Densidade
3 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Densidade
Pessoal, me ajudem, pois eu não tenho nenhuma ideia de como resolver essa questão aqui:
O etanol hidratado é comercializado em postos de gasolina, e o controle de qualidade desse combustível é feito a partir de um densímetro, aparelho presente nas bombas, que indica a densidade do combustível. Sabe-se que a densidade máxima tolerada para o etanol hidratado é 0,81g/mL
Uma amostra irregular recolhida em um posto de combustíveis apresentou densidade igual a 0,86g/mL.
Considere a densidade do etanol puro igual a 0,8g/mL e a da água igual a 1,0g/mL e que a mistura desses dois líquidos tem o volume igual à soma dos volumes de cada componente.
Qual a porcentagem de água presente na amostra recolhida?
a)14
b)30
c)48
d)52
e)70
Resposta: Letra B
O etanol hidratado é comercializado em postos de gasolina, e o controle de qualidade desse combustível é feito a partir de um densímetro, aparelho presente nas bombas, que indica a densidade do combustível. Sabe-se que a densidade máxima tolerada para o etanol hidratado é 0,81g/mL
Uma amostra irregular recolhida em um posto de combustíveis apresentou densidade igual a 0,86g/mL.
Considere a densidade do etanol puro igual a 0,8g/mL e a da água igual a 1,0g/mL e que a mistura desses dois líquidos tem o volume igual à soma dos volumes de cada componente.
Qual a porcentagem de água presente na amostra recolhida?
a)14
b)30
c)48
d)52
e)70
Resposta: Letra B
Isadora Dantas- Iniciante
Re: Densidade
Vtotal = Vágua + Vetanol
Vetanol = Vtotal - Vágua
mtotal = mágua + metanol
dtotal.Vtotal = dágua.Vágua + detanol.Vetanol
0,86.Vtotal = Vágua + 0,8.(Vtotal - Vágua)
0,06.Vtotal = 0,2.Vágua
Vágua/Vtotal = 0,3
xSoloDrop- Fera
Euclides- Fundador
Obrigada pessoal! Me ajudou bastante!
Isadora Dantas- Iniciante
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos