Reação de Neutralização
2 participantes
Página 1 de 1
Reação de Neutralização
Pesquisadores avaliaram a água potável de uma cidade brasileira e encontraram diversas substâncias que estão destacadas a seguir.
Esses compostos relacionam-se a hormônios sexuais, produtos farmacêuticos e produtos de origem industrial. A princípio, segundo a autora da pesquisa, estes compostos não deveriam estar presentes na água consumida pela população. “Alguns foram encontrados numa concentração até mil vezes maior que em países da Europa”, relata
Gislaine Ghiselli, pesquisadora do Instituto de Química da Unicamp.
Para identificar as substâncias encontradas nessa água, vários testes são realizados. Um deles consiste na adição de gotas de uma solução de hidróxido de sódio para promover uma reação de neutralização. Dentre as substâncias apresentadas no texto, qual delas poderia ser identificada em uma reação de neutralização com o hidróxido de sódio?
A Benzopireno.
B Bisfenol A.
C Cafeína.
D Colesterol.
E Progesterona.
Obrigada desde já!!
Esses compostos relacionam-se a hormônios sexuais, produtos farmacêuticos e produtos de origem industrial. A princípio, segundo a autora da pesquisa, estes compostos não deveriam estar presentes na água consumida pela população. “Alguns foram encontrados numa concentração até mil vezes maior que em países da Europa”, relata
Gislaine Ghiselli, pesquisadora do Instituto de Química da Unicamp.
Para identificar as substâncias encontradas nessa água, vários testes são realizados. Um deles consiste na adição de gotas de uma solução de hidróxido de sódio para promover uma reação de neutralização. Dentre as substâncias apresentadas no texto, qual delas poderia ser identificada em uma reação de neutralização com o hidróxido de sódio?
A Benzopireno.
B Bisfenol A.
C Cafeína.
D Colesterol.
E Progesterona.
- gabarito e dúvida:
B
Eu fiquei em dúvida entre a letra B e D, mas considerei a D correta. Sei que em uma reação de neutralização, ácido + base -> sal + água, faltando, então, apenas o ácido. Mas considerei o bisfenol A incorreto porque ele é apolar, já que é simétrico, então imaginei que não haveria rompimento na ligação OH do fenol justamente por ser apolar, então o O não conseguiria ter tanta eletronegatividade assim em relação ao H.
Já no colesterol, mesmo que o álcool não tenha uma característica propriamente ácida, pensei que ele poderia agir como um ácido fraco, e formaria um sal com O-Na+
Por que meu pensamento está errado?
Obrigada desde já!!
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
Re: Reação de Neutralização
Muitas vezes, de tão fracos, os alcoóis nem mesmo são identificados como ácidos, como você mesma disse. Há alcoóis mais fracos que a própria água, em termos de acidez. Enquanto que o fenol é mais ácido, pois possui uma estrutura de ressonância dando estabilidade para o carbono ligado ao grupo OH. Esse só perde para o ácido carboxílico, que é mais forte que ambos..
dd0123- Estrela Dourada
Mas e quanto ao bisfenol A ser polar, não influencia na acidez?? Não torna mais difícil de haver a ruptura da ligação de hidrogênio na hidroxila?
Aqui no meu caderno está escrito: "quanto mais polar, mais fácil é a quebra e mais forte é o ácido, porque formam-se mais íons."
Também está escrito sobre o fenol: "o fenol possui o efeito indutivo retirador de elétrons, pois um dos pares livres do oxigênio participa da ressonância do benzeno, aumentando a sua força de ácido de lewis."
"quanto maior o efeito indutivo e a presença de grupos eletronegativos maior será a força do ácido, ex.: o cloro presente na cadeia atrai os elétrons da carboxila, facilitando a saída do H+"
Foi assim que eu aprendi sobre os ácido/base de orgânicos
Ficou claro para você?
Também está escrito sobre o fenol: "o fenol possui o efeito indutivo retirador de elétrons, pois um dos pares livres do oxigênio participa da ressonância do benzeno, aumentando a sua força de ácido de lewis."
"quanto maior o efeito indutivo e a presença de grupos eletronegativos maior será a força do ácido, ex.: o cloro presente na cadeia atrai os elétrons da carboxila, facilitando a saída do H+"
Foi assim que eu aprendi sobre os ácido/base de orgânicos
Ficou claro para você?
dd0123- Estrela Dourada
olha, pra falar bem a verdade eu nunca precisei chegar até esse pensamento, peço até desculpa porque não vou poder ajudar (agora até eu não estou entendendo direito rsrsrsrs)...
Eu nunca levei em consideração os vetores de eletronegatividade em questões como essa, aliás em questões no geral... estou com um peso na consciência por sinal
Acho que somente um pessoal tipo o Thálisson pode ajudar
Eu nunca levei em consideração os vetores de eletronegatividade em questões como essa, aliás em questões no geral... estou com um peso na consciência por sinal
Acho que somente um pessoal tipo o Thálisson pode ajudar
dd0123- Estrela Dourada