como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log
2 participantes
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log
Uma maneira de se representar o ciclo de Carnot é mediante um gráfico em que a pressão P e o volume V são representados nas escalas logarítmicas (gráfico di-log), como o mostrado na figura acima. Nessa representação, as retas paralelas correspondem ao mesmo tipo de transformação que é representada por meio do gráfico P×V usual. Com base nessas informações e na figura acima, julgue os próximos itens.
I) A razão entre os calores específicos a pressão e a volume constante, γ , é igual a 2.(R. verdadeiro)
P.S como posso estimar os valores de Cp e Cv nesse caso? já que eu não tenho informações de qual é o tipo de gás, por exemplo monoatômico ou diatômico? existe uma forma de estimar isso usando apenas o grafico?
Edgar Gomes- Mestre Jedi
Re: como estimar Cv e Cp no gráfico di-Log
Você pode aplicar a equação que envolve P e V para o processo adiabático:
PV^{\gamma }=constante
P_{0}V_{0}^{\gamma }=P_{1}V_{1}^{\gamma }\,\,\rightarrow log(P_{0}V_{0}^{\gamma })=log(P_{1}V_{1}^{\gamma })\text{\,\,aplicando log nos dois lados da equacao}
logP_{0}+\gamma logV_{0}=logP_{1}+\gamma logV_{1}
No gráfico, as retas BC e DA representam os processos adiabáticos do ciclo de Carnot. Escolhendo a reta BC, ponto B como ponto inicial (logPo e logVo) e ponto C como o ponto final (logP1 e logV1), obtemos:
5+\gamma 2=3+\gamma 3\,\,\to%20\boxed%20{\gamma =2}
No gráfico, as retas BC e DA representam os processos adiabáticos do ciclo de Carnot. Escolhendo a reta BC, ponto B como ponto inicial (logPo e logVo) e ponto C como o ponto final (logP1 e logV1), obtemos:
diogompaiva- Recebeu o sabre de luz