PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar geografia de forma eficiente?

3 participantes

Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Como estudar geografia de forma eficiente?

Mensagem por rumble01 Dom 30 Jun 2019, 13:57

Boa tarde, gostaria de saber quais são seus métodos de estudo para geografia? E quanto tempo vocês levam em média para estudar determinado assunto? São muitos nomes e informações para guardar... eu faço meu resumo no caderno, mas por conta da imensidão de informações, acho que não está sendo tão eficiente. No meu caso, levo quase metade do dia para estudar determinado tópico, isso é normal?

Obrigada desde já

rumble01
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/01/2017
Idade : 26
Localização : Pirassununga-Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Re: Como estudar geografia de forma eficiente?

Mensagem por rtachinardi Dom 07 Jul 2019, 00:20

Oi! Estudo geografia pelo poliedro pra vestibular e pelo bernoulli pras provas do colégio. Para mim geografia também é uma das minhas matérias mais demoradas por tópico, especialmente geografia física e projeções cartográficas. Mesmo assim, eu e dois amigos que estudam do mesmo jeito temos o costume de gabaritar a parte geografia dos simulados, então acho que nosso método pode te ajudar.

Você vai ter que responder questões dissertativas de geografia? Se não, eu não escreveria tanto não... Pra mim funciona muito mais ler com muita atenção a teoria e fazer uns 100 exercícios por tópico (acaba dando uns 120min de ex e 80min de teoria por capítulo pra mim). Revisões em humanas também são uma constante pra mim: se eu leio algo e não me lembro muito bem vou atrás de um resumo do stoodi ou página da wikipedia sobre o assunto e paro pra revisar; isso acaba levando de 5 a 20min pq as vezes uma dúvida leva a outra. Outra coisa que eu acho útil é usar algum vídeo de geografia (e humanas no geral) como podcast quando eu tô arrumando a casa ou no trânsito, isso ajuda a relembrar a matéria. Se tiver dissertativa pra ti, eu seguiria o esquema de um dos amigos que eu mencionei: além do que eu já disse, ele discute com professores e quem se interessar pelo assunto os conceitos e dedica um bom tempo em questões de provas antigas - isso ajuda a articular melhor as respostas.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Re: Como estudar geografia de forma eficiente?

Mensagem por rumble01 Dom 07 Jul 2019, 12:49

Oii! Então, serão questões de assinalar, mas são bem chatinhas; vou fazer isso, não escrever muito, só algumas palavras chaves pra não deixar passar coisas importantes e procurar fazer mais exercícios. Muuuito obrigada!!

rumble01
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 27/01/2017
Idade : 26
Localização : Pirassununga-Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Re: Como estudar geografia de forma eficiente?

Mensagem por rtachinardi Dom 07 Jul 2019, 13:05

Disponha! Boa sorte nos estudos.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Sou suspeito para falar

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 18 Jul 2019, 19:33

Acho que muita gente me conhece aqui no fórum. Vou ser bem sincero. Eu tinha 3 anos de idade quando minha mãe estava perguntando as capitais do Brasil para minha irmã. Ela não sabia uma. Minha mãe disse que eu tirei a chupeta da boca e respondi Cugitiba (Curitiba). Minha mãe ficou surpresa. Em 2005,minha mãe chegou ao meu quarto com um mapa-mundi político do ano de 2005 e eu fiquei vidrado naquilo. Ficava olhando aquilo sempre. Achava bonito. Minha mãe me deu um GeoAtlas de 2004 da Maria Elena Samielli. Eu ficava vendo. Eu achava engraçado e legal ficar vendo os mapas políticos e temáticos. Acabei memorizando. Quando eu cheguei no Ensino Fundamental,Médio,Geografia,História e Humanas eram só 9,8 e 10,0. Nos concursos que eu fiz,eu também gabaritava ou ia muito bem em ambas.
Também,o que me inspirava e até ajudava os outros era que os alunos e alunas da minha turma faziam questão de estudar comigo na véspera das provas. Ou nos 15 minutos antes da prova. Eu resumia (nesses 15 minutos) ou explicava a matéria. Para mim era diversão,uma simples brincadeira de criança. Sem saber,eu estava fazendo uma grande tática para muitas provas discursivas. Onde você precisa ser objetivo,mas resumir e dar o que se pede (que era o que os alunos me faziam). Admito,eu tenho memória boa e consigo memorizar facilmente. Geografia e História são matérias onde a leitura e memorização é essencial. E dependendo da prova que você for fazer,você precisa ter a informação e desenvolvê-la. Ou então saber o contexto. Não é que nem Exatas,onde você sabe a teoria e sabe a prática e pouco foge-se disto. É (ou sabe ou não sabe).
Confesso que meus colegas sempre me falaram para eu fazer algo relacionado à. Em 2015,começou a Olimpíada Brasileira de Geografia(OBG). Eu fiz a prova. De 60 questões,eu acertei 55. Ganhei medalha de ouro. Pena que a Olimpíada não era acessorada e nem ganhei certificado e nem medalha. No ano seguinte,fiz a Olimpíada,agora em duas fases. A primeira com 50 questões,classificatória e a segunda com 60. Me classifiquei como primeiro da minha escolha com 45/50. A segunda fase,eu gabaritei e ganhei ouro novamente. Pena que em 2017,meu professor não nos inscreveu e perdemos a chance de ganhar as estaduais e formar a equipe olímpica que representaria o Brasil na iGeo (mundial de Geografia). E ganhar medalha,já que a UNICAMP permitiu isso (o financiamento à olimpíada). Humildemente,vi questões da iGeo e conseguiria acertar (é papo dele te mostrar a foto de uma usina e perguntar se ela é eólica...fotovoltaica e trabalho de campo). Estourei o limite de idade e infelizmente não posso fazer mais (desde 2017)
Eu também gosto dos detalhes. Você precisa ler bastante. Se informar,se atualizar. A História parece um grande redemoinho. Isso porque,parece que não existe nada novo. Parece um passado repetido em abordagens diferentes. Exemplo:vivemos em globalização desde 1991. Isso é novo? Não, tínhamos globalização nas Grandes Navegações. Geografia você precisa ler e memorizar,e guardar a informação. Atualizar-se,enquanto história, guarde a informação. Dou dicas. Pesquisa no Google (studygram de Geografia) ou resumo e fica lendo. Instagram tem muito. Mapas mentais. E coloque ao alcance da vista. Assim,você acaba memorizando o que está querendo ler. Temos bons materiais na Wikipedia em ingles sobre atualidades.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Re: Como estudar geografia de forma eficiente?

Mensagem por rtachinardi Qui 18 Jul 2019, 20:52

Caramba Pedro, já vi ótimas resoluções suas na seção de humanas e agora entendo parte do porquê, história muito massa a tua! Ahh, e a Wikipédia BR também tem muito conteúdo bom. Além disso, agora existe uma Olimpíada de História do Brasil, eu já fiz e contribuiu muito pro meu aprendizado, recomendo pra quem estiver de passagem pelo thread aqui.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar geografia de forma eficiente? Empty Re: Como estudar geografia de forma eficiente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos