PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preciso de dicas para conceitos sociológicos

3 participantes

Ir para baixo

Preciso de dicas para conceitos sociológicos Empty Preciso de dicas para conceitos sociológicos

Mensagem por PapiroFeroz Qua 19 Fev 2020, 20:45

Tenho estudado redação para vestibular e notei que as melhores notas são dissertações que possuem conceitos sociológicos bem empregados. Já pesquisei e peguei alguns: Modernidade líquida, sociedade do espetáculo, sociedade do desempenho e indústria cultura. Mesmo assim,acredito que não seja suficiente. Por isso, peço que compartilhem autores e idéias versáteis para encaixar com temas atuais. 

Agradeço desde já.
PapiroFeroz
PapiroFeroz
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/11/2019
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de dicas para conceitos sociológicos Empty Re: Preciso de dicas para conceitos sociológicos

Mensagem por Raquel Valadão Qua 19 Fev 2020, 21:08

A ideia é você ler os livros de alguns desses caras e anotar as ideias por campo de conhecimento pra evitar decorar frases e com isso você pode puxar a linguiça pro seu lado (escrever a ideia dele de modo que pareça concordar fielmente com o que você está dizendo). Além disso, leia frequentemente essas ideias durante a semana.

Por exemplo, você  leu o livro e viu o conceito do Debord de "fetiche mercantil" - é o de aceitar tudo (produtos de massa, polarização, superficialidade) pelo prazer do espetáculo/ pelo caráter fantástico da coisa.

Daí tu coloca isso no campo do conhecimento  de "Alienação, problemas sociais e de irrelevância". A partir disso, todo tema que tu puder usar como argumento  alienação, irrelevância de algum grupo/assunto perante a sociedade, superficialidade e relações sociais fracas, tu usa o conceito (note que não uso só pra o tema óbvio do consumismo).

Eu não sei se você leu os livros, mas se não, faz isso. Soc do espetaculo e todos do byung chul han (Desempenho, Topologia da violencia, Agonia do Eros, Soc da transparencia). Recomendo também Justiça, do Michael Sandel, Vigiar e Punir...

Vale a pena ler, se não tu só vai decorar vários, mas não vai conseguir "puxar linguiça" pro seu lado (fará poucas relações repertório-temas). Se quiser mais dicas de repertório, mande um mp.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de dicas para conceitos sociológicos Empty Re: Preciso de dicas para conceitos sociológicos

Mensagem por Ashitaka Qua 19 Fev 2020, 21:48

Modéstia à parte, eu fui bastante bem em redações nos vestibulares que prestei no meu ano. E eu fiz exatamente o contrário do que a Raquel disse. Não perdi meu tempo lendo absolutamente nada desses sociólogos (nem tinha como fazer isso), apenas decorei frases, citações e modelos de introduções que poderiam ser utilizados em diversos temas diferentes. Li e anotei ideias das redações nota 10 da FUVEST e isso foi bom. Pegue o que encontrar frases prontas que o pessoal usou lá e decore.

Ao final do ano, tinha 1 folha com alguns modelos que decorei de introduções e argumentos sociológicos que eu conseguia aplicar em infinitos temas. Na redação, cuspi toda a receita de bolo entrelaçando com meus argumentos próprios sobre os temas e a nota veio altíssima.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de dicas para conceitos sociológicos Empty Re: Preciso de dicas para conceitos sociológicos

Mensagem por Raquel Valadão Qua 19 Fev 2020, 21:55

Eu preferi decorar dados, mas, é claro, você se dá bem decorando frases sim. Conheci algumas pessoas que se deram bem assim. Conto o que funcionou pra caramba pra mim também.

Ter a famigerada receita cuspida é essencial, lendo livros ou não, mas aí é consenso.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de dicas para conceitos sociológicos Empty Re: Preciso de dicas para conceitos sociológicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos