PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decomposição de vetores em direção genérica

Ir para baixo

Decomposição de vetores em direção genérica Empty Decomposição de vetores em direção genérica

Mensagem por Afonso_Henrique52741 Qui 17 Jan 2019, 19:03

Olá, tudo bem?
Eu tenho uma dúvida em relação a decomposição de vetores em 3D. O problema é que eu preciso de valores no espaço ortogonal, mas a decomposição não é nos eixos x, y e z. Na figura eu tenho um vetor V, em preto, com valores conhecidos (V=(a,b,c)) e o vetor i, unitário, em um direção aleatória no espaço(i=(d,e,f)). Eu preciso decompor o vetor V em outros dois vetores, um paralelo a i (Vi=(x1,y1,z1)) e outro perpendicular a i (Vii=(x2,y2,z2)). Então, inverter a componente Vi no espaço e somar com Vii para formar o vetor resultante R.
A unica coisa que eu consigo chegar é o angulo alfa entre V e i, através da definição de produto interno. Acredito que com os valores das variaveis de Vi e Vii, é só inverter x1,y1 e z1 e somar vetorialmente com Vii para chegar a R, mas nao consigo imaginar como decompor V na direção desejada. Como proceder?

Obs: Apesar do desenho estar em 2D, o problema se refere ao espaço 3D, e i não esta paralelo ao eixo x.

Afonso_Henrique52741
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/12/2018
Idade : 24
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos