Avaliação de rotina de estudos
3 participantes
Avaliação de rotina de estudos
Completei 17 anos em 2020. Meu objetivo é a Fuvest.
Estudei em um colégio particular de segunda linha, nada de mais. Mantive boas notas durante meu ensino médio, mas tenho consciência que não aprendi muita coisa. Há uns meses, estudei por livros de matemática nível fundamental para revisar algumas coisas e cobrir buracos na minha base.
Vou usar um cronograma que estuda uma matéria por vez, os motivos são: consigo manter melhor o foco estudando apenas uma matéria; e uma matéria é "filha" da outra, por isso, é necessário saber bem matemática para aprender física, assim como é com a física e química, química e biologia.
Comecei no início de outubro. Estudo, em média, 4 horas por dia.
Out/Fev - Aref (Seg-Dom)
Mar/Jun - Física Clássica (Seg-Sex)/Provas anteriores Mat (Sáb-Dom)
Jul/Set - Feltre (Seg-Qui)/Provas anteriores Fís (Sex-Sáb)/Provas anteriores Mat (Dom)
Out/Dez - Campbell (Seg-Qui)/Provas anteriores Quí (Sex)/Provas anteriores Fís (Sáb)/Provas anteriores Mat (Dom)
Jan - Provas anteriores Mat (Seg-Qui)/Provas anteriores Fís (Ter-Sex)/Provas anteriores Bio (Qua-Sáb)/Redação (Dom)
Coloquei esse tempo para os livros tomando como base o fato de que fechei os volumes 1 e 2 do Aref em 1 mês.
Sei que não vou ter terminado de estudar toda a Biologia antes da primeira fase, mas acho que dá para conseguir a nota necessária sem isso, pois o curso não é tão concorrido.
O curso que quero é Ciências Físicas e Biomoleculares, na USP São Carlos.
Estudei em um colégio particular de segunda linha, nada de mais. Mantive boas notas durante meu ensino médio, mas tenho consciência que não aprendi muita coisa. Há uns meses, estudei por livros de matemática nível fundamental para revisar algumas coisas e cobrir buracos na minha base.
Vou usar um cronograma que estuda uma matéria por vez, os motivos são: consigo manter melhor o foco estudando apenas uma matéria; e uma matéria é "filha" da outra, por isso, é necessário saber bem matemática para aprender física, assim como é com a física e química, química e biologia.
Comecei no início de outubro. Estudo, em média, 4 horas por dia.
Out/Fev - Aref (Seg-Dom)
Mar/Jun - Física Clássica (Seg-Sex)/Provas anteriores Mat (Sáb-Dom)
Jul/Set - Feltre (Seg-Qui)/Provas anteriores Fís (Sex-Sáb)/Provas anteriores Mat (Dom)
Out/Dez - Campbell (Seg-Qui)/Provas anteriores Quí (Sex)/Provas anteriores Fís (Sáb)/Provas anteriores Mat (Dom)
Jan - Provas anteriores Mat (Seg-Qui)/Provas anteriores Fís (Ter-Sex)/Provas anteriores Bio (Qua-Sáb)/Redação (Dom)
Coloquei esse tempo para os livros tomando como base o fato de que fechei os volumes 1 e 2 do Aref em 1 mês.
Sei que não vou ter terminado de estudar toda a Biologia antes da primeira fase, mas acho que dá para conseguir a nota necessária sem isso, pois o curso não é tão concorrido.
O curso que quero é Ciências Físicas e Biomoleculares, na USP São Carlos.
Luís Suárez- Iniciante
Re: Avaliação de rotina de estudos
Recomendo que você varie as matérias ao longo da semana, pois embora seja necessário ter uma base em matemática para estudar física (na verdade, a nível de vestibular, nem tanto), nem tudo que você estudar em matemática irá usar em física (muito pouco, nesse caso). Corre o risco de você chegar ao vestibular muito bom apenas na matéria que estudou por último. É melhor que você chegue na média em todas do que bom em apenas uma e tenha esquecido das que estudou primeiro.
E com física - química e química - biologia?Claudir escreveu:Recomendo que você varie as matérias ao longo da semana, pois embora seja necessário ter uma base em matemática para estudar física (na verdade, a nível de vestibular, nem tanto), nem tudo que você estudar em matemática irá usar em física (muito pouco, nesse caso). Corre o risco de você chegar ao vestibular muito bom apenas na matéria que estudou por último. É melhor que você chegue na média em todas do que bom em apenas uma e tenha esquecido das que estudou primeiro.
Luís Suárez- Iniciante
gohthicx gosta desta mensagem
Re: Avaliação de rotina de estudos
Cara, aconselho ir estudando as matérias simultaneamente.
Discordo que uma matéria é dependente de outra: em biologia, por exemplo, a parte que você vai "precisar" de química é medular.
Discordo que uma matéria é dependente de outra: em biologia, por exemplo, a parte que você vai "precisar" de química é medular.
MalcolnMed- Mestre Jedi