PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Botânica - FUVEST 2ª gametas x esporos

2 participantes

Ir para baixo

Botânica - FUVEST 2ª gametas x esporos Empty Botânica - FUVEST 2ª gametas x esporos

Mensagem por GabiCastro Dom 16 Ago 2020, 10:34

[size=undefined][size=undefined](Fuvest)Em seu livro "Biology of Plants" (Nova York, W. H. Freeman and Company, 6 edição, 1999), P. H. Raven, R. F. Evert e S. E. Eichhorn dizem: "As plantas, como todos os organismos, tiveram ancestrais aquáticos. A história evolutiva das plantas está intimamente ligada à progressiva ocupação do ambiente de terra firme e à crescente independência do meio aquático para a reprodução."

a) Compare as samambaias e os pinheiros quanto à dependência do meio aquático para a reprodução.
b) Discorra sucintamente sobre uma aquisição evolutiva, não ligada diretamente ao processo reprodutivo, que permitiu às plantas atingir grande tamanho e contribuiu decisivamente para seu sucesso na ocupação do ambiente de terra firme.
[/size]
[/size]



[size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined]resposta:a) As samambaias são pteridófitas, e como tal, produzem gametas flagelados, os anterozóides, que nadam até alcançar a oosfera, gameta feminino.
Os pinheiros são gimnospermas, plantas que produzem gametas masculinos produzidos no interior do tubo polínico. Esse gametófito cresce até atingir a oosfera, permitindo a fecundação sem a necessidade da água.
b) O crescimento dos vegetais terrestres foi uma conseqüência da aquisição evolutiva do tecido vascular: xilema (lenho) e floema (líber). Estes tecidos condutores permitem o rápido transporte dos nutrientes através do corpo vegetal, permitindo o aumento do porte.
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]


[size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined]A dúvida é sobre a letra 'a': Estaria errado afirmar que os grãos de pólen são os gametas, uma vez que eles são microsporos, logo são esporos[/size][/size][/size][/size]
[size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined]masculinos né?
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]


[size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined][size=undefined]Botânica - FUVEST 2ª gametas x esporos Imprim10
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
[/size]
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/07/2019
Idade : 23
Localização : Tracunhaém, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Botânica - FUVEST 2ª gametas x esporos Empty Re: Botânica - FUVEST 2ª gametas x esporos

Mensagem por PedroLyon Qui 17 Set 2020, 10:03

Boa tarde. Até onde eu sei, nas angiospermas, o grão de polén é formado pelas células-mãe dos micrósporos. Cada célula que ela gera, sofre meiose e origina quatro micrósporos haploides (n). O núcleo de cada micrósporo sofre mitose e origina dois núcleos haploides, um vegetativo e outro reprodutivo. Então, cada micrósporo diferenciado, com um núcleo vegetativo e um núcleo reprodutivo, constitui um grão de pólen. 
Logo, o grão de pólen ele é a estrutura capaz de produzir os gametas.

Tanto nas gimnospermas e angiospermas, os termos pólen e óvulo não indicam gametas. O gameta feminino é a oosfera, produzida no saco embrionário (gametófito feminino); os gametas masculinos são os núcleos espermáticos, produzidos no tubo polínico (gametófito masculino).
PedroLyon
PedroLyon
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/08/2019
Idade : 20
Localização : Porto Alegre, RS - Brasil

PedroLyon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos