PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rotina de estudos Fuvest 2020

5 participantes

Ir para baixo

Resolvido Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por newbie Ter 21 maio 2019, 18:38

Boa noite, venho pedir ajuda.
Pretendo realizar a Fuvest e o Enem esse ano, mas só pude começar a estudar agora. Preciso começar a aprender desde o mais básico, pois, como muitos, não estudei nada na época da escola. Como não tenho muita noção de como organizar uma rotina de estudos, comprei o livro Matemática Ciência E Aplicações Volume 1 e estou lendo, anotando e resolvendo os exercícios desde o começo. Minha dúvida é, eu deveria mudar algo nessa estratégia? Acho que como matemática tem um maior peso, pretendo avançar o máximo possível neste livro, e deixar para aprender outros temas com revisões no Youtube, mais para frente. Ou talvez eu devesse usar esse livro somente como um suporte para ir resolvendo questões das provas anteriores?
E quanto à redação? Poderiam me indicar algum site que faz correções de redações e cobram somente por esse serviço? Pretendo fazer no mínimo uma redação por semana.
Algo que tem me preocupado é se ainda dá ou não tempo de estudar o suficiente para tirar ao menos mais de 40 pontos na Fuvest. O que acha, é possível? Sejam realistas, por favor.
Bom, peço desculpas caso eu tenha cometido um erro em criar esse tópico aqui, mas independente de qualquer coisa, agradeço.

newbie
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 28
Localização : São Paulo

thalest25378 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por Jessie Ter 21 maio 2019, 20:09

newbie escreveu:Minha dúvida é, eu deveria mudar algo nessa estratégia? 
Quem estuda por livro normalmente faz isso, só mude se perceber que não está aprendendo.

newbie escreveu:Acho que como matemática tem um maior peso, pretendo avançar o máximo possível neste livro, e deixar para aprender outros temas com revisões no Youtube, mais para frente. Ou talvez eu devesse usar esse livro somente como um suporte para ir resolvendo questões das provas anteriores?
Fazer exercícios do vestibular que pretende prestar é fundamental. Entendo que matemática e redação dão muitos pontos no ENEM, mas reserve um tempo para estudar outros conteúdos, por exemplo, história e português podem te ajudar a criar um repertório e a interpretar melhor as questões de outras matérias e também na escrita da redação.


newbie escreveu:E quanto à redação? Poderiam me indicar algum site que faz correções de redações e cobram somente por esse serviço? Pretendo fazer no mínimo uma redação por semana.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


newbie escreveu:Algo que tem me preocupado é se ainda dá ou não tempo de estudar o suficiente para tirar ao menos mais de 40 pontos na Fuvest. O que acha, é possível? Sejam realistas, por favor.
Depende muito da tua disciplina e do teu tempo disponível, por exemplo, estudando todos os dias é possível finalizar o livro que você citou em aproximadamente 1 mês (com 2 horas de estudo por dia, em minha experiência).
Jessie
Jessie
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por monica_geller Ter 21 maio 2019, 23:33

Oi, Newbie, bem-vindo!

"Algo que tem me preocupado é se ainda dá ou não tempo de estudar o suficiente para tirar ao menos mais de 40 pontos na Fuvest. O que acha, é possível? Sejam realistas, por favor."


Eu acho totalmente possível!! Conheço pessoas que conseguiram com até menos tempo!


Como a Jessie disse, matemática e redação garantem muitos pontos no enem, porém, pensando na Fuvest, há muitas outras coisas que podem te garantir esses pontos!




Os livros:  há uma lista obrigatória, ou seja, esses livros vão cair, ou na primeira ou na segunda. Não precisa ler todos, uma boa análise já te ajudará (assim como boas aulas no youtube!)


Estude os conteúdos que mais caem na fuvest e que são mais fáceis de você acertar!
Lembre-se que na Fuvest há questões fáceis e médias assim como todas as provas e a distribuição é bem coerente! Então pelo menos 30 delas são fáceis!


Outra dica, sempre costuma cair atualidades, então, perto da prova, procure os temas possíveis que possam cair em geografia!


Outra coisa, a prova de biologia da primeira fase da fuvest tem fama de ser a mais fácil e ela costuma repetir muitos assuntos! Procure a análise de incidência e estude! 


Assim como a Jessie disse muito bem, estude as provas antigas!


Como ela disse também e só relembrando, matemática tem peso sim no enem e redação também, porém eu acho que focar em apenas uma matéria algo muito arriscado uma vez que você presta outra prova


Pense nos assuntos que você tem facilidade, relembre eles! Não deixe perder questões de assuntos que você saiba e de matérias que vc gosta por ter estudado só uma matéria durante o ano


Sobre sites de redação, o Projeto Redação cobra só pelas redações. Eu não conheço outros.


Boa sorte nessa jornada!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por newbie Sáb 22 Jun 2019, 10:41

Bom dia.
Agradeço a ajuda que vocês me deram, de verdade.
Mas ainda me sinto perdido em como organizar minha rotina de estudos. Atualmente estou indo pelo livro, mas como estou tendo um pouco de dificuldade estou vendo todo o conteúdo de álgebra do Instituo Khan, o que ajuda, mas acredito estar perdendo muito tempo, principalmente por não saber muito bem selecionar o que aprender. Para português estou acompanhando a playlist no Youtube do canal Português com Letícia, e para biologia estou anotando tudo que posso da playlist de revisão do Landim (também não sei se é o melhor caminho). De química tenho o livro do Ricardo Feltre, mas não comecei a estudar por ele.
Quanto aos livros, já tinha lido a maioria, acho que falta uns 3.
Tenho aqui, para estudar as provas antigas, este arquivo, no link [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tenho também 6 volumes das apostilas do Bernoulli, apostilas da Usp, IESDE, e mais o que se possa encontrar facilmente na internet, resumos, etc. Caso alguém tenha experiência com alguma delas, gostaria de um relato, se possível. Começar a estudar todas elas do começo acredito não ser possível, estou correndo contra o tempo.
Estou pensando em fazer o seguinte, estudar, com as apostilas, somente os três conteúdos com maior incidência de cada matéria, fora matemática, que o aprendizado deve partir do mais básico. Mas como dividir o tempo? Quantas horas por dia devo dedicar à cada uma delas?
Tempo e disciplina não são problemas.
Desculpe caso eu pareça estar pedindo demais, sei que ninguém vai pegar na minha mão para mostrar o caminho, mas peço somente que me ajudem a encontrá-lo.
Obrigado!!!

EDIT: O quanto valeria a pena assinar a plataforma do Stoodi? Levando em conta meu objetivo e, claro, a grana curta.

newbie
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por rtachinardi Sáb 06 Jul 2019, 23:48

Bom dia! 

Em resumo: Stoodi é bom, Bernoulli também e dá pra encaixar coisas do poliedro.

Explicando:

Uso as apostilas do Bernoulli para estudar pra fazer revisão e pras provas do colégio desde o meu 1º, uso as apostilas poliedro para estudar pra vestibular e também assino Stoodi. Sobre o Bernoulli é sensacional na teoria, mas tem poucos exercícios e é bem focado em medicina; também dá pra sentir que tem umas partes em que eles se aprofundam por cair em vestibular de MG mas não é tão relevante nos de SP. Já o Poliedro tem uma teoria muito ruim em matemática mas nas outras matérias é muito boa - só não conheço a de física -a seleção de exercícios é gigante sendo que em matérias como química fazer 1/3 deles tá ótimo já. 

Sendo mais específico:
Química: Poliedro é exagerado, Feltre tem muita coisa inútil, Bernoulli tem muitas referências à parte de medicina mas acho que é o melhor pra quem tá na correria. Qualquer um tem conteúdo o suficiente pra passar
Matemática: Bernoulli é meio leve, Iezzi é bom, Poliedro é exagerado e a teoria é péssima. Se tiver 2ª fase de exatas, não sei se o Bernoulli dá conta... Acho que o Iezzi tá bom pra ti. Vale lembrar que o Poliedro tem uma apostila de matemática básica
Português: O material de interpretação de texto do poliedro ajuda muito, gramática é boa e literatura pode pular questões sobre livros que não vão cair no teu vestibular. Bernoulli é muita decoreba em gramática, o resto acho um pouco pior que o poliedro. Vá de poliedro
Humanas: Bernoulli às vezes tem um viés ideológico e eu acho a teoria melhor que a do poliedro, mas ela é muito comprida. Poliedro faz algumas coisas rápido demais, especialmente no livro1 - dedique um tempo extra pra ele. Vá de poliedro, pode pular os exercícios propostos. Os capítulos de humanas são maiores que o no poliedro.
Física: eu usei o tópicos de física e recomendo, não conheço os outros. Se for de tópicos, pule os nível 3 e para raciocinar.
Biologia: Bernoulli aprofunda demais, e a didática do Poliedro foi a melhor que eu encontrei. Vá de Poliedro, mas se programe para o dobro de capítulos nessa matéria pq eles são menores que o das outras.


Sobre o stoodi:
USE ELE PARA REDAÇÃO, no mínimo. Isso porque o preço do stoodi com aulas, resumos, exercícios = 4 redações mensais é menor que 4 redações mensais em plataformas de correção. Os resumos ajudam pra caramba. As aulas são boas, mas acho elas meio lentas. O banco de exercícios pode ser útil no final do ano mas não usei muito. Já assinei o descomplica e o stoodi é melhor.

Se tempo não é problema, com 8-10 horas/dia bem focadas você consegue estudar a matéria inteira até os vestibulares - sem pular nenhum capítulo. Pelo menos, tenta isso nesse mês e vê como tá o ritmo... qualquer coisa tu acelera na reta final.

O eu faria se fosse você? 1 redação/semana; Matemática básica no Poliedro, seguindo pra Iezzi; Física no tópicos sem se aprofundar muito; Química no Bernoulli sem se aprofundar muito; Português do poliedro incluindo o livro extra de interpretação, dando uma acelerada na parte de literatura pra conseguir ver as coisas sobre obras literárias por fora; Biologia no poliedro, só tente lembrar do que cai no exercícios propostos de múltipla escolha; Humanas no poliedro e faça o livro 1 com muito carinho. Quando for lavar a louça, estiver no trânsito ou coisas do tipo, deixe uma aula do stoodi tocando de fundo pra otimizar tempo; se for prestar atenção mesmo, se acostume a assistir e velocidade 2x.

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por newbie Qui 11 Jul 2019, 22:18

Boa noite.
Obrigado pela resposta, vou seguir religiosamente seus conselhos.
Vou terminar a parte de Geometria da apostila de Matemática Básica da Poliedro e depois vou partir para o Iezzi. Mas tenho mais uma dúvida, seria o volume único? Qual a ordem dos capítulos que eu poderia seguir? Visto que é muito extenso e eu pretendo ao menos chegar em trigonometria.
Valeu!

newbie
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por rtachinardi Qui 11 Jul 2019, 23:06

Boa noite! 
Acabei de ver que falaram de atualidades, aí vai uma dica extra: siga o professor Ricardo Marcílio no YouTube e no Instagram (ele é o responsável por atualidades no descomplica e em cursinhos tops). Sobre o Iezzi, você me disse que estava fazendo o matemática ciências e aplicações (também conhecido como Iezzi de 3 volumes); como a colega disse lá em cima, é perfeitamente possível fazer cada volume em um mês... Se você aguentar esse ritmo pode ir nele e fazer inteiro. Se não aguentar o 3V, faça o Volume Único e tente fazer com carinho listas de fuvest e enem. Se voce achar que não vai dar tempo, procure quais matérias mais caem e estude por elas. Especialmente se você optar pelo Volume Único, tente fazer a frente 2 do poliedro até o capítulo 7, aprendi umas coisas nela bem com cara de "dica de cursinho" que podem ajudar muito. Não deixe de fazer exercícios da Fuvest ou do Enem de jeito nenhum, e tente ir fazendo desde já para ter uma noção de como as matérias são cobradas e ja conseguir estudar as apostilas com esse foco. Qualquer dúvida só me chamar e força nos estudos!

rtachinardi
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 21
Localização : barueri SP BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por Giovana Martins Qui 11 Jul 2019, 23:34

Desculpe cair de paraquedas na postagem, mas gostaria de sugerir algo. Se possível, tente também obter aquelas revistinhas de atualidades do Guia do Estudante. Elas são um pouquinho caras, mas são muito boas. Vira e mexe cai algo na FUVEST na parte de atualidades que já foi abordado por essas revistinhas.

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7521
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por newbie Sex 12 Jul 2019, 00:01

Agradeço demais as dicas.
Vou encarar o volume único, apesar de conseguir entender a teoria eu estava com dificuldades em fazer os exercícios, não estava conseguindo resolver sozinho, levando mais de uma semana em cada capítulo. Deixei ele de lado e foquei em matemática básica, com o Nerckie, mas mesmo assim acho que não consigo terminar ele em um mês. Vou tentar me dedicar mais às Funções e Geometria.
De novo, obrigado!

Vou dar uma olhada, Giovana. Valeu!

newbie
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Rotina de estudos Fuvest 2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos