PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Operações com números Racionais

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Operações com números Racionais - Página 2 Empty Operações com números Racionais

Mensagem por Teegra18 Sex 15 Dez 2017, 21:17

Relembrando a primeira mensagem :

Olá, boa noite!


Por favor, alguém entendido sobre matemática básica para me ajudar? Então, faz anos que não volto a estudar matemática, e tô começando do zero mesmo. Estudei conjuntos numéricos, mas na hora de resolver algumas questões me deparei com frações que não entendo o porquê de certos números aparecem no cálculo. Por exemplo:

Ana está lendo um livro. Em um dia ela leu Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_fracoes11do livro e no dia seguinte leu Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_fracoes9 do livro.


Então calcule:
b) a fração do livro que ela já leu.
c) a fração do livro que falta para ela terminar a leitura.



O problema B resolvi, deu 5/12. Porém, o problema C não consegui pensar em um jeito de resolvê-lo, então fui ver a resolução e me deparei com isso:



Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_numerosracionais6


Entendo que 5/12 dessa fração é o resultado do problema B. Maaaaaaaas, e os 12/12 ??????



Mais um exemplo:


A rua onde Cláudia mora está sendo asfaltada. Os Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_fracao1 da rua já foram asfaltados. Que fração da rua ainda resta asfaltar?



Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_numerosracionais8



"Os 5/9 da RUA JÁ FORAM ASFALTADOS". E os 9/9, como surgiram ????? E por que foi acrescentado 1 antes da fração? Por que em alguns casos é preciso aplicar propriedade distributiva ????





Mais um exemplo:



 Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_numerosracionais1
 Operações com números Racionais - Página 2 Exercicio_numerosracionais2

Aqui tentei resolver, mas errei na resolução. Por favor, poderiam me explicar como se resolve?


E mais uma pergunta e a última (prometo): Como posso aprender melhor Operações com números Racionais? Me dá impressão que cada questão sobre o assunto há um modo de se resolver....



Obrigada!

Teegra18
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/12/2017
Idade : 30
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo


Operações com números Racionais - Página 2 Empty Re: Operações com números Racionais

Mensagem por Thanos Sáb 16 Dez 2017, 22:14

O 12/12 representa o 1(inteiro), porém, fracionado, já com o denominador coincidindo com o mesmo da fração que seria subtraída (5/12).  E de nada.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Operações com números Racionais - Página 2 Empty Re: Operações com números Racionais

Mensagem por biologiaéchato Sáb 16 Dez 2017, 23:46

Como já lhe disse antes, sempre quando o enunciado pedir a parte que falta, é assim:
Total-Feito=Parte que falta

O total sempre será 1 inteiro, e não necessariamente estará escrito como 1, visto que geralmente teremos frações com denominadores diferentes, por isso precisamos igualá-los.

Por exemplo:
Comi 7/8 de um bolo, quando falta ainda pra acabar?

Usa a equação:
Total-Feito=Parte que falta
1-(7/8)=x
(8/8)-(7/8)=x
x=(1/8)


Qualquer dúvida pode me perguntar, estou á disposição.
Forte abraço e boa madruga!
biologiaéchato
biologiaéchato
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 664
Data de inscrição : 19/09/2017
Idade : 22
Localização : São Bonifácio - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Operações com números Racionais - Página 2 Empty Re: Operações com números Racionais

Mensagem por Teegra18 Seg 18 Dez 2017, 11:52

Duduu2525 escreveu:Como já lhe disse antes, sempre quando o enunciado pedir a parte que falta, é assim:
Total-Feito=Parte que falta

O total sempre será 1 inteiro, e não necessariamente estará escrito como 1, visto que geralmente teremos frações com denominadores diferentes, por isso precisamos igualá-los.

Por exemplo:
Comi 7/8 de um bolo, quando falta ainda pra acabar?

Usa a equação:
Total-Feito=Parte que falta
1-(7/Cool=x
(8/Cool-(7/Cool=x
x=(1/Cool


Qualquer dúvida pode me perguntar, estou á disposição.
Forte abraço e boa madruga!


Ahhhhh, agora entendi!!! Desculpe, meninos, pela confusão! Laughing Embarassed

Obrigada, Dudu ❤

Teegra18
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/12/2017
Idade : 30
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Operações com números Racionais - Página 2 Empty Re: Operações com números Racionais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos