PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 2002 - crossing-over e gametas

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido FUVEST 2002 - crossing-over e gametas

Mensagem por JohnnyC Qua 14 Out 2020, 12:46

O esquema abaixo representa, numa célula em divisão meiótica, dois pares de cromossomos com três genes em heterozigose: A/a, B/b e D/d. Nesses cromossomos, ocorreram permutas indicadas pelas setas 1 e 2.

FUVEST 2002 - crossing-over e gametas Downlo10

a) Quanto aos pares de alelos mencionados, que tipos de gametas esta célula poderá formar ?

b) Que pares de alelos têm segregação independente ?


R:

a) AbD, Abd, aBD, aBd.

b) Os pares Aa e Dd, por um lado, e Bb e Dd por outro.


Pessoal, suponho que seja uma questão relativamente simples, porém, tenho um pouco de dificuldade na hora de fazer essas permutas. Eu pensei o seguinte (e me corrijam, por favor, se eu estiver confundindo alguma coisa ou falando besteiras): o genótipo dessa pessoa seria AaBbDd, correto ?
Os gametas são formados por combinação entre os pares de genes e cada gameta só poderá receber um gene de cada par. Correto ? Então, teríamos mais possibilidades para formação dos gametas, além dos dado na letra a).

Se alguém puder explicar esse tipo de questão, vou agradecer. Se for o caso de ter que mostrar no papel, por favor, anexa a imagem, se possível. É um assunto um pouco complicado de entender pra mim. 

obrigado!!!


Última edição por JohnnyC em Qua 14 Out 2020, 15:42, editado 1 vez(es)

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 2002 - crossing-over e gametas

Mensagem por Ceruko Qua 14 Out 2020, 14:00

Johnny, acredito que os gametas formados só possuem a configuração da letra a, pois repare que os genes A e b estão juntos, assim como a e B, ou seja, eles são dependentes. Mesmo que ocorra o crossing-over, eles sempre estarão juntos.

Somando a isso, o gene D e d, que está em outro cromossomo, irá se expressar independentemente do cromossomo (por isso segregação independente indicado na letra b).   

E sim, você está certo, o genótipo dessa pessoa realmente é AaBbDd, porém, como eu disse antes, o Ab ficam juntos e o aB também. Tentei fazer um esquema de separação desses cromossomos para mostrar que, mesmo com o crossing-over, eles ficam juntos e por isso não consigo ter AB ou ab para, assim, formar mais gametas como você disse.

https://prnt.sc/uzccm6

Repare que a linha azul indica a separação dos cromossomos homólogos e depois das cromátides irmãs.


Última edição por Ceruko em Qua 14 Out 2020, 15:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Troquei a palavra linkage por crossing-over)
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

JohnnyC e PedroFagundes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 2002 - crossing-over e gametas

Mensagem por PedroFagundes Qua 14 Out 2020, 14:37

Johny, aqui temos um individuo produzindo seu gameta. Na fase em que ele se encontra (Meiose I > Prófase I > Dipoteno I) há as chamados "terminações dos quiamas" e e aqui acabou de ocorrer o processo de crossing-over - isso é, elas, as cromátides, trocaram informações genéticas com seus cromossomos homólogos. 

Bom, o individuo é AaBbDd, se não houvesse crossing-over, seus gametas poderiam ter uma variedade de combinações, são elas: Abd; ABd; AbD; ABD; abd; aBd; abD e aBD. (espero não ter esquecido nenhuma). Mas ocorre que temos um crossing-over e ele não seria um problema, afinal, continuaríamos com a mesma probabilidade de cromossomos, mas perceba que os alelos A e b estão muito próximos, tais como os alelos a e B. Além disso, o crossing-over está ocorrendo acima deles, portanto, se um for, o outro vai também! 

Essas situações são vistas em Mapeamento Genético e chamamos de ligação gênica

Agora vamos lá: não podemos mais combinar AaBbDd daquela maneira "simples" onde usamos toda a possibilidade de conexões com os alelos, agora onde estiver o a tem que haver o B, portanto, aBd ou aBD, e onde estiver o A tem de estar o b, portanto AbD ou Abd. 

Acredito que a questão gostaria que você soubesse o conceito da ligação genica. Desta forma, essa afirmação "Os gametas são formados por combinação entre os pares de genes e cada gameta só poderá receber um gene de cada par" com o princípio da ligação genica, faz com que essa afirmação seja "meio" correta. 

Bom, quanto a segregação independente, acredito que você não tenha dúvidas. Aa e Dd são independentes entre si, tal como Bb e Dd, mas Bb e Aa tem uma certa dependência. 

Acesse o Khan Academy e procure pelo módulo de Genética, é super completo!

PedroFagundes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 27/07/2020

JohnnyC e Ceruko gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 2002 - crossing-over e gametas

Mensagem por JohnnyC Qua 14 Out 2020, 15:42

Ceruko e PedroFagundes, muito obrigado pelas ajudas de vocês. Esse tipo de questão que envolve crossing-over dentro de reprodução celular, misturando conceitos de genética, são sempre uma confusão pra mim. Agora entendi porquê de não podermos ter outros tipos de gametas além dos dado na questão.
Obrigadão, pessoal, pelas ajudas.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

PedroFagundes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: FUVEST 2002 - crossing-over e gametas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos