PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão enem 2015

3 participantes

Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Questão enem 2015

Mensagem por Adolfo Wendpap Ter 20 Jul 2021, 20:30

Boa noite,

Estou estudando para o BB 2021 e descobri este fórum. O professor do curso que eu comprei resolveu uma questão do enem de 2015 mas encontro várias referências, inclusive aqui, dizendo que ela foi mal formulada. Preciso confirmar minha suspeitas, isso está me tirando o sono! Vamos lá:

A escrita Braile para cegos é um sistema de símbolos no qual cada caractere é um conjunto de 6 pontos dispostos em forma retangular, dos quais pelo menos um se destaca em relação aos demais. Por exemplo, a letra A é representada por

Questão enem 2015 X87Kc4AuHDAZQAAAABJRU5ErkJggg==

O número total de caracteres que podem ser representados no sistema Braile é
a) 12
b) 31
c) 36
d) 63
e) 720

Ele resolveu e subtraiu o cenário onde nenhum se destaca. Contudo, deveria ser subtraído também o cenário onde todos estão destacados. Existe claramente uma condicionante de 'destacado em relação aos demais' no enunciado - o que obriga que se trabalhe apenas com os combinações em que exista pelo menos um ponto não destacado. Braile e noções de alfabeto não caem no edital, então por mais que exista a letra com todos os pontos em braile, a questão não poderia conter 'em relação aos demais'.

Depois de muitos embates eu fiz a seguinte proposição: 

Vou instalar remotamente no seu pc um programa que consiste nas seguintes linhas de código:
>Considere seis espaços.
>Cada espaço pode estar vazio ou cheio. (Destaque)
>O valor mínimo são todos espaços vazios.
>O valor máximo são todos espaços cheios.
>Não gere o cenário completamente vazio.
>A cada segundo gere um cenário diferente entre espaços vazios e cheios.
>O último cenário a ser gerado deve ser o completamente cheio.
>Quando não houver relação (de destaque) entre cheio e vazio nos cenários, desligue o computador.

Você tem exatos 62 segundos para usar seu computador antes que ele desligue. Quando ele chegar no cenário cheio o computador não vai identificar relação de um aos demais e vai desligar.

Não sou programador e tomei liberdade de chamar isso de 'código'. Foram comandos que contemplaram as condições do enunciado. Se o computador desligar em 62 segundos, o cenário de seis pontos cheios na questão do braile deveria ser  excluído também. Até onde entendi é fato que o computador desligará em 62, o que prova que a questão está elaborada de forma errada.

Outras proposições:

1 Se eu tenho 6 batalhões numa guerra e destaco um à linha de frente, ele está destacado aos demais. Se eu destaco os seis, todos estão destacados e a relação de 'aos demais' desaparece. Esse 'em relação aos demais' implica que alguém não esteja destacado.
2 João foi o único a tirar 10 em história. João se destacou em relação aos demais. Na próxima prova todos tiram 10. Todos se destacaram mas nenhum em relação aos demais. 

Para que fosse 63 a real resposta correta do enem o texto da proposição não deveria conter 'em relação aos demais', e só assim o cenário onde todos os pontos cheios estaria contemplada.

Alguém, por favor, poderia me dar uma luz caso eu esteja errado ou como convencer os outros? Pois a grande maioria das pessoas, até professores pelo youtube, ignoram que no enunciado existe a condicionante 'em relação aos demais'. Tem um professor do meu curso dizendo que tenho de considerar 'a força da expressão' e 'o que o examinador realmente quer'. Eu posso até levar em consideração essas coisas mas nenhuma força da minha vontade vai mudar o fato de que o computador vai desligar em 62s e não 63s.

Muitíssimo obrigado pela atenção!

Adolfo Wendpap
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/07/2021

Ceruko e gabriel de castro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Re: Questão enem 2015

Mensagem por SilverBladeII Ter 20 Jul 2021, 22:27

A questão está realmente mal formulada. Primeiramente o fato que você citou; além disso, devo me importar com a orientação? ela não fala nada disso. 

Isso que o professor falou é no mínimo duvidoso. A matemática preza pelo rigor, e dessa forma é esperado que as questões sejam livres de ambiguidade.

Parece ser comum isso no enem. Eles gostam tanto de contextualização (esses textos absurdamente grandes num problema) que eles acabam entrando em ambiguidade. Lembro do ódio que fiquei depois do Enem de 2019 que tinha uma questão sobre alertas de temperaturas. ela era ambígua, mas é simplesmente impossível entrar com recurso.
SilverBladeII
SilverBladeII
Matador
Matador

Mensagens : 454
Data de inscrição : 04/09/2019
Idade : 22
Localização : Teresina, Piauí, Brasil

Adolfo Wendpap gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Re: Questão enem 2015

Mensagem por Adolfo Wendpap Qui 22 Jul 2021, 13:55

Alguém consegue me dar uma luz, por favor?

É tanta discordância entre professores e alunos que eu só queria ter a certeza de que estou certo. Saber que está errado para corrigir é sempre bom, mas ainda não vi onde eu estaria.

Adolfo Wendpap
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Re: Questão enem 2015

Mensagem por muuhmuuhzao Qui 22 Jul 2021, 15:29

Saudações!
Eu concordo plenamente contigo. Destacar-se em relação aos demais implica em distinguir-se do resto, o que não acontece com todos destacados. É mais uma questão de semântica do que de matemática. O enunciado de fato está mal formulado. 
Agora fugindo um pouco da questão:
O teu professor do curso disse algo que, como apontado pelo SilverBladeII, de fato foge um pouco do que esperamos em uma questão matemática, mas querendo ou não, ele te deu a resposta prática. A questão não foi anulada, creio eu, e a resposta foi 63. E, como apontado pelo SilverBladeII também, é impossível entrar com recurso para anular questão no ENEM. Então, não vale a pena ficar se remoendo com isso, bola para frente. É triste, mas temos que nos contentar com o sistema imperfeito que temos por ora.
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Adolfo Wendpap gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Re: Questão enem 2015

Mensagem por Adolfo Wendpap Qui 22 Jul 2021, 15:44

Muitíssimo obrigado

Eu concordo que ele está certo em dizer que haverá questões mal formuladas e que isso faz parte de quem está enfrentando provas. Contudo o que me incomodou e muito, até tirou o sono, é que eu fui o único aluno realmente vocal sobre a resposta não ser 63. 

Bola pra frente, mas se eu estivesse errado faz parte descobrir onde é o erro, e todas as respostas das pessoas girava em torno de desconsiderar a condicionante de 'em relação a'. Ninguém me provava errado mas diziam que eu estava enganado.

Grato pela atenção.

Adolfo Wendpap
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/07/2021

muuhmuuhzao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Re: Questão enem 2015

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos