Atomística
3 participantes
Página 1 de 1
Atomística
UFSC - Analise as duas afirmações:
A luz emitida nos luminosos a base de gás neônio são originadas em tubos de baixa pressão com descarga elétrica de alta voltagem.
Os chineses, desde o século X, utilizavam efeitos luminosos pela queima de fogos de artifício.
Analise a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S):
01. A luz emitida pelo gás neônio ocorre pela reação química entre todos os átomos presentes no tubo.
02. A luz emitida tanto pelo gás neônio, quanto pelos fogos de artifício pode ser explicada através do salto dos elétrons para níveis mais energéticos. Esta luz será liberada quando da volta do elétron à sua camada de origem.
04. A ionização do átomo de neônio acontece com a perda de elétrons do subnível "2p".
08. O neônio é um gás nobre com a seguinte configuração eletrônica: 1S2 2S2 2p6.
Resposta: (16), (15) ou (10)?
A luz emitida nos luminosos a base de gás neônio são originadas em tubos de baixa pressão com descarga elétrica de alta voltagem.
Os chineses, desde o século X, utilizavam efeitos luminosos pela queima de fogos de artifício.
Analise a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S):
01. A luz emitida pelo gás neônio ocorre pela reação química entre todos os átomos presentes no tubo.
02. A luz emitida tanto pelo gás neônio, quanto pelos fogos de artifício pode ser explicada através do salto dos elétrons para níveis mais energéticos. Esta luz será liberada quando da volta do elétron à sua camada de origem.
04. A ionização do átomo de neônio acontece com a perda de elétrons do subnível "2p".
08. O neônio é um gás nobre com a seguinte configuração eletrônica: 1S2 2S2 2p6.
Resposta: (16), (15) ou (10)?
Segundo a UFSC o gabarito certo é 15.
Essa 01 eu não sei porque está certa, se alguém souber, por favor coloque aqui.
Essa 01 eu não sei porque está certa, se alguém souber, por favor coloque aqui.
Tiago Domingues- Recebeu o sabre de luz
Re: Atomística
A luz emitida não se dá pela reação entre os átomos do tubo, já que o neon é um gás nobre, isto é, não reage. Além do mais, a afirmação generaliza muito quando fala em TODOS os átomos reagindo (estranho). Pra mim, a luz se dá pelos saltos quânticos dos elétrons das camadas mais externas (mais energéticas) para as mais internas (menos energéticas), que é o que fala a afirmação 02. As afirmativas 1 e 2 são contraditórias, portanto somente uma delas pode estar correta, no caso eu acho que somente a 1 é falsa e todas as outras estão corretas
Felipe Pereira Sales- Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos