PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar história de maneira eficiente ?

4 participantes

Ir para baixo

Como estudar história de maneira eficiente ? Empty Como estudar história de maneira eficiente ?

Mensagem por Jvictors021 Sáb 30 Out 2021, 01:50

Bom pessoal, estudei para espcex por 1 ano e meio e acabei por não conseguir minha aprovação, entretanto, tentarei novas vezes... uma das coisas que me barraram esse ano foi a matéria de História,pelo fato de vir um nível mais e elevado e também  pelo fato de eu não saber como estuda-la de maneira eficiente...

Com as exatas como todos sabemos, vê-se a teoria e com os exercícios aperfeisoamos os nossos conhecimentos. Mas no que tange a humanas fico na dúvida, se devo estudar um livro do zero (Usei apenas para consulta o do Claudio Vicentino esse ano) ou ir fazendo listas e mais listas de exercícios, visto que ja vi a teoria de todas as matérias, mas na prova vi varios pontos que mesmo estudado o assunto não fazia ideia da resposta... qual a melhor forma de tapar esses buracos ??

Abraços, fico no aguardo das respostas
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar história de maneira eficiente ? Empty Re: Como estudar história de maneira eficiente ?

Mensagem por qedpetrich Sáb 30 Out 2021, 02:04

Olá Jvictors;

Acho que o melhor jeito de estudar as humanidades é por meio de livros didáticos. Estudei História pela coleção do Gilberto Cotrim chamada "História Global". Existem dois formatos dessa coleção, um em volume único e outro dividido em três livros. Ambos são excelentes. A grande questão dessas disciplinas não é decorar fatos históricos, mas sim desenvolver um pensamento crítico. De nada adianta lembrar da Revolução Francesa, suas datas e marcos, sem entender o propósito daquilo. O que ajuda também a compreender os períodos, é estudar simultaneamente Filosofia. O mesmo autor desenvolveu um livro chamado "Filosofar". Nesse livro, há uma seção "Filosofia na história". O propósito é entender o pensamento vigente naquela determinada sociedade, por exemplo, o pensamento pré-socrático, ou então, o pensamento cristão, e assim por diante. É bem curto, portanto recomendo muito fazer a associação destes dois livros simultaneamente!

Lembre-se: é importante estudar datas, números e nomes. Mas para além disso, o que mais vale é compreender os resultados destes processos.

Ah e pense que estudar Filosofia não é perder tempo, visto que a maioria dos vestibulares, principalmente os militares procuram como tese dissertativa-argumentativa em suas redações temas com caráter filosófico, ou seja, você só tem a ganhar repertório sociocultural.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2491
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar história de maneira eficiente ? Empty Re: Como estudar história de maneira eficiente ?

Mensagem por Carolina Lisboa Lopes Ter 23 Nov 2021, 12:07

História é que nem Português é ler e ler cada vez mais . OK?

Carolina Lisboa Lopes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 104
Data de inscrição : 08/11/2021
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar história de maneira eficiente ? Empty Re: Como estudar história de maneira eficiente ?

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 24 Nov 2021, 23:54

Rapaz...aí está uma pergunta onde posso lhe ajudar bastante!
Como estudar história de maneira eficiente ? 52151503_1035572769963069_4048089474859532288_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-5&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeHbP4Xvq2VKgTurKUq8ZvRl1D3Y4qFRAm_UPdjioVECb1wk02G5EXQ18Ajjh6lJMwmuC0vTB9yzPGFnV446QF6j&_nc_ohc=9ur0V2L6m4EAX_T2Y1z&tn=K7uQ9wKjKrsmixqS&_nc_ht=scontent.fgig4-1
Eu já fiz várias vezes a prova da Espcex e da ESA (cuja História e Geografia são ainda mais difíceis). Eu não só fiz como já gabaritei várias vezes História em ambas. Eu não só consegui acertar as 12,como também eu percebi o erro da primeira questão de História da prova da Espcex de 2020. Fui eu quem mandei o recurso e consegui anular a questão. A prova tinha perguntado qual foi a última batalha que Napoleão lutou,só que eles davam a resposta na pergunta e a alternativa correta era errada,porque não tinha resposta,já que eles já tinham dado.
Tá. Eu escrevi isso só para te dar segurança no que eu estou falando. É o seguinte: A Espcex e a ESA em Humanas te faz você ficar em dúvida entre duas alternativas. Eles tentam escrever algo na alternativa errada que você lembra sobre o assunto ou não lembra. Ou eles põem alternativas perigosas,que se você fizer por eliminação e for inseguro, você vai largar a certa e marcar a errada,até porque nas de verdadeiro ou falso, eles dão a resposta com alternativas em duplas.
Eu vou te dar exemplos:
Em 1985, a inflação brasileira chegou a 235% ao ano. Para corrigir essa situação, o governo Sarney anunciou, em fevereiro do ano seguinte, um plano de estabilização econômica, conhecido como Plano Cruzado. Observe as afirmativas abaixo.
 I - Instituição da moeda chamada Real;
 II - Congelamento de preços:
 III - “Gatilho” salarial, determinado que os salários seriam reajustados sempre que a inflação chegasse a 20% ao mês;
 IV - Substituição da moeda corrente no país o cruzeiro, pelo cruzeiro novo; 
 V - Introdução da Unidade Real de Valor (URV) 
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão relacionadas ao plano econômico:
a)I e II
b)I e V
c)II e III
d)III e IV
e)IV e V
Antes de tudo,eu tenho que te falar que uma estratégia de prova de Humanas na Espcex é você eliminar alternativas. Perceba que o texto foi gente boa contigo. Ele fala que o país está assolado por uma inflação de 235% . O normal é ela ficar a menos de 7%. Então é necessário fazer algo para controlar isso. Caso você viu isso durante seus estudos,você saberá. Caso contrário,uma forma de impedir a inflação é congelar os preços (caso contrário,eles não param de subir e a população não consegue comprar e passa fome) e ajustar os salários. Só aqui,você tem duas alternativas no bolso.
Agora olha como a prova da Espcex é diabólica: Criação do Real e criação da Unidade Real de Valor. Cara...essa questão eliminou muita gente em 2019. Unidade real de valor e real são a mesma coisa. E realmente aconteceram. Só que...isso não foi em 1985,mas sim, em 1994! A resposta certa é letra C:2 e 3. Perceba que você conseguiria matar essa questão caso você estude História por linha do tempo. A linha do tempo te deixa bem claro os planos (Cruzado,Real) e que data aconteceu. Além disso,a Espcex gosta muito de datas. Na prova de 2015,a Espcex perguntou o nome de uma Batalha importante que a FEB participou na Segunda Guerra Mundial. E..foi em 1945. E foi a Batalha de Montese.
OutraComo estudar história de maneira eficiente ? Maxresdefault
Essa questão,como quase todas da Espcex tem uma pegadinha.
O assunto é Inglaterra e Portugal,e rapidamente,você poderia eliminar Madrid e Paris,porque são as capitais da Espanha e da França,respectivamente,rivais inglesas. No entanto,sobrariam 3 questões para você tentar marcar. E aqui,você precisa saber as entrelinhas dos tratados. A resposta é Methuen,que é outro nome para o Tratado de Panos e vinhos.


Última edição por Pedro Celso Silva em Qui 25 Nov 2021, 00:03, editado 1 vez(es)

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar história de maneira eficiente ? Empty Re: Como estudar história de maneira eficiente ?

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 25 Nov 2021, 00:02

Se eu posso te fazer uma recomendação,compra o livro do Almanaque Abril Cultural (qualquer ano). Infelizmente a série acabou em 2016 É esse daqui:
Como estudar história de maneira eficiente ? Almanaque_Abril_2012
Esse livro tem toda a História,geral ou brasileira em 24 páginas. Bem resumida,bem direto ao ponto sem deixar nada de importante de lado. Tem duas páginas com o resumo dos governos dos presidentes da República desde Marechal Deodoro da Fonseca até Dilma Vana Roussef. Tem Geografia também. Tem panoramas sobre todos os países do mundo. Bandeiras,capitais,economias. Tem as notícias do ano,tem ciência, tem tecnologia,tem relevo. Esse livro me fez ficar fortíssimo em Humanas quando o descobri em 2009.
Ele tem as linhas do tempo já prontas desde 1500 (História do Brasil) e desde antes de cristo (história do mundo) até o ano 2002. Bom também para quem quer Fuvest e Unicamp. E se você quiser entender mais sobre as questões da Espcex,eu tenho um canal no Youtube onde eu explico as questões da Espcex. Como funciona,como que resolve,bizu. Eu ando meio ocupado,mas eu consegui fazer toda a prova de Geografia de 2011.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLgLLvM9CirIGyUY0ifswyn3q6r4pN2ioD

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Fibonacci13 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar história de maneira eficiente ? Empty Re: Como estudar história de maneira eficiente ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos