ENEM 2015
2 participantes
Página 1 de 1
ENEM 2015
O filósofo Auguste Comte (1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o posotivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do “reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.
RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser
A) espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis.
B) produto científico da física social, transcendendo e transformando as exigências da realidade.
C) elementounificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
D) programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições.
E) agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.
Resposta: C
Minha dúvida é: por que não pode ser a letra B a resposta?
RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser
A) espaço coletivo, onde as carências e desejos da população se realizam por meio das leis.
B) produto científico da física social, transcendendo e transformando as exigências da realidade.
C) elementounificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.
D) programa necessário, tal como a Revolução Francesa, devendo portanto se manter aberto a novas insurreições.
E) agente repressor, tendo um papel importante a cada revolução, por impor pelo menos um curto período de ordem.
Resposta: C
Minha dúvida é: por que não pode ser a letra B a resposta?
jubis09- Iniciante
Re: ENEM 2015
Realmente bastante confuso, mas acredito que a chave esteja na interpretação da palavra "transcender", pois transcender significa ir além, ultrapassar. Mas se o positivismo é fundado na crença de que o método científico aplicado nas ciências naturais---descrito nas etapas da observação de regularidades, proposição de hipóteses para explicar essas regularidades, e desenvolvimento de meios experimentais em condições controladas para testar a validade dessas hipóteses---pode ser aplicado nas ciências humanas, como a ciência política, então uma física social nunca transcenderia a própria realidade observada, na verdade ela estaria sempre sujeita a ela, isto é, sujeita aos dados empíricos fornecidos pela realidade, mas nunca indo além deles.
Não sei se minha resposta está certa, mas de qualquer forma espere outras respostas...
Não sei se minha resposta está certa, mas de qualquer forma espere outras respostas...
EricFerro- Recebeu o sabre de luz
Savaris gosta desta mensagem
jubis09- Iniciante
Re: ENEM 2015
EricFerro escreveu:Realmente bastante confuso, mas acredito que a chave esteja na interpretação da palavra "transcender", pois transcender significa ir além, ultrapassar. Mas se o positivismo é fundado na crença de que o método científico aplicado nas ciências naturais---descrito nas etapas da observação de regularidades, proposição de hipóteses para explicar essas regularidades, e desenvolvimento de meios experimentais em condições controladas para testar a validade dessas hipóteses---pode ser aplicado nas ciências humanas, como a ciência política, então uma física social nunca transcenderia a própria realidade observada, na verdade ela estaria sempre sujeita a ela, isto é, sujeita aos dados empíricos fornecidos pela realidade, mas nunca indo além deles.
Entendi o seu pensamento EricFerro, parece ser isso mesmo. Muito obrigada!
jubis09- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos