PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

5 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Silmara10 Sex 29 Dez 2017, 15:43

Galera, Boa tarde, sou nova aqui no fórum, mas espero não estar fazendo nada errado.
Eu gostaria de ideias para uma argumentação concisa sobre esse tema, particularmente, acredito que exista sim cura baseada nos conhecimentos de Sartre. Por exemplo, ele diz que a essência do ser é adquirida por vivências e experiências, e para isso, os indivíduos fazem escolhas árduas e pessoais, no entanto, se eu afirmar isso, como poderei dizer que conceitos morais e éticos podem ser aprendidos, internalizados e através deles, a cura poderá ser alcançada, sem ficar utópico? Não sei se ficou claro, espero que sim. Desde já, muuito Obrigada.

Silmara10
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2017
Idade : 25
Localização : Ilhéus, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Hayzel Sh Sex 29 Dez 2017, 16:51

Seja bem vinda ao fórum, Silmara. Você não fez nada de errado, não! Se tiver dúvidas específicas ou se quiser postar a sua redação, se sinta à vontade.

Em relação ao Sartre, eu não sei exatamente se ficaria bom citá-lo nesse tema dessa forma; parece que as ideias às quais se referiu estão mais relacionadas à ideia de liberdade desse filósofo, de forma que ficaria um pouco difícil encaixá-la em um tema sobre preconceito, eu acho. Digo, talvez não ficaria tão preciso...

Se você quiser fazer o parágrafo dessa forma, para não ficar utópico, eu recomendo criar o tópico frasal, prová-lo com as ideias do filósofo, e depois mostrar um exemplo da realidade, mostrando que seu método pode ser - ou já foi -, de fato, aplicado e que, portanto, precisa ser ampliado. Trazer a realidade concreta é importante, porque senão pareceria que você estaria falando apenas sobre conceitos abstratos e demasiadamente filosóficos.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Hayzel Sh Sex 29 Dez 2017, 16:51

Esse tema é bem amplo, já que o preconceito existe em vários âmbitos. Eu defenderia uma posição de que existe cura, sim. Algumas ideias que podem ser trabalhadas para esse tema, no meu entender, são:

As ideias da filósofa americana Nancy Fraser: ela diz que o preconceito às minorias decorre não somente da ausência de políticas de redistribuição (com as de cotas, etc), mas também das escassas políticas de reconhecimento (reconhecimento cultural e movimentos de reafirmação, por exemplo). Há vários textos dela que podem ajudar nesse tema.

O preconceito pode ser entendido, também, sob o conceito de "alteridade" (capacidade de colocar-se no lugar do outro), do filósofo Emmanuel Levinas (ele não é muito conhecido, mas tem ideias de argumentação muito autorais sobre preconceito e alteridade, basta ler alguns textinhos dele na net).

Você poderia tratar o preconceito, na introdução, criticando a ideia de Democracia Racial (Mito da Democracia Racial), do sociólogo Gilberto Freyre, que diz que, como o povo brasileiro é fruto de miscigenação, não haveria preconceito entre índios, negros e brancos. Entretanto, essa relação interpessoal pautada na cordialidade é um mito, pois o preconceito à diversidade - não somente ligado a questões raciais, senão tangenciaria o tema - é explícito na sociedade brasileira.

O conceito de "Fardo do Homem Branco" (de trazer "civilização aos povos "atrasados"), criado pelo poeta Kipling (Nobel de Literatura) à época da partilha da África e da Ásia, pode ser usado também, demonstrando que a cura do preconceito necessita de ir além de uma mera formação acadêmica (já que, aliás, vários universitários, muito bem educados, demonstram preconceito em diferentes esferas sociais).

O livro "O Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, pode ser usado em quase todos os temas também, sobretudo, no de preconceito.

O conhecido conto "O Burrinho Pedrês", do livro "Sagarana", de Guimarães Rosa, seria útil para explicar a filosofia do preconceito humano, especialmente no que diz respeito ao preconceito à velhice e à aparência física.

O livro "Minha Vida de Menina", de Helena Morley, pode ser útil para o tema, pois trata do forte preconceito da sociedade brasileira de pouco mais de cem anos atrás, nos primeiros anos republicanos, época a qual pode ser comparada com os tempos hodiernos, de modo a concluirmos que, retrogradamente, pouco evoluímos nessa questão, talvez por falta de educação (cura, como diz o tema) a respeito do preconceito.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por MalcolnMed Sex 29 Dez 2017, 17:03

Eu iria ao encontro de Nietzsche e diria que o homem é algo a ser superado.

Talvez eu esteja em uma fase muito pessimista  pale
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Thanos Sex 29 Dez 2017, 19:30

Excelente, Hayzel !

Também agradeço pelas respostas.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por victormanfro99 Sex 29 Dez 2017, 21:00

nossa!, grande explanação Hayzel .Você estuda muito filosofia e sociologia? Gostaria de umas dicas  sobre o que estudar para redação, e você parece dominar o assunto  Smile.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Hayzel Sh Sex 29 Dez 2017, 23:10

Thanos escreveu:Excelente, Hayzel !

Também agradeço pelas respostas.
Muito obrigada, Thanos!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Hayzel Sh Sex 29 Dez 2017, 23:10

victormanfro99 escreveu:nossa!, grande explanação Hayzel .Você estuda muito filosofia e sociologia? Gostaria de umas dicas  sobre o que estudar para redação, e você parece dominar o assunto  Smile.
Obrigada, Victor!

Na verdade, eu não estudo nada de filosofia e de sociologia, sou bem ruim nessas matérias, pra falar a verdade, no máximo eu leio artigos variados sobre o assunto, só pra usar na redação mesmo. A única parte que eu consigo ir bem em Humanas é na redação.

Várias das coisas de filosofia e de sociologia que eu uso na redação são recomendações dos professores do cursinho (e sempre que eu leio ou acho algo que possa servir bem na redação, eu anoto numa folha sulfite aleatória pra usar depois haha). Eu sempre pesquiso sobre essas filosofias de maneira bem atenta e tento, a partir delas, fazer discussões autorais sobre o tema.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Convidado Sáb 30 Dez 2017, 00:31

O site "guia do estudante" fornece gratuitamente livros sobre filosofia e redação.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Silmara10 Seg 08 Jan 2018, 13:27

Obrigada a todos, caraca, vocês são demais, Hayzel como tu consegue ser tão bom?! Estou doente no momento mas quando eu fizer a redação, postarei sim. Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" 503132    Muito grata!

Silmara10
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2017
Idade : 25
Localização : Ilhéus, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?" Empty Re: Duvida sobre o tema "Preconceito tem cura?"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos