Unicamp- Concentração- Custo/Benefício.
3 participantes
Página 1 de 1
Unicamp- Concentração- Custo/Benefício.
É comum encontrarmos, nos supermercados, produtos semelhantes em suas finalidades, porém em
quantidades, concentrações de ingredientes e preços bem variados. Imagine três produtos com
propriedades desinfetantes, com o mesmo princípio ativo. Os produtos têm as seguintes características:
Produto A: 0,45% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 1 L, valor R$ 11,90;
Produto B: 0,17% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 0,5 L, valor R$ 2,49;
Produto C: 0,33% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 2 L, valor R$ 5,19.
Os produtos que oferecem a melhor relação custo/benefício seriam, em ordem crescente,
a) A, B, C.
b) C, A, B.
c) C, B, A.
d) B, C, A.
quantidades, concentrações de ingredientes e preços bem variados. Imagine três produtos com
propriedades desinfetantes, com o mesmo princípio ativo. Os produtos têm as seguintes características:
Produto A: 0,45% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 1 L, valor R$ 11,90;
Produto B: 0,17% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 0,5 L, valor R$ 2,49;
Produto C: 0,33% (massa/massa) do princípio ativo, conteúdo de 2 L, valor R$ 5,19.
Os produtos que oferecem a melhor relação custo/benefício seriam, em ordem crescente,
a) A, B, C.
b) C, A, B.
c) C, B, A.
d) B, C, A.
- Gabarito:
- Letra B.
- Dúvida:
Se o comando da questão pede a ordem crescente da "melhor relação custo/benefício", então teríamos na frente o "pior" custo/benefício em primeiro, e assim por diante, tendo como sequência: B,A,C.
O enunciado realmente tem algum problema, haja vista que não tem alternativa com B,A,C, ou eu estou interpretando mal?
Ceruko- Estrela Dourada
Re: Unicamp- Concentração- Custo/Benefício.
Cara, eu tive a mesma dúvida quando estava resolvendo essa questão.
Mas eu penso o seguinte: o melhor custo benefício é o produto que, para um mesmo benefício, tem o menor custo. Ou seja, é a menor fração.
Se você for comprar algo em uma loja, é preferível comprar o produto com o menor custo/benefício.
Mas é muito comum de se ouvir dizer melhor custo /benefício como sinônimo de maior custo/benefício. O que não faz sentido, porque você vai estar pagando o maior valor pelo benefício.
Eu acho que é um erro consagrado pelo uso. É tipo ouvir alguém pedindo pra "aumentar o ar" querendo que se abaixe a temperatura.
Mas eu penso o seguinte: o melhor custo benefício é o produto que, para um mesmo benefício, tem o menor custo. Ou seja, é a menor fração.
Se você for comprar algo em uma loja, é preferível comprar o produto com o menor custo/benefício.
Mas é muito comum de se ouvir dizer melhor custo /benefício como sinônimo de maior custo/benefício. O que não faz sentido, porque você vai estar pagando o maior valor pelo benefício.
Eu acho que é um erro consagrado pelo uso. É tipo ouvir alguém pedindo pra "aumentar o ar" querendo que se abaixe a temperatura.
marcosprb- Mestre Jedi
Ceruko gosta desta mensagem
oii fiz essa questão, na vdd ele quer a ordem crescente dos valores e nao do custo beneficio... afinal custo beneficio é uma relaçao monetária... é um valor
Gemma Galgani- Jedi
Ceruko gosta desta mensagem
Esse termo é confuso mesmo kkkkk.
Obrigado, colegas.
Obrigado, colegas.
Ceruko- Estrela Dourada