PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise Combinatória- Questão de Fatorial

3 participantes

Ir para baixo

Análise Combinatória- Questão de Fatorial Empty Análise Combinatória- Questão de Fatorial

Mensagem por VihAlv's Qua 22 Jul 2020, 03:04

Alguém por gentileza pode explicar como se resolve passo a passo? O GAB é a letra D.
Agradeceria muuuito!SmileAnálise Combinatória- Questão de Fatorial 20200710Análise Combinatória- Questão de Fatorial 20200710

VihAlv's
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória- Questão de Fatorial Empty Re: Análise Combinatória- Questão de Fatorial

Mensagem por Take me down Qua 22 Jul 2020, 03:29

Olá, VihAlv's,

Estamos fazendo a conta:

1! = 1 = y²
1! + 2! = 3 = y²
1! + 2! + 3! = 9 = y²
1! + 2! + 3! + 4! = 33 = y²
...

Perceba de imediato que temos as soluções {-3,-1,1,3}, o que nos mostra o gabarito.

Mas o que acontece se continuarmos? Haverá mais soluções?

Não. A partir de n = 5, teremos que a soma dos fatoriais terá como algarismo das unidades o número 3. Sempre.

Logo, não teremos mais soluções, uma vez que não existe quadrado perfeito terminado em 3.
Take me down
Take me down
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 20/01/2019
Idade : 33
Localização : Brasil-RJ/RJ

https://www.youtube.com/c/GuilhermeCetrangolo

VihAlv's gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória- Questão de Fatorial Empty Re: Análise Combinatória- Questão de Fatorial

Mensagem por VihAlv's Qua 22 Jul 2020, 04:25

Obrigada por responder!Smile
Mas eu não entendi qual o intuito desse enunciado, queria que me explicasse.
Tipo,sei que tenho achar valores que satisfazam y^2 que é um quadrado perfeito,como seria?
Não entendi porque tenho que pegar o número 1 sozinho,por exemplo, e iguala-lo a y^2 enquanto que os outros valores eu somo 1!+2!.. 1!+2!+3! etc...
Outro ponto,qual o intuito dessa soma do enunciado no início da equação 1!+2!+3+...n!=y^2 sendo que tenho substituir só o n!.
Enfim,o meu problema nessa questão não é nem tanto o cálculo,mas a interpretação (saber o que ela quer de mim,e o que tenho que fazer diante desse enunciado),pois tenho muita dificuldade em matemática.
No mais,muito obrigada por responder,vou ver sua resolução várias vezes pra entender melhor. Smile♡♡

VihAlv's
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória- Questão de Fatorial Empty Análise Combinatória- Questão de Fatorial

Mensagem por VihAlv's Qua 22 Jul 2020, 04:47

Alguém sabe?Agradeço.
Análise Combinatória- Questão de Fatorial 20200712

VihAlv's
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória- Questão de Fatorial Empty Re: Análise Combinatória- Questão de Fatorial

Mensagem por Emersonsouza Qua 22 Jul 2020, 08:18

VihAlv's escreveu:Alguém sabe?Agradeço.
Análise Combinatória- Questão de Fatorial 20200712
Bom dia ,VihAlv's!
Você está violandonas regras do fórum!
"IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens."
Por favor,crie outro post ,no local adequado, para podermos te ajudar.
Caso for possível,edite  o seu post anteior também para que ele sirva de fonte de consulta para outros membros do fórum.
Emersonsouza
Emersonsouza
Fera
Fera

Mensagens : 1100
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória- Questão de Fatorial Empty Re: Análise Combinatória- Questão de Fatorial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos