH3 é uma molécula estável que apresenta 2 eletrons livres.
Para que o H+ se estabilize, o NH3 faz uma ligação cavalete dativa com ele, ou seja, "doa" eletrons. Assim, o N do NH3 adquire uma carga positiva, pois dos 2 eletrons que ela compartilha, um serve para estabilizar o H+.
Assim, como o N fica com uma carga positiva, ele se torna um ácido de BL (Conjugado do NH3). E se apropria do eletron do Cl- para se estabilizar. Por formar uma ligação iônica com o Cl-, considera-se como NOx a carga parcial dos ions dissociados.
Utilizando equações químicas, temos:
HCl ----> H+ + Cl-
NH3 + H+ ---> NH4+
NH4+ + Cl- ---> NH4Cl
Creio que seja isso, abraços.
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de oxidação (Nox) Empty Re: Numero de oxidação (Nox)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos