(PAS 3 2013 UNB) Entalpia e reação
2 participantes
Página 1 de 1
(PAS 3 2013 UNB) Entalpia e reação
Além de ser uma fonte de energia, o metano é muito empregado como matéria-prima na indústria química. Como exemplo, o H2(g) é utilizado na síntese da amônia e é gerado a partir do CH4(g), conforme reação I apresentada abaixo. O equilíbrio químico da reação II, apresentada abaixo, costuma ser deslocado na direção dos produtos usando-se o artifício de remover a amônia à medida que ela é formada. Isso é feito por meio da lavagem do sistema com água.
Julgue o item:
A reação de formação de NH3(g) a partir do H2(g) e do N2(g) é exotérmica.
Não consigo entender como essa reação não seria exotérmica, calculando a entalpia pelas energias de ligação ela sempre fica negativa. Esse gabarito é apenas o preliminar, não consegui achar o definitivo na internet. Alguém pode me ajudar?
Meus cálculos foram:
(436 x 3) + 944 - (388 x 6) = -76. Variação de entalpia negativa, logo a reação é exotérmica.
Julgue o item:
A reação de formação de NH3(g) a partir do H2(g) e do N2(g) é exotérmica.
- GABARITO:
- Errado
Não consigo entender como essa reação não seria exotérmica, calculando a entalpia pelas energias de ligação ela sempre fica negativa. Esse gabarito é apenas o preliminar, não consegui achar o definitivo na internet. Alguém pode me ajudar?
Meus cálculos foram:
(436 x 3) + 944 - (388 x 6) = -76. Variação de entalpia negativa, logo a reação é exotérmica.
Danielribeiroxy- Iniciante
Re: (PAS 3 2013 UNB) Entalpia e reação
Olá;
Você está certíssimo, o gabarito de fato está errado. A reação da amônia é uma reação de equilíbrio químico altamente exotérmica no sentido direto (direção de produção de amoníaco).
Você está certíssimo, o gabarito de fato está errado. A reação da amônia é uma reação de equilíbrio químico altamente exotérmica no sentido direto (direção de produção de amoníaco).
Danielribeiroxy gosta desta mensagem
Re: (PAS 3 2013 UNB) Entalpia e reação
Entendi, muito obrigado! Foi de grande ajuda.
Danielribeiroxy- Iniciante
qedpetrich gosta desta mensagem