PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEG - Soluções

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido UEG - Soluções

Mensagem por Barataum Ter 16 Fev 2021, 17:13

(UEG)- Considere que a 100 mL de uma solução aquosa de sulfato de cobre com uma concentração igual a 40 g⋅L-1 foram adicionados 400 mL de água destilada. Nesse caso, cada mL da nova solução apresentará uma massa, em mg, igual a:


A)

2

B)

4

C)


8

D)

10

Gabarito C


Olá, minha dúvida não é o cálculo da questão. É em relação a interpretação, nessa parte " Nesse caso, cada mL da nova solução apresentará uma massa, em mg, igual a". Ele considera apenas a massa do sulfato de cobre(4g) no cálculo e não a massa da solução(500g). Se a frase estivesse assim "Nesse caso, cada mL da nova solução apresentará uma massa de sulfato de cobre , em mg, igual a" eu entenderia. O que me faz a acreditar que estou errando na interpretação, alguém poderia me explicar o leva a ter certeza que o comando da questão se refere ao sulfato e não a solução(tudo)?. Obrigado!
Barataum
Barataum
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/03/2020
Localização : Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEG - Soluções

Mensagem por RAFA&L Qua 17 Fev 2021, 12:50

Bom, a questão de fato não é TÃO clara, mas não acho que dá para dizer que ela está errada ou que deva ser anulada. Se você prestar atenção nas alternativas verá que, se você fosse considerar a massa da água também, o resultado seria algo em torno de 1,008g (1008mg). Pois a densidade da água é 1g/ml (e essa informação na química é bem básica, não seria injusto por parte do vestibular exigir que você soubesse isso). E se você percebeu, as alternativas estão todas em mg, e com valores bem distantes dos 1008mg, o que nos faz descartar essa possibilidade de interpretação. 


Uma dica minha: ao longo da sua trajetória de preparação para vestibular você vai encontrar MUITAS questões confusas e/ou com erros. Não perde tempo com essas coisas porque se não você se estressa atoa e só perde tempo com coisa irrelevante (experiência própria). Sempre tente arranjar um jeito de descobrir o que a questão quer de você e busque sempre eliminar essas dúvidas com as próprias alternativas. Se esta em dúvida, busque as duas possíveis respostas e veja qual delas esta nas alternativas. Faça a questão e bola para a frente.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Barataum gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Obrigado

Mensagem por Barataum Sex 17 Dez 2021, 14:02

Você tem razão, obrigado pela dica, amigo!
Barataum
Barataum
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/03/2020
Localização : Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEG - Soluções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos