PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conservação da quantidade de movimento

3 participantes

Ir para baixo

Conservação da quantidade de movimento Empty Conservação da quantidade de movimento

Mensagem por RAFA&L Ter 24 Mar 2020, 11:22

Um canhão atira uma granada obliquamente, de maneira a atingir o ponto de altura máxima com velocidade horizontal v. Nesse instante, a granada sofre uma explosão, que a divide em três fragmentos de mesma massa. Dois fragmentos adquirem velocidade v1 e v2, cujos módulos são iguais ao da velocidade inicial. Determine a velocidade do terceiro fragmento, imediatamente após a explosão.


Conservação da quantidade de movimento 2d8rsqs


RESOLUÇÃO: 

Conservação da quantidade de movimento Mr5zs0
Conservação da quantidade de movimento Gif

Por que V1 e V2 é igual a V ???
V não é apenas a componente horizontal da velocidade inicial de lançamento da granada? Digo, a velocidade inicial não é V. Onde estou errando? Por que essa resolução segundo o gabarito é correta; mas tenho por mim que ela é errada (embora quem deva estar errado seja eu mesmo).

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da quantidade de movimento Empty Re: Conservação da quantidade de movimento

Mensagem por Felipe2000 Ter 24 Mar 2020, 12:25

Não sei se estou certo, mas a conservação da quantidade de movimento vai, nesse caso, ocorrer em relação à horizontal, pois a força resultante na horizontal é nula. O caso na vertical é diferente, tendo em vista que há o peso como força resultante, acarretando em impulso e, consequentemente, variação na quantidade de movimento. Ademais, no ponto analisado pela questão, a velocidade vertical é nula, não havendo quantidade de movimento devido a essa velocidade. Além disso, note que a granada se partiu em 3 ângulos de 120°, o que resultaria em 3 velocidades iguais, caso a granada estivesse em repouso. A velocidade da massa que adquire v = 4v se explica pela conservação da quantidade de movimento.
Felipe2000
Felipe2000
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da quantidade de movimento Empty Re: Conservação da quantidade de movimento

Mensagem por Rory Gilmore Ter 24 Mar 2020, 15:11

O enunciado fez confusão. Considere como "velocidade inicial" a velocidade imediatamente antes da explosão v e não a velocidade de lançamento.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação da quantidade de movimento Empty Re: Conservação da quantidade de movimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos