PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ciclos biogeoquimicos

2 participantes

Ir para baixo

ciclos biogeoquimicos Empty ciclos biogeoquimicos

Mensagem por Fabinho snow Ter 18 Ago 2020, 18:56

(Unioeste 2018) O Aquecimento Global do Planeta é um fenômeno de ampla discussão e preocupação na sociedade. Um dos grandes destaques do ano de 2017 foi a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, tratado que visa fortalecer a resposta global à ameaça de mudanças climáticas. Este acordo internacional foi assinado durante a 21ª Conferência das Partes (COP21), inicialmente por 195 países, e estabelece que todas as nações signatárias devem elaborar metas para diminuir as emissões globais de gases que provocam o efeito estufa. Assim, de acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA. 

a) Este acordo tem o objetivo de impedir o aumento da temperatura média da Terra através de ações conjuntas que limitam o uso de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural, e o petróleo e seus derivados.

 b) O efeito estufa está também relacionado ao ciclo do carbono, resumido nas seguintes etapas: formação de cadeias de carbono por seres autotróficos; circulação do carbono na cadeia alimentar e; retorno do carbono ao ambiente na forma de CO2 a partir da respiração, ou pelo processo de decomposição.

c) A alteração do ciclo do carbono, por exemplo, a partir do aumento da queima de combustíveis fósseis, pode elevar a quantidade de gás carbônico emitido na atmosfera e promover um fenômeno chamado de inversão térmica.

 d) A intensificação nas emissões globais de gases de efeito estufa e o consequente aumento da temperatura média mundial atuais não representam riscos ao Planeta nem à humanidade, visto que é um processo natural.

 e) O efeito estufa consiste no aquecimento gradativo da Terra. Tal fenômeno ocorre em função da maior concentração de gás carbônico na atmosfera, o que dificulta a irradiação da energia luminosa da Terra novamente à atmosfera.




O gabarito é b, mas qual seria o erro da e?

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ciclos biogeoquimicos Empty Re: ciclos biogeoquimicos

Mensagem por Ceruko Qua 23 Set 2020, 07:59

Fabinho, bom dia!
A alternativa E diz que o gás carbônico acumulado DIFICULTA a irradiação. O que ocorre é o contrário. Ele AUMENTA/FACILITA a irradiação, pois ao incidirem na Terra, os raios refletem e seguem sua trajetória para a atmosfera. Encontrando a camada de poluição, ela irá refletir esses raios  que voltarão para a Terra, aumentando a temperatura. Com isso, os raios não conseguem voltar e seguir sua trajetória normal. 
Conseguiu compreender?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos