PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitose

2 participantes

Ir para baixo

Mitose Empty Mitose

Mensagem por LucasFreitas_31 Qua 27 Out 2021, 16:17

(Fuvest-SP) No processo de divisão celular por mitose, chamamos de célula-mãe aquela que entra em divisão e de células-filhas as que se formam como resultado do processo. Ao final da mitose de uma célula, têm-se:

a) duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada; 
b) duas células, uma delas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra célula com o material genético recém-sintetizado; 
c) três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas com metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada;
d) três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas contendo material genético recém-sintetizado;
e) quatro células, duas com material genético recém-sintetizado e duas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora. 

Gabarito:a

LucasFreitas_31
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Mitose Empty Re: Mitose

Mensagem por zkx Qua 27 Out 2021, 17:26

Olá Lucas,

O resultado final do processo mitótico depende diretamente de um estágio anterior à mitose: a interfase.

Nesse estágio, as células passam pela fase S, na qual ocorre duplicação do DNA da célula mãe. Essa duplicação é semiconservativa, acompanhe o porquê:

O DNA é uma fita dupla. Uma enzima denominada helicase abre essa fita, dividindo-a em duas.
Cada uma dessas fitas servirá de molde para a síntese de uma nova molécula de DNA correspondente. No final do processo, essa a fita molde se une com a fita recém sintetizada. Com isso, forma-se duas duplas hélices de DNA, cada uma com metade do material genético antigo, molde, e metade novo, recém sintetizado. 

Após a mitose e a origem das duas células filhas, cada célula será portadora de uma dessas moléculas de DNA,  com uma das fitas "antiga" e a outra fita sintetizada a partir da fita molde "antiga".

Com isso, obtém-se gabarito letra A.

Essa lógica da duplicação semiconservativa deve fazer parte de seu repertório biológico, considerando as provas de vestibular. É imprescindível que esteja decorado. 

Caso deseje compreender melhor o processo da duplicação semiconservativa, sugiro procurar um vídeo no youtube de animação da duplicação do DNA. Sem dúvida a assimilação visual ganha de lavada da análise descritiva que fiz aqui no post.

Caso tenha ficado alguma dúvida do processo de formação de duas células filhas e da segregação das cromátides na mitose, sugiro o mesmo: procure uma animação do processo mitótico e confirme que compreendeu a dinâmica da divisão celular.

zkx
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/01/2020

LucasFreitas_31 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Mitose
» Mitose
» Mitose
» Mitose
» mitose

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos