PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

+2
a.n.n
marcosprb
6 participantes

Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por marcosprb Dom 17 maio 2020, 04:47

Eu assisto às aulas do história online, mas sinto que esqueço os conteúdos de de história maneira muito rápida. Estou buscando algum material para ler e complementar as aulas.
Pelo que vi, as apostilas do bernoulli são mais focadas no Enem, enquanto que as apostilas do Poliedro são mais aprofundadas (talvez até demais)
Eu preciso tirar pelo menos 70 na primeira fase da Fuvest. Na unicamp, o ideal seria 72 ou mais.
Alguém tem alguma dica ?
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por a.n.n Dom 17 maio 2020, 16:52

Boa tarde. 
No ensino médio uma coisa que fez total diferença pra mim foi anotar tudo que o prof. dizia, depois relia as anotações, fazia questões e complementava as anotações com dúvidas das questões, sempre usei as apostilas do Objetivo, você acha facilmente em PDF na internet. 
Sei que é uma dica bem simples, mas é a única coisa que fiz. 
Caso esteja procurando um livro didático de história, recomendo o História geral Editora saraiva volume único, o meu prof. usava ele às vezes na aula.
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por marcosprb Dom 17 maio 2020, 21:40

Opa
Bem, como eu ja terminei o EM, já não posso fazer isso kkkk
Vou dar uma olhada nas apostilas do objetivo
A propósito, você estuda na USP ou Unicamp ?
Valeu!
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por a.n.n Seg 18 maio 2020, 09:19

marcosprb escreveu:Opa
Bem, como eu ja terminei o EM, já não posso fazer isso kkkk
Vou dar uma olhada nas apostilas do objetivo
A propósito, você estuda na USP ou Unicamp ?
Valeu!
Na verdade estudo na UNESP, mas na época de vestibular prestei para ambas (ficava muito longe p/mim).
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por thomasfrazier Qui 02 Jul 2020, 22:34

Meu caro, uma coisa que funciona muito comigo é construir uma linha temporal na minha cabeça tanto da história do brasil quanto da história geral ( que muita das vezes tem uma relação MUITO profunda em diversos períodos ). Fazendo essa linha seu raciocínio já se torna muito mais fluido na matéria, você sente que consegue associar e puxar da memória mais facilmente. Porém, existem coisas que realmente você só vai decorar praticando e revisando, como nomes e datas chaves, nesse momento você lança mão de exercícios e métodos de revisão espaçada. 

Em relação a geografia depende das áreas, climatologia e geografia física é decoreba puro, algumas coisas de clima até dá para estipular uma lógica, mas eu acho mais seguro decorar mesmo. Novamente, use e abuse dos exercícios e revisão espaçada.
Agora filosofia e sociologia, eu faço as provas da fuvest, unesp e ENEM e em nenhuma dessas é cobrado um conhecimento muito específico dessas matérias, se você for bom em interpretação dá para matar praticamente 95% dessas questões. Mas, por garantia pegue tópicos chaves dessa matéria por alto, como platão/sócrates, santo agostinho, Kant, alguns contratualistas. Só de você saber por alto o que eles "falavam" já te ajuda. Essa é minha visão é claro. Na minha opinião vale mais a pena você investir seu tempo nas outras áreas.


Última edição por thomasfrazier em Qui 02 Jul 2020, 22:54, editado 2 vez(es)
thomasfrazier
thomasfrazier
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 01/07/2020

CogitoErgoGre gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por at.salles Qui 02 Jul 2020, 22:46

marcosprb escreveu:Eu assisto às aulas do história online, mas sinto que esqueço os conteúdos de de história maneira muito rápida. Estou buscando algum material para ler e complementar as aulas.
Pelo que vi, as apostilas do bernoulli são mais focadas no Enem, enquanto que as apostilas do Poliedro são mais aprofundadas (talvez até demais)
Eu preciso tirar pelo menos 70 na primeira fase da Fuvest. Na unicamp, o ideal seria 72 ou mais.
Alguém tem alguma dica ?

Meu caro como um recente vestibulando, acredito q posso te ajudar bem.

Nunca tive essa sensação com humanas em geral, porém meus professores sempre foram bons e tratavam os assuntos pelas questões. É relativamente raso mas resolve. 

Pelo q eu percebi as questões tem sempre um conceito disfarçado com textos ou charges. Portanto se vc aprender a interpretar as charges uma boa porcentagem das questões , historia e geografia política estão resolvidas. 

Eu sugiro duas coisas: leia bastante, as provas da unicamp são monstruosamente densas e tomei um choque quando vi a primeira vez, a leitura vai te dar agilidade e compreensão. Depois foque sempre nas questões, faça o caminho inverso. Olhe as questões e aprenda a matéria por elas, vai ser mais dificil no começo, mas resolve. 

Nota: geografia fisica tem q decorar mesmo Sad

at.salles
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 03 Jul 2020, 21:52

Olha.
Eu sou muito bom em Humanas. Não estou sendo arrogante,e nem contando vitória. Já ganhei duas medalhas de ouro em Olimpíadas Brasileiras de Geografia e cheguei às semifinal na ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil). Coincidentemente, a OHNB é feita pela UNICAMP. Para que que eu estou falando isso? Tenho experiência.
Criei um canal no Youtube e direi tudo o que sei a ele. Estou precisando de conteúdo e farei Fuvest e UNICAMP caso me peça,e peço que acompanhe e compartilhe. Está aqui o canal: 
 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Pedrógrafo
Mas chega de papo furado. Questões de Humanas quase sempre saem por interpretação de texto+ eliminação. Procure também usar o seu conhecimento de mundo, sua experiência de vida,associações e analogias. Por exemplo,tirando questões muito específicas,as questões de Humanas se montam assim:
Texto
Pergunta
A)Está errada. Uma alternativa que não tem nada a ver com o texto.
B)Está errada. Uma alternativa que você marcará,caso super interpretar o texto. Ou seja,você achará que é verdade,caso você traga algo que está fora do texto, algum conhecimento que você trague de casa para a prova,dê uma viajada e achar que está certo. É "passou do ponto" da interpretação,caso compararmos a interpretação a um churrascão de domingo.
C)Está certa. Resposta certa. É essa daqui. Se fosse "um churrasco",está "no ponto".
D)Está errada. É aqui,que é a pegadinha. O vestibular coloca uma informação certa na alternativa,e você se confunde,achando que aqui está a resposta certa.
Maioria dos concursos pára por aqui. Por isso,que recomenda-se não pensar demais. Por isso,que você tem que "desligar o cérebro" e ler o texto de novo,ler a pergunta de novo,assinalando palavras-chave. Porque,se você pensar demais,você vai marcar a D.
E) (Caso tenha). Está errada. Essa daqui,você marcaria se interpretasse de menos ou nem interpretasse. Se fosse "um churrasco",a carne "estaria crua'',pouca ou nenhuma interpretação.
Conhecimento de mundo ajuda. Eu resolvi a prova da EsPCEx de Geografia de 2011 no canal,(curiosamente,uma prova de SP e de Campinas) e mostrei que às vezes, dá para matar a questão sem saber a matéria. Veja só: 
Essa questão aqui,pouco precisava saber sobre tectonismo,e saía se você soubesse aonde fica norte,oeste (ocidente),leste (oriente),sul,centro...pontos cardeais.
Essa daqui saía por "analogias",conhecimento de mundo.
É uma questão específica. Precisaria lembrar que a conferência de bretton woods foi a que criou o dólar como moeda oficial do comércio mundial em 1944. Pois bem,eu mostrei pelo enunciado,que dava para saber quem era a resposta. E mostrei de novo, porque Bretton Woods lembra Tiger Woods,que lembra Hollywood,que de fato, e é mesmo,algo estadunidense,americano,os assinantes do tratado,os intactos da Segunda Guerra e os maiores vencedores da Segunda Guerra,que até saíram como super potência do conflito.
Nesse daqui,eu mostro como funcionam as alternativas de Humanas na UERJ,que é parecido com sua prova.
E digo mais:dá para fazer analogias de História com a nossa família:
->Ninguém quer perder dinheiro.
->Ninguém quer perder poder.
->Todo mundo quer sair ganhando (até em tratados).
->Disputas geram brigas
->Brigas geram guerras.
->Todo mundo quer a melhor parte do bolo. (Entenda como quiser,continente africano ,área com matérias primas e afins)
->Guerras despertam revanchismo,ressentimento e sentimento de vingança.
->Punição demais gera descontentamento.
->Tem gente que adora brigar.
->Tem gente que acha que o mundo pertence a ela.
Eu posso te dar uma ajuda,porque tenho um material ótimo a respeito.
->

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ e CogitoErgoGre gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por _Arthur_ Sex 03 Jul 2020, 21:59

Pedro Celso Silva escreveu:Olha.
Eu sou muito bom em Humanas. Não estou sendo arrogante,e nem contando vitória. Já ganhei duas medalhas de ouro em Olimpíadas Brasileiras de Geografia e cheguei às semifinal na ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil). Coincidentemente, a OHNB é feita pela UNICAMP. Para que que eu estou falando isso? Tenho experiência.
Criei um canal no Youtube e direi tudo o que sei a ele. Estou precisando de conteúdo e farei Fuvest e UNICAMP caso me peça,e peço que acompanhe e compartilhe. Está aqui o canal: 
 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Pedrógrafo
Mas chega de papo furado. Questões de Humanas quase sempre saem por interpretação de texto+ eliminação. Procure também usar o seu conhecimento de mundo, sua experiência de vida,associações e analogias. Por exemplo,tirando questões muito específicas,as questões de Humanas se montam assim:
Texto
Pergunta
A)Está errada. Uma alternativa que não tem nada a ver com o texto.
B)Está errada. Uma alternativa que você marcará,caso super interpretar o texto. Ou seja,você achará que é verdade,caso você traga algo que está fora do texto, algum conhecimento que você trague de casa para a prova,dê uma viajada e achar que está certo. É "passou do ponto" da interpretação,caso compararmos a interpretação a um churrascão de domingo.
C)Está certa. Resposta certa. É essa daqui. Se fosse "um churrasco",está "no ponto".
D)Está errada. É aqui,que é a pegadinha. O vestibular coloca uma informação certa na alternativa,e você se confunde,achando que aqui está a resposta certa.
Maioria dos concursos pára por aqui. Por isso,que recomenda-se não pensar demais. Por isso,que você tem que "desligar o cérebro" e ler o texto de novo,ler a pergunta de novo,assinalando palavras-chave. Porque,se você pensar demais,você vai marcar a D.
E) (Caso tenha). Está errada. Essa daqui,você marcaria se interpretasse de menos ou nem interpretasse. Se fosse "um churrasco",a carne "estaria crua'',pouca ou nenhuma interpretação.
Conhecimento de mundo ajuda. Eu resolvi a prova da EsPCEx de Geografia de 2011 no canal,(curiosamente,uma prova de SP e de Campinas) e mostrei que às vezes, dá para matar a questão sem saber a matéria. Veja só: 
Essa questão aqui,pouco precisava saber sobre tectonismo,e saía se você soubesse aonde fica norte,oeste (ocidente),leste (oriente),sul,centro...pontos cardeais.
Essa daqui saía por "analogias",conhecimento de mundo.
É uma questão específica. Precisaria lembrar que a conferência de bretton woods foi a que criou o dólar como moeda oficial do comércio mundial em 1944. Pois bem,eu mostrei pelo enunciado,que dava para saber quem era a resposta. E mostrei de novo, porque Bretton Woods lembra Tiger Woods,que lembra Hollywood,que de fato, e é mesmo,algo estadunidense,americano,os assinantes do tratado,os intactos da Segunda Guerra e os maiores vencedores da Segunda Guerra,que até saíram como super potência do conflito.
Nesse daqui,eu mostro como funcionam as alternativas de Humanas na UERJ,que é parecido com sua prova.
E digo mais:dá para fazer analogias de História com a nossa família:
->Ninguém quer perder dinheiro.
->Ninguém quer perder poder.
->Todo mundo quer sair ganhando (até em tratados).
->Disputas geram brigas
->Brigas geram guerras.
->Todo mundo quer a melhor parte do bolo. (Entenda como quiser,continente africano ,área com matérias primas e afins)
->Guerras despertam revanchismo,ressentimento e sentimento de vingança.
->Punição demais gera descontentamento.
->Tem gente que adora brigar.
->Tem gente que acha que o mundo pertence a ela.
Eu posso te dar uma ajuda,porque tenho um material ótimo a respeito.
->
Por onde você estuda humanas? Com qual material você se preparava para essas olimpíadas?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 03 Jul 2020, 22:21

Eu já gostava muito e tinha facilidade,as matérias pareciam muito claras para mim. Muito claro que vegetação e clima se conversam,bem como relevo. Eu entendia com facilidade o que eu aprendia,lia nos livros e aulas de História e de Geografia. Assim, desde pequeno. Lembro que,quando criança,eu saia com minha mãe e levava junto um GeoAtlas da Maria Elena Simielli de 2004 (eu tinha 5 anos) adorava ficar vendo os mapas e as bandeiras. Minha mãe viu o meu apreço pela matéria e comprou para mim um Mapa Mundi numa banca de jornal e colou na parede do meu quarto e ficava horas admirando aquilo.
Não queria nem brincar ou jogar vídeo game,preferia ficar vendo aquilo. Além disso, ela comprou outro,mas era do Brasil,que foi para outra parede.Depois,Geografia em Mapas da Graça Maria Lemos Ferreira. E,eu fiquei mais inspirado ainda,quando descobri,que meu avô,sabia todas as capitais do mundo, Me viciei,e sei também,as 197 capitais do mundo. Desde então,eu fiquei excelente na matéria. Conversando com outros colegas,Geografia,assim como Química e Biologia são matérias aonde você precisa ter a informação (e memória) para ler tudo aquilo e guardar. Ou entender. Então,eu começarei a estruturar o canal para pessoas de Exatas. Quem é de Exatas talvez não tenha memória tão boa,mas conseguirá entender tudo por analogias e também por conhecimentos de vida (exemplo essa questão de Bretton Woods com Hollywood).
Honestamente? Eu nem estudei para as OBGs. Só cheguei lá e consegui acertar 45 questões de 50.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente Empty Re: Estudar humanas para fuvest de uma maneira eficiente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos