PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros de redação para Unicamp

5 participantes

Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Livros de redação para Unicamp

Mensagem por Purcell Seg 17 Ago 2020, 09:03

Olá.

Primeiramente, peço desculpas caso não esteja no tópico correto.

Gostaria de recomendações de livros de redação mais abrangentes, que não tratem só sobre dissertação. Agradeço desde já Smile
Purcell
Purcell
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 19 Ago 2020, 22:28

Olá Purcell! Boa Noite!

Olha, primeiramente, você está no tópico certo! Fique tranquilo!
Com relação aos livros... eu, infelizmente, não estudo por livros de redação, especificamente falando; então, em tese, não posso lhe ajudar.

Porém, o que eu faço: eu costumo pegar temas antigos e ir fazendo, dependendo do concurso ou qualquer outra prova, de 5 a 10 anos atrás. Aí eu mesmo corrijo minha redação, e para me ajudar, eu costumo estudar um pouco mais de: Literatura, Filosofia e Sociologia, além de Português, até porque é redação rs( estudar essas 4 é bom, pois todo mundo acha que Literatura, Filosofia e Sociologia são inúteis, então ninguém estuda elas; porém, não são inúteis, acredite. Logo, você ganha vantagem!)

E sigo nesse ritmo! Se você fizer as redações dessa forma, tentando colocar um pouco de filosofia, literatura ou sociologia nela, citando algo ou provando algo com alguma pesquisa, já é um avanço! Espero ter te ajudado de uma certa forma! Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

PedroFagundes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por PedroFagundes Qua 19 Ago 2020, 22:41

Verdade, Batata!

Acredito que a Filosofia e a Sociologia são as matérias mais complexas a serem estudas. Porém,  as escolas e a sociedade não dão a atenção devida. O resultado disso: um indivíduo mecanizado sem muita análise crítica e cheio de verdades.

Caro Purcell, ler obras da filosofia grega - ou até mesmo a moderna - da rica literatura brasileira, da russa, entre outras, vão agregar significativamente na tua produção textual. Outrossim, canais no Youtube como o Café Filosófico ou a Casa do Saber são de extrema valia. Ah! Ainda há os artigos acadêmicos, basta entrar no "Google Acadêmico". 

Tudo de bom!

PedroFagundes
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 27/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 19 Ago 2020, 22:48

De fato Pedro. Infelizmente, há pessoas que não dão uma total atenção; por isso, quando ajudo um colega do fórum em redação, eu aviso: tente usar a Filosofia ou a Sociologia ou até mesmo a Literatura, pois isso ajuda bastante. Muitos concursos, principalmente aqueles militares, gostam muito disso.

Foi interessante você pontuar a filosofia grega, muito boa realmente. Podemos falar da literatura brasileira com Fernando Pessoa, podemos falar também de Vladimir Maiakovski, um poeta russo. É bem interessante você pesquisar, não só estes, mas também os clássicos Aristóteles, Sócrates, Platão etc.

Infelizmente, esses canais não conheço, pois prefiro ler do que ver os vídeos, quando falamos, claro, dessas três matérias; pois acho que trás um ar de mais vivo do que o vídeo, mas isso não significa que eu estou desmerecendo ninguém não é isso, eles têm seus méritos; e para o Pedro ter postado aqui, devem ser bons!

Utilize isso com sabedoria e lembre-se: você ganhará vantagem, tanto como estudante como pessoa! Já que quase ninguém se importa com elas, se você estudar, pelo menos o mínino, já é um avanço!

Abraços amigos! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

PedroFagundes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por Purcell Sáb 22 Ago 2020, 19:59

Agradeço pelo tempo e atenção dos amigos.
Me encontro numa situação em que já considero ter boa articulação em redação de estrutura dissertativa, não dizendo que não preciso mais estudar, mas me refiro mais a uma necessidade de compreender a parte técnica de outros gêneros literários, de forma a complementar os estudos. De certa forma, a resolução comentada pela própria banca da UNICAMP dá uma base boa sobre os gêneros requisitados, então esses materiais que busco seriam mais como complemento mesmo, como disse anteriormente. Infelizmente as coisas estão muito padronizadas e não se vê muito material tratando de algo que não seja dissertação.  silent
Purcell
Purcell
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por Eduardo Rabelo Sáb 22 Ago 2020, 21:00

Quanto às redações militares, o uso de filosofia e algo do tipo não é muito valorizado, as bancas militares (primordialmente, a marinha) são bem rígidos e dão preferência ao uso de pesquisas, notícias e artigos científicos. Pelo menos é o que meu professor de redação sempre fala. Talvez a banca do ITA seja um pouco mais "acessível" ao uso deste tipo de literatura sociológica e filosófica que todas as outras. Dê preferência a leitura de diversidades que agreguem e treine redações, pois redação é majoritariamente técnica e minoritariamente conteúdo.

Eduardo Rabelo


22.08.2020 20:57:50
Eduardo Rabelo
Eduardo Rabelo
Fera
Fera

Mensagens : 638
Data de inscrição : 23/06/2020
Idade : 19
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por marcosprb Sáb 22 Ago 2020, 21:54

marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por Purcell Dom 23 Ago 2020, 12:12

É uma boa ideia marcosprb, será que não há chance de reaparecer as mesmas coisas das provas comentadas? De qualquer maneira, vou adquirir ambos e compartilho meu parecer sobre o material.  Very Happy
Purcell
Purcell
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por marcosprb Dom 23 Ago 2020, 13:22

Eu imagino que o "REDAÇÕES DO VESTIBULAR UNICAMP - 2020" seja o mesmo ou um conteúdo parecido com as provas comentadas.
Já o "Desvendando a redação no Vestibular Unicamp" deve ter um conteúdo diferente.

De qualquer maneira. vale a pena mandar uma mensagem para editora para confirmar.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de redação para Unicamp Empty Re: Livros de redação para Unicamp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos