PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

3 participantes

Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por powermetal Sex Set 21 2018, 12:11

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Ω cada um, um gerador ideal de 18 V e um amperímetro de resistência elétrica desprezível, conforme mostra a figura. A resistência elétrica dos fios utilizados para essa montagem também pode ser considerada desprezível.
Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Uea-ma22
Nessas condições, a indicação do amperímetro será
 (A) 2 A. (B) 1 A. (C) 4 A. (D) 3 A. (E) nula
Resposta C
powermetal
powermetal
Jedi
Jedi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Emanoel Mendonça Sex Set 21 2018, 19:27

Oi, Como vai?

O amperímetro lerá a soma de duas correntes iguais, pois ele está num ramo de encontro das duas partes da corrente total, deixo anexo minha solução.

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Img_2033


qualquer coisa me fala.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por powermetal Sex Set 21 2018, 20:09

Emanoel029 escreveu:Oi, Como vai?

O amperímetro lerá a soma de duas correntes iguais, pois ele está num ramo de encontro das duas partes da corrente total, deixo anexo minha solução.

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Img_2033


qualquer coisa me fala.

Observei bastante mas não consegui entender.
Depois de muito observar consegui ver que que os resistores estão em paralelo, entendendo assim a sua representação.Até aqui tudo ok.
Mas não entendi como conectar o amperímetro no novo desenho.
Nem como vc calculou e visualizou a corrente que ele vai medir
powermetal
powermetal
Jedi
Jedi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Emanoel Mendonça Sex Set 21 2018, 20:25

Observe o caminho que a corrente percorre, quando ela chega no nó A, ela já se dividi e passa pelo resistor primeiro resistor de 9Ω da esquerda para direita, e também passa pelo fio em curto, chegando no nó A no final do curto, ela se divide novamente, quando ela segue pela esquerda seguindo no sentido do primeiro resistor, ela encontra a parte da corrente que já passou pelo primeiro resistor de 9Ω se soma, passam pelo amperímetro e retornam ao gerador.

Veja se ficou claro agora
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por powermetal Sex Set 21 2018, 21:11

Emanoel029 escreveu:Observe o caminho que a corrente percorre, quando ela chega no nó A, ela já se dividi e  passa pelo resistor primeiro resistor de 9Ω da esquerda para direita, e também passa pelo fio em curto, chegando no nó A no final do curto, ela se divide novamente, quando ela segue pela esquerda seguindo no sentido do primeiro resistor, ela encontra a parte da corrente que já passou pelo primeiro resistor de 9Ω se soma, passam pelo amperímetro e retornam ao gerador.

Veja se ficou claro agora

Agora eu fiquei mais confuso ainda.
Não sabia que o fio estava em curto.Cheguei a pensar mas depois mudei de ideia quando vi que a ddp dos resistores era diferente de zero.Ao ver um curto eu riscava o resistor e fazia a corrente passar pelo fio em curto.Então, agora que vc disse que o fio está em curto estou confuso em fazer a corrente passar pelo resistor riscado.
powermetal
powermetal
Jedi
Jedi

Mensagens : 327
Data de inscrição : 12/09/2012
Idade : 31
Localização : minas

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Emanoel Mendonça Sex Set 21 2018, 21:45

Mil perdões não é um curto, onde eu disse "fio em curto", ignore a parte "em curto".
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Medeiros Sáb Set 22 2018, 03:55

Powermetal, reescrevi a resposta do Emanoel029, veja se ficou mais fácil de perceber.

O amperímetro ideal tem resistência interna nula. E são eletricamente idênticos os pontos (A e C) e (B e D).
Todos os resistores estão em paralelo com a fonte, logo todos estão submetidos à mesma ddp de 18 V.
Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Scree112
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10396
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Emanoel Mendonça Sáb Set 22 2018, 20:14

Obrigado por elucidar mestre Medeiros Smile
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Medeiros Sáb Set 22 2018, 22:15

Caro colega Emanoel029, apenas repeti a sua resolução com uma figurinha mais facilmente digerível. Vamos ver se satisfaz o colega Powermetal.
Abraço.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10396
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9 Empty Re: Um circuito é composto por três resistores ôhmicos de 9

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos