PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oposição entre criollos e chapetones

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Oposição entre criollos e chapetones

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 17 Out 2018, 22:43

Uma das marcas das colônias espanholas na América foi a oposição entre criollos e chapetones. Em parte, essa oposição pode ser explicada como

(A) uma disputa entre os interesses da produção colonial, nas mãos dos criollos, e da atividade comercial, dominada pelos chapetones.

(B) um efeito direto da concorrência econômica, pois os dois grupos sociais disputavam o monopólio do comércio de escravos africanos.

(C) uma rivalidade essencialmente religiosa, pois os criollos estavam ligados à Igreja católica e os chapetones eram adeptos das Igrejas reformadas.

(D) uma rixa entre esses dois grupos sociais, pois os chapetones defendiam a servidão indígena e os criollos se opunham a essa prática.

(E) uma decorrência da política da Coroa espanhola, que privilegiava os criollos e oferecia a estes, com exclusividade, os cargos administrativos coloniais.




Alguém pode me explicar essa alternativa, fazendo um favor??
Pelo que eu sei, a briga entre os chapetones e criollos era devido a Coroa espanhola permitir os cargos administrativos apenas aos chapetones, por serem espanhois de origem, o que desagradava os criollos que estavam ascendendo socialmente. Sobre a a), eu nunca li sobre...

Obrigada! (=


Última edição por Liliana Rodrigues em Qui 18 Out 2018, 23:23, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Oposição entre criollos e chapetones

Mensagem por Mateus Meireles Qui 18 Out 2018, 11:49

Olá, Liliana


Os "criollos" eram filhos de espanhóis nascidos na América e, por isso, excluídos dos altos cargos da administração colonial. Esses cargos eram privilégio dos "chapetones", espanhóis de nascimento e não apenas filiação. Ao longo do século XVIII, a mineração entrou em declínio e abriu espaço para outras atividades como, por exemplo, a pecuária e o comércio, atividades desenvolvidas pelos "criollos", sem, no entanto, aumentar seu poder político. As guerras napoleônicas contribuíram um pouco para acelerar esse processo. Napoleão depôs o rei da Espanha, deixando as colônias sem comando da metrópole. Nas colônias, organizaram-se as Juntas Governativas , órgãos em que os "criollos" assumiram mais poder, beneficiando assim o comércio. A derrota de Napoleão e a restauração do rei deposto colocaram novamente em choque as vontades da metrópole e das colônias. O que realmente interessava aos "criollos" era mais liberdade para o comércio, sua principal fonte de renda e poder. Esse comércio sofria uma série de restrições impostas pela Espanha dentro da lógica ainda mercantilística e monopolista. 


Abraço.

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 15/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos