PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

unificação da alemanha

2 participantes

Ir para baixo

unificação da alemanha Empty unificação da alemanha

Mensagem por Craftmir2003 Qui 16 Jul 2020, 15:25

Sobre a unificação alemã o séc. XIX, Marionilde Magalhães afirma:
Desde o final do século XVlll, a criação de inúmeras associações resultou num determinado patriotismo cultural e popular, num território dividido em estados feudais dominados por uma aristocracia retrógrada. Tais associações se dirigem à nação teuta, enfatizando o idioma, a cultura e as tradições comunitárias, elementos para a elaboração de uma identidade coletiva, independentemente do critério territorial. E, de fato, esse nacionalismo popular, romântico-ilustrado (uma vez que pautado no principio da cidadania e no direito à autodeterminação dos povos), inspirará uma boa parcela dos revolucionários de 1848. Mas não serão eles a unificar a Alemanha. Seus herdeiros precisarão aguardar até 1871, quando Bismarck realiza uma revolução de cima, momento em que, em virtude do poderio econômico e da força militar da Prússia, a Alemanha se unifica como Estado forte, consolidando-se a sua trajetória rumo à modernização.
[adaptação] MAGALHÃES, Marionilde D. B. de. A REUNIFICACÃO enfim um país para a Alemanha? Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/ Marco Zero. v.14, n.28. 1994. p.102.

Tendo-se como referência essas considerações, pode-se concluir que

a.o principal fator que possibilitou a unificação alemã foi o desenvolvimento económico e social dos Estados germãnicos, iniciado com o estabelecimento do Zollverein - liga aduaneira que favoreceu os interesses da burguesia.

b.a unificação alemã atendeu aos interesses de uma aristocracia rural desejosa de formar um amplo mercado nacional para seus produtos, aIicerçando-se na ideia do patriotismo cultural e do nacionalismo popular.

c.Na Alemanha, a unificação nacional ocorreu, principalmente, em virtude da formação de uma identidade coletiva baseada no idioma, na cultura e nas tradições comuns.

d.na Alemanha, a unificação politica pôde ultrapassar as barreiras impostas pela aristocracia territorial, que via no desenvolvimento industrial o caminho da modernização.

gaba a

alguem pode explicar a C e D?
Craftmir2003
Craftmir2003
Jedi
Jedi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

unificação da alemanha Empty Re: unificação da alemanha

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 20 Jul 2020, 03:27

Identidade coletiva está certo.
Mas cultura, tradições comuns e idioma variam um pouco. Existem dialetos. Os alemães eles costumam falar de que província são. Se são da Bavária,se são da Baixa Saxônia,se são da Alta Saxônia e os costumes são diferentes. A União foi mais econômica mesmo. Com a unificação de impostos e Fortificação acompanhada de dinamização da economia.
Na D,a parte de desenvolvimento industrial e modernização está certo. Porém a aristocracia territorial foi mantida.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos