Associação de Resistores [3]
+4
Elcioschin
lucas75005
Euclides
Kelvin Brayan
8 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Associação de Resistores [3]
(UNESP-SP) Um estudante adquiriu um aparelho cuja especificação para o potencial de funcionamento é pouco usual. Assim, para ligar o aparelho, ele foi obrigado a construir e utilizar o circuito constituído de dois resistores, com resistências X e R, conforme apresentado na figura.Considere que a corrente que passa pelo aparelho seja muito pequena e possa ser descartada na solução do problema. Se a tensão especificada no aparelho é a décima parte da tensão da rede, então a resistência X deve ser:
a) 6R b) 8R c) 9R d) 11R e) 12R.
a) 6R b) 8R c) 9R d) 11R e) 12R.
Kelvin Brayan- Mestre Jedi
Re: Associação de Resistores [3]
Última edição por Euclides em Qui 12 maio 2016, 17:22, editado 1 vez(es)
Euclides- Fundador
guilhermendes gosta desta mensagem
Obrigado!
Kelvin Brayan- Mestre Jedi
Euclides eu também pensei assim, só que no meu caso considerei a corrente no sentido oposto, ai deu x=9R... em um vestibular com outra questão parecida e que houvesse as duas alternativas, como faria para resolver o impasse ?
obrigado
obrigado
lucas75005- Iniciante
lucas
A resistência de um resistor NÃO depende do sentido da corrente; depende apenas do material e de suas dimensões.
O importante é o seguinte: se a tensão em X é 9 vezes a tensão em R, a resistência X é 9 vezes a resistência R
Espanta-me um vestibular como o da UNESP ter cometido um erro tão gritante na nomenclatura de uma grandeza física:
Não existe "potencial de funcionamento" de um equipamento. Potencial elétrico é o potencial de um ponto de um circuito ou de um corpo.
A característica de funcionamento denomina-se "tensão elétrica" ou simplesmente tensão do equipamento (eventualmente é também denominada "diferença de potencial" ou ddp)
A resistência de um resistor NÃO depende do sentido da corrente; depende apenas do material e de suas dimensões.
O importante é o seguinte: se a tensão em X é 9 vezes a tensão em R, a resistência X é 9 vezes a resistência R
Espanta-me um vestibular como o da UNESP ter cometido um erro tão gritante na nomenclatura de uma grandeza física:
Não existe "potencial de funcionamento" de um equipamento. Potencial elétrico é o potencial de um ponto de um circuito ou de um corpo.
A característica de funcionamento denomina-se "tensão elétrica" ou simplesmente tensão do equipamento (eventualmente é também denominada "diferença de potencial" ou ddp)
Elcioschin- Grande Mestre
muito obrigado!!! Elcioschin
lucas75005- Iniciante
Eu pensei que esses resistores estavam em paralelo, porque no meio tem um caminho diferente...
Beatriz Andrade- Iniciante
O aparelho está em paralelo com R (pelo desenho)
Não existe nada ligado em paralelo com X: o fio vertical para baixo, do lado direito de X não está ligado a nada.
Como a corrente do parelho A é desprezível (iA = 0), a corrente que passa por R é a mesma que passa por x. Esta é a característica de uma ligação série!!!
Além disso, se fosse uma ligação paralelo, as tensões teriam que ser iguais e o Euclides mostrou que uma tensão é U/10 e a outra é 9.U/10 !!!!
Não existe nada ligado em paralelo com X: o fio vertical para baixo, do lado direito de X não está ligado a nada.
Como a corrente do parelho A é desprezível (iA = 0), a corrente que passa por R é a mesma que passa por x. Esta é a característica de uma ligação série!!!
Além disso, se fosse uma ligação paralelo, as tensões teriam que ser iguais e o Euclides mostrou que uma tensão é U/10 e a outra é 9.U/10 !!!!
Elcioschin- Grande Mestre
Realmente uma análise desatenta dessa questão, nós faz pensar que os dois resistores estão em paralelo, porém o próprio comando da questão diz que a corrente no circuito deve ser desprezada e além do mais, a questão propõe a utilização de um resistor para diminuir a tensão para que o aparelho possa funcionar na sua tensão especifica. Só associações em série dividem tensões, e por outro lado, as associações em paralelo dividem a corrente do circuito.
hugo araujo- Estrela Dourada
muito confusa, essa resposta :/
marcelo berte- Iniciante
pauloaires20 não gosta desta mensagem
Página 1 de 2 • 1, 2