Questão trigonometria Medicina
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Questão trigonometria Medicina
Uma ponte deve ser construída, através de um pequeno lago de um mirante a um cais, conforme a imagem apresentada. A direção do mirante para o cais é S 45 °W. Da árvore, que está a 100 metros do mirante, a direção para o mirante e o cais são S 75° E e S 45 °E , respectivamente. Qual é a distância do mirante do cais?
O Alquimista- Iniciante
Re: Questão trigonometria Medicina
1) Desenhe uma linha horizontal passando pelo ponto do Cais (L1)
2) Prolongue as linhas pontilhadas verticalmente, partindo da Árvore e do Mirante, até atingir a linha horizontal L1. Como estas linhas horizontais estão orientadas para o Sul, conforme enunciado, o cruzamento com L1 será perpendicular, ou seja, serão formados dois triângulos retângulos.
3) Como um dos ângulos desses triângulos é 45º, temos que o outro também será, de modo que o ângulo do Cais terá de ser 90º, pois 2*45 + 90 = 180.
Assim concluímos que o triângulo Árvore - Cais - Mirante é retângulo, de hipotenusa 100m.
Logo, a distância Mirante - Cais (a) pode ser obtida pelo seno de (75º-45º = 30º):
a = 100*sen(30º) = 100*1/2 = 50m --> Alternativa B
2) Prolongue as linhas pontilhadas verticalmente, partindo da Árvore e do Mirante, até atingir a linha horizontal L1. Como estas linhas horizontais estão orientadas para o Sul, conforme enunciado, o cruzamento com L1 será perpendicular, ou seja, serão formados dois triângulos retângulos.
3) Como um dos ângulos desses triângulos é 45º, temos que o outro também será, de modo que o ângulo do Cais terá de ser 90º, pois 2*45 + 90 = 180.
Assim concluímos que o triângulo Árvore - Cais - Mirante é retângulo, de hipotenusa 100m.
Logo, a distância Mirante - Cais (a) pode ser obtida pelo seno de (75º-45º = 30º):
a = 100*sen(30º) = 100*1/2 = 50m --> Alternativa B
JoaoGabriel- Monitor
O Alquimista gosta desta mensagem
Olá amigo! Esse fim, na parte do seno de 75° que eu não entendo. Porque fazer essa subtração e não simplesmente usar o seno de 75° e fazer a lei dos senos?
Meu raciocínio está errado? Se sim, onde?
Grato pela atenção!
Olá amigo! Esse fim, na parte do seno de 75° que eu não entendo. Porque fazer essa subtração e não simplesmente usar o seno de 75° e fazer a lei dos senos?
Meu raciocínio está errado? Se sim, onde?
Grato pela atenção!
O Alquimista- Iniciante
Note que 75º é o ângulo todo. Até a linha que demarca o ângulo de 45º, que é o ângulo que nos interessa, teremos 30º.
JoaoGabriel- Monitor
Elcioschin- Grande Mestre
O Alquimista- Iniciante
JoaoGabriel escreveu:Note que 75º é o ângulo todo. Até a linha que demarca o ângulo de 45º, que é o ângulo que nos interessa, teremos 30º.
Com a figura do amigo Elcioshin ficou claro o que você quis dizer. Ainda tenho dificuldade em entender como ângulos assim funcionam, por isso minha dúvida.
O Alquimista- Iniciante