Força das ligações (S e O)
4 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Força das ligações (S e O)
Relembrando a primeira mensagem :
Quando arrumado em ordem crescente da força de ligação, qual ordem está correta?
a) O-O < S-S < O = O < S = S
b) O-O < S-S < S = S < O = O
c) S-S < O-O < O = O < S = S
d) S-S < O-O < S = S < O = O
Alguém poderia me explicar o raciocínio para a resposta? Eles estão na mesma família, o S e o O, então não to encontrando justificativa...
GABARITO: C
Quando arrumado em ordem crescente da força de ligação, qual ordem está correta?
a) O-O < S-S < O = O < S = S
b) O-O < S-S < S = S < O = O
c) S-S < O-O < O = O < S = S
d) S-S < O-O < S = S < O = O
Alguém poderia me explicar o raciocínio para a resposta? Eles estão na mesma família, o S e o O, então não to encontrando justificativa...
GABARITO: C
DIogoMarassi- Iniciante
Re: Força das ligações (S e O)
Pois é... Mas se tu fosses olhar dessa forma, além de necessitar de uma tabela, o gabarito seria a B... Complicado!
folettinhomed- Mestre Jedi
folettinhomed escreveu:Pois é... Mas se tu fosses olhar dessa forma, além de necessitar de uma tabela, o gabarito seria a B... Complicado!
Sim, sim. Talvez o DIogoMarassi pegou essa questão fora do contexto.
Markerrzo- Recebeu o sabre de luz
A tabela mostra as ligações de O duplas necessitam de mais energia para ser quebrada do que a do Enxofre duplo. Significa que as ligações de O dupla são mais fortes que a do S duplo. Concordo com o raciocínio e inclusive com a troca do gabarito.Markerrzo escreveu:folettinhomed escreveu:Pois é... Mas se tu fosses olhar dessa forma, além de necessitar de uma tabela, o gabarito seria a B... Complicado!
Sim, sim. Talvez o DIogoMarassi pegou essa questão fora do contexto.
Basta procurar o por que isso "inverte" com apenas a ligação sigma, no sentido de que a ligação do enxofre fica mais forte ao retirar a ligação pi. Ter que consultar tabela pra resolver exercício é complicado! Só se for uma informação que deve ser decorada e a questão é pra isso... mas acredito que não.
Enfim, o exercício está em uma lista de geometria molecular. A lista envolve questões de ângulos de ligação, polaridade, temperatura de fusão, solubilidade em água, etc. E essa é a última questão que me deixou um tanto intrigado, não sei nem por onde conduzir o raciocínio. Por isso solicitei ajuda aqui. Mas sempre há, infelizmente, possibilidade do gabarito estar errado, não sei. Preciso conferir com o meu professor após o recesso. Não achei essa questão em lugar algum, por isso acho que foi feita por ele, ou ele tirou de algum lugar que não seja a internet. Resolvendo, coloco a resposta consistente e definitiva aqui. Agradeço. Abraços.
DIogoMarassi- Iniciante
Página 2 de 2 • 1, 2