Dúvida sobre campo elétrica entre duas placas
2 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre campo elétrica entre duas placas
Boa noite à todos!
A minha dúvida consiste entre uma carga q carregada positivamente ou negativamente entre duas placas. Vou anexar uma imagem no qual está anotado as minhas conclusões após ter feito exercícios, mas ainda assim não entendendo o porquê de algumas coisas. Segue a dúvida:
- No caso da força q positiva, a força elétrica entre a carga q positiva e a placa positiva é de repulsão, e o campo elétrico da carga q está saindo, mesmo que força elétrica esteja em outro sentido. Não sei o motivo de isso ocorrer, pois pelo o que eu estudei o campo elétrico tem o mesmo sentido da carga elétrica positiva.
Obrigado pela atenção!
Print da apostila:
Minhas conclusões:
A minha dúvida consiste entre uma carga q carregada positivamente ou negativamente entre duas placas. Vou anexar uma imagem no qual está anotado as minhas conclusões após ter feito exercícios, mas ainda assim não entendendo o porquê de algumas coisas. Segue a dúvida:
- No caso da força q positiva, a força elétrica entre a carga q positiva e a placa positiva é de repulsão, e o campo elétrico da carga q está saindo, mesmo que força elétrica esteja em outro sentido. Não sei o motivo de isso ocorrer, pois pelo o que eu estudei o campo elétrico tem o mesmo sentido da carga elétrica positiva.
Obrigado pela atenção!
Print da apostila:
Minhas conclusões:
Bruno1681- Iniciante
Re: Dúvida sobre campo elétrica entre duas placas
Não existe força elétrica positiva ou negativa, nesta questão.
O que existe é o sentido da força: para a direita ou para a esquerda.
Entre as placas verticais existe um campo elétrico E (vetor horizontal).
O sentido do vetor campo elétrico é sempre da placa positiva para a negativa.
Colocando uma carga q entre as placas:
Se a carga for positiva ela vai ser repelida pela placa positiva e atraída pela placa negativa. O sentido da força F resultante é para a esquerda.
Se a carga for negativa ela vai ser repelida pela placa negativa e atraída pela placa positiva. O sentido da força F resultante é para a direita.
O valor da força, em ambos os casos vale F = q.E
Obs.: não existem aqueles vetores verdes atuando em q; existe apenas o vetor F horizontal, com os sentidos explicados anteriormente.
O que existe é o sentido da força: para a direita ou para a esquerda.
Entre as placas verticais existe um campo elétrico E (vetor horizontal).
O sentido do vetor campo elétrico é sempre da placa positiva para a negativa.
Colocando uma carga q entre as placas:
Se a carga for positiva ela vai ser repelida pela placa positiva e atraída pela placa negativa. O sentido da força F resultante é para a esquerda.
Se a carga for negativa ela vai ser repelida pela placa negativa e atraída pela placa positiva. O sentido da força F resultante é para a direita.
O valor da força, em ambos os casos vale F = q.E
Obs.: não existem aqueles vetores verdes atuando em q; existe apenas o vetor F horizontal, com os sentidos explicados anteriormente.
Elcioschin- Grande Mestre
Os vetores verdes são os campos elétricos da carga q, e os vetores vermelhos são as forças elétricas.
Bruno1681- Iniciante
O campo elétrico da carga q em nada vai interferir no movimento dela, pois uma carga NÃO pode interferir nela mesma.
Quem comanda o movimento da carga q são as duas placas carregadas, as quais ou atraem ou repelem q.
Outro modo de dizer é que quem comanda o movimento de q é o campo elétrico das placas
Quem comanda o movimento da carga q são as duas placas carregadas, as quais ou atraem ou repelem q.
Outro modo de dizer é que quem comanda o movimento de q é o campo elétrico das placas
Bruno1681- Iniciante
A figura ainda precisa ser bem melhorada. Suponha que a carga q seja um elétron.
A distância entre cargas vermelhas e verdes é igual à distância entre vermelhas e azuis.
As duas cargas vermelhas formam um par.
A carga negativa vermelha repele q e a carga positiva vermelha atrai q
F1 é a a força resultante vermelha, devida ao par vermelho
Imagine agora o par azul.
Acontece o mesmo com o par anterior; a única diferença é que as duas cargas azuis estão mais afastada de q
F2 é a a força resultante azul, devida ao par azul de cargas
Idem para o par verde, com resultante F3 ---> |F2|= |F3|
Note agora que tanto F2 com F3 podem ser decompostas num eixo x horizontal e y vertical
F2y e F3y são iguais e opostas ---> Fy = 0
F2x e F3x são iguias e com mesmo sentido: Fx = = F2x + F3x
Note que a força resultante final entre todas elas vale R = F1 + Fx = F1 + F2x + F3x
Formando zilhões de pares nas placas, igualmente equidistantes das cargas vermelhas, vai acontecer o mesmo.
Isto mostra que a força total atuante em q tem sentido da esquerda para a direita.
A distância entre cargas vermelhas e verdes é igual à distância entre vermelhas e azuis.
As duas cargas vermelhas formam um par.
A carga negativa vermelha repele q e a carga positiva vermelha atrai q
F1 é a a força resultante vermelha, devida ao par vermelho
Imagine agora o par azul.
Acontece o mesmo com o par anterior; a única diferença é que as duas cargas azuis estão mais afastada de q
F2 é a a força resultante azul, devida ao par azul de cargas
Idem para o par verde, com resultante F3 ---> |F2|= |F3|
Note agora que tanto F2 com F3 podem ser decompostas num eixo x horizontal e y vertical
F2y e F3y são iguais e opostas ---> Fy = 0
F2x e F3x são iguias e com mesmo sentido: Fx = = F2x + F3x
Note que a força resultante final entre todas elas vale R = F1 + Fx = F1 + F2x + F3x
Formando zilhões de pares nas placas, igualmente equidistantes das cargas vermelhas, vai acontecer o mesmo.
Isto mostra que a força total atuante em q tem sentido da esquerda para a direita.