Crescimento das cidades

Ir em baixo

Crescimento das cidades

Mensagem por 93ana em Sex 2 Fev 2018 - 18:58

No decorrer da história de cada cidade, tem-se fases de constituição de edificações de distintos tipos e estilos. Uma edificação nova no centro combina, em muitos dos casos, com a demolição de edificações antigas e, por conseguinte, com a lesão de um referencial físico da lembrança urbana. Cada nova geração assume, desse modo, o lugar da antecedente, perdendo-se gradualmente a história antiga das cidades. Essa dissensão é muito intensa nas cidades contemporâneas, onde as edificações se tornam cada vez mais verticalizadas. (NO DECORRER... 2016). 
O crescimento das cidades e sua organização política estiveram relacionados ao processo histórico e seus elementos socioeconômicos, a exemplo de
 01) Atenas antiga, devido a seu caráter militarista e guerreiro, adquirido após as Guerras Médicas contra os persas, que a tornou a capital da civilização grega da Antiguidade.
 02) Lubeck, sede da Liga Hanseática, associação de comerciantes medievais, que incentivou a concorrência entre as cidades e seus mercadores, buscando aprimorar a produtividade.
 03) Constantinopla, região disputada pelos impérios alemão e czarista russo, com o objetivo de controlar a rota das especiarias que abastecia o mercado europeu. 
04) Vitória da Conquista, cujo crescimento urbano se intensificou em torno da implantação das rodovias, durante o governo Juscelino Kubitschek, em detrimento das vias férreas. RESPOSTA
 05) Salvador, com o estabelecimento dos polos petroquímicos de Camaçari e de Aratu, concretizando a política nacionalista e protecionista dos governos militares. 


petrasEstrela Dourada


Mensagens : 1209
Data de inscrição :10/06/2016
Idade : 52
Localização : bragança, sp, brasil

 

93ana
iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 14/12/2016
Idade : 25
Localização : Itabuna-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crescimento das cidades

Mensagem por Pedro Celso Silva em Qui 8 Fev 2018 - 12:14

O Texto disse sobre a lesão de "um referencial físico da lembrança urbana" Ou seja, é a destruição do centro histórico,ou legado histórico da cidade... para construir edificações novas. E a única opção que diz isso é Vitória da Conquista, onde ele diz que a implantação de rodovias substituiu as vias férreas, existentes na cidade desde a época da mineração.
As outras cidades tem seu centro histórico preservado até hoje
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 316
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum