PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dilatação

3 participantes

Ir para baixo

Dilatação Empty Dilatação

Mensagem por debffernandes04 Qua 05 maio 2021, 09:46

Uma esfera é totalmente imersa em parafina e seu empuxo é medido por meio de um dinamômetro ideal. Sabendo que a 20 graus Celsius o empuxo vale 0,2000 N, e que a 100 graus Celsius vale 0,2145 N,calcule o coeficiente de dilatação volumétrica da parafina.


Dado: Coeficiente de Dilatação Linear do metal: Dilatação Gif

Gabarito: Dilatação Gif

debffernandes04
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/03/2021
Idade : 20
Localização : Curitiba - PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty DÚVIDA

Mensagem por gabriel de castro Sex 07 maio 2021, 14:08

Olá debffernandes04, tudo bem ?

Poderia verificar se seu gabarito está correto e caso sim, me informa qual a fonte da questão (nome do livro ou se foi de uma lista ou vestibular) ? Estou encontrando um valor que além de ser numericamente diferente é fisicamente impossível.

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty Re: Dilatação

Mensagem por diogoferreira Sex 07 maio 2021, 15:38

gabriel de castro escreveu:Olá debffernandes04, tudo bem ?

Poderia verificar se seu gabarito está correto e caso sim, me informa qual a fonte da questão (nome do livro ou se foi de uma lista ou vestibular) ? Estou encontrando um valor que além de ser numericamente diferente é fisicamente impossível.

Olá de novo, Gabriel,
deu negativo, certo?
No meu ver não faz sentido o empuxo aumentar. Em geral, substâncias líquidas dilatam mais do que sólidos (na CNTP), ou seja o efeito do líquido ficando menos denso por ter expandido (que tende a diminuir o empuxo) deve ser maior do que a esfera expandindo e deslocando mais fluido (que tende a aumentar o empuxo). O resultado fica próximo se invertermos os valores das forças, considerando que foi de 0,2145 para 0,2.

Mas é só um palpite...

diogoferreira
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/08/2019
Idade : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty Re: Dilatação

Mensagem por gabriel de castro Sex 07 maio 2021, 15:52

Boa tarde Diogo,

Exatamente, já é absurdo que o valor dê negativo, afinal, a matéria quando esquentada tende a aumentar e de fato se invertermos as forças fica um valor mais próximo. Além do mais, tomando uma análise mais numérica a parafina dilata muito mais como você bem colocou e não sei se pesquisou a questão, mas ela já foi postada no fórum há anos atrás e o resultado também possui a mesma natureza do nosso. 

Essa questão tá me atormentando kkkk

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

diogoferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty Re: Dilatação

Mensagem por diogoferreira Sex 07 maio 2021, 15:54

Seguindo a boa e velha navalha de occam, é bem mais provável que alguém só tenha se atrapalhado ao escrever o valor das forças, acontece né kk

diogoferreira
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/08/2019
Idade : 21

gabriel de castro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty Re: Dilatação

Mensagem por debffernandes04 Ter 11 maio 2021, 08:55

gabriel de castro escreveu:Olá debffernandes04, tudo bem ?

Poderia verificar se seu gabarito está correto e caso sim, me informa qual a fonte da questão (nome do livro ou se foi de uma lista ou vestibular) ? Estou encontrando um valor que além de ser numericamente diferente é fisicamente impossível.
Oi Gabriel! Então, o gabarito é esse mesmo... O livro é do Sistema Eleva, mas não sei sei essa questão pode ser encontrada em algum outro material.

debffernandes04
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/03/2021
Idade : 20
Localização : Curitiba - PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty Re: Dilatação

Mensagem por debffernandes04 Ter 11 maio 2021, 08:57

gabriel de castro escreveu:Boa tarde Diogo,

Exatamente, já é absurdo que o valor dê negativo, afinal, a matéria quando esquentada tende a aumentar e de fato se invertermos as forças fica um valor mais próximo. Além do mais, tomando uma análise mais numérica a parafina dilata muito mais como você bem colocou e não sei se pesquisou a questão, mas ela já foi postada no fórum há anos atrás e o resultado também possui a mesma natureza do nosso. 

Essa questão tá me atormentando kkkk
Eu também cheguei em um valor negativo e por um momento achei que fosse erro meu, mas como você achou a mesma coisa acredito que o erro seja da questão. Obrigada, de qualquer forma Smile

debffernandes04
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 15/03/2021
Idade : 20
Localização : Curitiba - PR, Brasil

gabriel de castro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dilatação Empty Re: Dilatação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos