Dúvida sobre fuga parcial ao tema no Enem
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Dúvida sobre fuga parcial ao tema no Enem
Olá galera, no Enem do ano passado e no desse ano fiz duas redações com esqueleto bem semelhante, mas percebi um fator que pode ter implicado prejuízo nas notas. Os dois temas, o de 2015 e deste ano, tratavam das problemáticas no Brasil.
O que acontece é que, no meu ponto de vista, falar de Brasil só no final do texto (no caso, na proposta de intervenção) não qualificaria fuga parcial ao tema. Explico: durante o desenvolvimento, é comum procurarmos as raízes do problema e/ou dissertarmos sobre aspectos destes, e sabemos que no caso da violência contra a mulher e da intolerância religiosa, o Brasil é só mais uma peça no jogo, e não o berço dessas mazelas sociais.
E foi justamente dessa forma que pensei ao escrever as redações. Gostaria de confirmar se fiz certo, pois estou com grande receio!! Só pra dar uma noção de como ficou a redação desse ano, eu nem citei o nome do Brasil durante os três primeiros parágrafos, apesar de ter abordado questões do país, como o preconceito contra religiões afro-brasileiras no desenvolvimento. Porém, na intervenção social, eu falei estritamente de como resolver o problema no Brasil.
O que acontece é que, no meu ponto de vista, falar de Brasil só no final do texto (no caso, na proposta de intervenção) não qualificaria fuga parcial ao tema. Explico: durante o desenvolvimento, é comum procurarmos as raízes do problema e/ou dissertarmos sobre aspectos destes, e sabemos que no caso da violência contra a mulher e da intolerância religiosa, o Brasil é só mais uma peça no jogo, e não o berço dessas mazelas sociais.
E foi justamente dessa forma que pensei ao escrever as redações. Gostaria de confirmar se fiz certo, pois estou com grande receio!! Só pra dar uma noção de como ficou a redação desse ano, eu nem citei o nome do Brasil durante os três primeiros parágrafos, apesar de ter abordado questões do país, como o preconceito contra religiões afro-brasileiras no desenvolvimento. Porém, na intervenção social, eu falei estritamente de como resolver o problema no Brasil.
lvninja08- Iniciante
Re: Dúvida sobre fuga parcial ao tema no Enem
No desenvolvimento, após contextualizar, deve-se situar o problema no Brasil. Além disso, é necessário dizer "Brasil", "sociedade brasileira", ou algo do tipo, na introdução. Dessa forma, o que lhe afirmo é que, com certeza, você perderá significativos pontos nas competências II e III.lvninja08 escreveu:O que acontece é que, no meu ponto de vista, falar de Brasil só no final do texto (no caso, na proposta de intervenção) não qualificaria fuga parcial ao tema. Explico: durante o desenvolvimento, é comum procurarmos as raízes do problema e/ou dissertarmos sobre aspectos destes.
_Arthur_- Mestre Jedi
Obrigado pela resposta!!SCOFIELD escreveu:No desenvolvimento, após contextualizar, deve-se situar o problema no Brasil. Além disso, é necessário dizer "Brasil", "sociedade brasileira", ou algo do tipo, na introdução. Dessa forma, o que lhe afirmo é que, com certeza, você perderá significativos pontos nas competências II e III.lvninja08 escreveu:O que acontece é que, no meu ponto de vista, falar de Brasil só no final do texto (no caso, na proposta de intervenção) não qualificaria fuga parcial ao tema. Explico: durante o desenvolvimento, é comum procurarmos as raízes do problema e/ou dissertarmos sobre aspectos destes.
Um pouco depois de postar aqui entrei em contato com o professor do "Proenem" pra me esclarecer uma dúvida sobre o comando do tema e aproveitei pra falar disso também, a resposta dele corroborou com seu post no que se refere ao prejuízo na nota no caso de ter apresentado o problema apenas fora do Brasil, mas, segundo ele, eu não poderia perder ponto por não explicitar o termo "Brasil" na introdução, até porque existem introduções "conceituais" como as de trajetória histórica que muitas vezes são mais generalistas e focam no eixo temático, conquistando pontuação máxima mesmo assim.
Longe de querer desqualificar o teu post, é que isso de ter de citar na introdução me pegou, estranho haver discordância. Tem alguma diretriz do Inep neste caso ou você fala por experiência mesmo?
lvninja08- Iniciante
Se você reparar, nas introduções com trajetória histórica se fala de Estado brasileiro, sociedade brasileira, ou algo com "bras". Vejas as redações nota 1000 do penúltimo ENEM, por exemplo.
_Arthur_- Mestre Jedi
Só para mostrar porque eu estranhei tanto isso, veja essa introdução que encontrei facilmente de um texto nota 1000 em 2014 (Publicidade Infantil em questão no Brasil):
É comum vermos comerciais direcionadas ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
A variedade de introduções e de suas formatações me leva a crer que o início do texto é a parte que menos carrega responsabilidades, entende? Por isso estou receoso quanto a perder ponto simplesmente por escolher um estilo diferente do comum, naquilo que deveria ser apenas a apresentação da tese à banca.
É comum vermos comerciais direcionadas ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
A variedade de introduções e de suas formatações me leva a crer que o início do texto é a parte que menos carrega responsabilidades, entende? Por isso estou receoso quanto a perder ponto simplesmente por escolher um estilo diferente do comum, naquilo que deveria ser apenas a apresentação da tese à banca.
lvninja08- Iniciante
De fato, facilmente você encontra diversas redações que tiraram 1000 sendo que não valiam essa nota. Nas correções do Rômulo, do proenem, por exemplo, é comum ele dar uns 800 e alguma coisa para uma redação dita nota 1000.lvninja08 escreveu:Só para mostrar porque eu estranhei tanto isso, veja essa introdução que encontrei facilmente de um texto nota 1000 em 2014 (Publicidade Infantil em questão no Brasil):
_Arthur_- Mestre Jedi
Sim, e o que assusta é que, pesquisando agora, vi até textos INTEIROS situados fora do Brasil que tiraram 1000. É por isso que às vezes o pessoal chama de "redasena", você fica sem saber a verdade porque até mesmo professores de redação utilizam como argumento redações que tiraram mil e tomam isso como base dogmática para outras correções. Enfim, isso significa que eu ainda tenho alguma chance de não perder tanto ponto né? Kkkkkkkkk
lvninja08- Iniciante
Dependendo da sua sorte, ao escrever um hino de futebol você ainda não perderia muitos pontos, kaka!lvninja08 escreveu:Sim, e o que assusta é que, pesquisando agora, vi até textos INTEIROS situados fora do Brasil que tiraram 1000. É por isso que às vezes o pessoal chama de "redasena", você fica sem saber a verdade porque até mesmo professores de redação utilizam como argumento redações que tiraram mil e tomam isso como base dogmática para outras correções. Enfim, isso significa que eu ainda tenho alguma chance de não perder tanto ponto né? Kkkkkkkkk
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/01/candidato-inclui-hino-do-flamengo-na-redacao-do-enem-e-tira-nota-660.html
_Arthur_- Mestre Jedi