PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão enem 2015

3 participantes

Ir para baixo

Questão enem 2015 Empty Questão enem 2015

Mensagem por Adolfo Wendpap Ter 20 Jul 2021, 20:30

Boa noite,

Estou estudando para o BB 2021 e descobri este fórum. O professor do curso que eu comprei resolveu uma questão do enem de 2015 mas encontro várias referências, inclusive aqui, dizendo que ela foi mal formulada. Preciso confirmar minha suspeitas, isso está me tirando o sono! Vamos lá:

A escrita Braile para cegos é um sistema de símbolos no qual cada caractere é um conjunto de 6 pontos dispostos em forma retangular, dos quais pelo menos um se destaca em relação aos demais. Por exemplo, a letra A é representada por

Questão enem 2015 X87Kc4AuHDAZQAAAABJRU5ErkJggg==

O número total de caracteres que podem ser representados no sistema Braile é
a) 12
b) 31
c) 36
d) 63
e) 720

Ele resolveu e subtraiu o cenário onde nenhum se destaca. Contudo, deveria ser subtraído também o cenário onde todos estão destacados. Existe claramente uma condicionante de 'destacado em relação aos demais' no enunciado - o que obriga que se trabalhe apenas com os combinações em que exista pelo menos um ponto não destacado. Braile e noções de alfabeto não caem no edital, então por mais que exista a letra com todos os pontos em braile, a questão não poderia conter 'em relação aos demais'.

Depois de muitos embates eu fiz a seguinte proposição: 

Vou instalar remotamente no seu pc um programa que consiste nas seguintes linhas de código:
>Considere seis espaços.
>Cada espaço pode estar vazio ou cheio. (Destaque)
>O valor mínimo são todos espaços vazios.
>O valor máximo são todos espaços cheios.
>Não gere o cenário completamente vazio.
>A cada segundo gere um cenário diferente entre espaços vazios e cheios.
>O último cenário a ser gerado deve ser o completamente cheio.