PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST - Recomendação de material para Humanas

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido FUVEST - Recomendação de material para Humanas

Mensagem por LucasCord Qui 23 Jun 2022, 01:38

Olá, pretendo realizar a prova da FUVEST neste ano, objetivando o curso Eng. de Computação.

Acredito que eu tenha escolhido uma boa coleção de livros para exatas (+ bio.) direcionada ao exame (Tópicos de Física; Matemática, Ciência e Aplicações 2010; Amabis vol. único; Feltre 2004)

Todavia, sinto-me meio receoso quanto à prova de Humanas. Não decidi ainda qual material utilizarei para embasamento - poderiam me ajudar nesse quesito, elucidando algumas perguntas?

O que vocês acham sobre a utilização de apostilas (Poliedro, Bernoulli, Anglo etc.)? Não assinarei um cursinho voltado ao exame, logo, estarei dependendo plenamente de minha motivação e do material que porventura venho a escolher. Fico, portanto, bastante preocupado se as apostilas utilizadas em cursinhos conseguirão suprir o que será demandado pela prova de humanas. Será melhor utilizar coleções seriadas ou livros vol. único, para cada matéria, ou é desnecessário, tendo em vista que não terei que me preocupar com tais conteúdos na 2a. fase?

Caso achem melhor a utilização de livros, como vocês avaliam a seguinte coleção, que tenho à disposição?

1. Gramática: Gramática Reflexiva - William Cereja

2. Geografia: Geografia Geral e do Brasil - Eustáquio de Sene (creio que essa seja a melhor escolha para Geografia em praticamente todos os vestibulares)

3. Literatura... ?

4. História... História Geral e do Brasil - Cláudio Vicentino


Última edição por LucasCord em Dom 17 Jul 2022, 00:34, editado 1 vez(es)

LucasCord
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST - Recomendação de material para Humanas

Mensagem por Giovana Martins Sáb 16 Jul 2022, 23:29

Você tem matemática nas provas específicas, né? Se sim, eu sugiro fortemente os volumes do Fundamentos da Matemática Elementar, popularmente conhecido como Iezzi ou simplesmente por FME, de funções, inequações e geometria plana. E claro, dê uma atenção ao conteúdo de números complexos, que vem sendo bastante explorado nas provas recentes.

Para humanas, as apostilas do Poliedro são bem boas, pois apresentam conteúdo denso e uma boa quantidade de questões. Eu as recomendaria também para português e literatura. A FUVEST não costuma cobrar gramática pura em suas provas, mas sim muita interpretação, coerência e coesão misturado com literatura.

Para literatura, se você tiver tempo, leia os livros, leia análises e saiba bem o contexto histórico no qual os livros foram escritos. Na primeira fase você não pode perder questões de bobeira, por exemplo, errar uma questão que compara um personagem de um livro com o de outro livro. O mesmo vale para a segunda fase. Bastante gente vai mal nessas duas matérias na segunda fase, o que acaba eliminando bons candidatos. 

Por mais que você tenha dito que não assinaria nenhum curso online, se você tiver a oportunidade, assine ao menos uma plataforma de questões, para suprir as lacunas que ficam mesmo após ler a teoria, afinal, um único material não consegue cobrir todo o conteúdo programático do edital da FUVEST, que é enorme.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7513
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

LucasCord gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST - Recomendação de material para Humanas

Mensagem por LucasCord Dom 17 Jul 2022, 02:12

Giovana Martins escreveu:
Você tem matemática nas provas específicas, né? Se sim, eu sugiro fortemente os volumes do Fundamentos da Matemática Elementar, popularmente conhecido como Iezzi ou simplesmente por FME, de funções, inequações e geometria plana. E claro, dê uma atenção ao conteúdo de números complexos, que vem sendo bastante explorado nas provas recentes.

Para humanas, as apostilas do Poliedro são bem boas, pois apresentam conteúdo denso e uma boa quantidade de questões. Eu as recomendaria também para português e literatura. A FUVEST não costuma cobrar gramática pura em suas provas, mas sim muita interpretação, coerência e coesão misturado com literatura.

Para literatura, se você tiver tempo, leia os livros, leia análises e saiba bem o contexto histórico no qual os livros foram escritos. Na primeira fase você não pode perder questões de bobeira, por exemplo, errar uma questão que compara um personagem de um livro com o de outro livro. O mesmo vale para a segunda fase. Bastante gente vai mal nessas duas matérias na segunda fase, o que acaba eliminando bons candidatos. 

Por mais que você tenha dito que não assinaria nenhum curso online, se você tiver a oportunidade, assine ao menos uma plataforma de questões, para suprir as lacunas que ficam mesmo após ler a teoria, afinal, um único material não consegue cobrir todo o conteúdo programático do edital da FUVEST, que é enorme.

Olá, Giovana, tudo bem?

Recentemente, acabei mudando de ideia e decidi que seria melhor reservar este ano para me preparar mais adequadamente - encerrando as lacunas nas áreas supracitadas - e realizar, portanto, o vestibular no próximo ano.

Pelo fato de ter Matemática e Física na 2a. fase, utilizarei coleções mais "parrudas", como Tópicos de Física e alguns volumes dos FME referentes a assuntos mais recorrentes, como você bem citou.

Sobre humanas, eu ainda estou meio receoso quanto a qual bibliografia adotar. Pesquisei bastante, aqui mesmo no fórum, sobre a experiência de pessoas que já utilizarem as apostilas de humanas do Poliedro (saliento, especificamente as apostilas de humanas), e pelo que pude constatar, em geral, não há boas avaliações. Contudo, concordo veementemente com sua asserção relativa à quantidade de exercícios das mesmas: é excelente. Independentemente das fontes teóricos que porventura veio a escolher, consultarei-os para fixar os conteúdos.

Aahh, esse conselho de Literatura foi excelente, vou dar mais atenção nessa parte presente e futuramente.

Por fim: havendo decidido somar mais um ano para os estudos, optarei por assinar uma plataforma de Redação e outra, particularmente, para questões, como recomendado. Creio que assim aumentarei significativamente minha chance de aprovação.

Muitoooo obrigadooo pelos valiosos conselhos! Smile

LucasCord
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST - Recomendação de material para Humanas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos