Densidade de uma gás !
3 participantes
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Densidade de uma gás !
Consideremos o oxigênio (O_2), cuja massa molar é de 32g/mol, nas condições normais de pressão e temperatura (CNPT). Sendo R= 0,082atm.l/mol.k, calcule:
a) a massa específica do oxigênio nas CNPT;
R=1,43kg/m^3
b) a massa de 10 litros de oxigênio nas CNPT.
R=14,3g
agradeço a quem puder me ajudar, pois esse assunto não entendi muito bem não !
só sei essa fórmula:
" alt="" />
mas não entendi nda pessoal, nem mesmo aplica-lá !!
e densidade e massa específica é a mesma coisa?? tira-se por essa fórmula ??
aguardo a ajuda pessoal, obrigado mais uma vez !!
vlw
a) a massa específica do oxigênio nas CNPT;
R=1,43kg/m^3
b) a massa de 10 litros de oxigênio nas CNPT.
R=14,3g
agradeço a quem puder me ajudar, pois esse assunto não entendi muito bem não !
só sei essa fórmula:
" alt="" />
mas não entendi nda pessoal, nem mesmo aplica-lá !!
e densidade e massa específica é a mesma coisa?? tira-se por essa fórmula ??
aguardo a ajuda pessoal, obrigado mais uma vez !!
vlw
alissonsep- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 1523
Re: Densidade de uma gás !
Densidade ou Massa Específica?
QUESTÃO: A densidade de um gás
A equação de Clapeyron expressa as relações entre as variáveis de estado de um gás.
Para perceber onde a densidade figura naquela expressão vamos substituir (2) em (1) e fazer uma manipulação algébrica conveniente:
o que acabamos de obter é a mesma equação de Clapeyron tomada agora em função da densidade em vez do número de mols. Será preciso "decorar" isso? É claro que não. Basta entender a relação que existe entre número de mols e massa e como o volume está também presente na equação, logo a densidade também estará.
A questão em caso
vamos lembrar que as CNTP (condições normais de temperatura e pressão) são definidas para pressão de uma atmosfera e temperatura de zero graus Celsius ou 273 Kelvin. Logo, nessas condições, a densidade do oxigênio será:
OK?
o fato de que quando tomadas em mesmo volume diferentes substâncias apresentarem pesos diferentes sugere que algumas substâncias apresentam-se mais compactadas que outras. Em outras palavras, num mesmo volume podem-se acomodar massas diferentes de diferentes substâncias. Embora haja muita confusão na literatura podemos admitir, para efeito de estudo, que densidade e massa específica sejam a mesma coisa, isto é, uma relação entre a massa de uma substância e o volume que ocupa.
A expressão acima é uma definição expressa em linguagem matemática. É mais prudente entender definições do que "decorar fórmulas" que não se saiba bem o que expressam.
A equação de Clapeyron expressa as relações entre as variáveis de estado de um gás.
o número de mols relaciona a massa presente com a massa molecular de uma substância. Massa ocupa volume, portanto estamos de alguma maneira lidando com a densidade. Vejamos isso:
Para perceber onde a densidade figura naquela expressão vamos substituir (2) em (1) e fazer uma manipulação algébrica conveniente:
o que acabamos de obter é a mesma equação de Clapeyron tomada agora em função da densidade em vez do número de mols. Será preciso "decorar" isso? É claro que não. Basta entender a relação que existe entre número de mols e massa e como o volume está também presente na equação, logo a densidade também estará.
A questão em caso
vamos lembrar que as CNTP (condições normais de temperatura e pressão) são definidas para pressão de uma atmosfera e temperatura de zero graus Celsius ou 273 Kelvin. Logo, nessas condições, a densidade do oxigênio será:
OK?
Euclides- Fundador
A confusão entre os nomes densidade e massa específica é antiga
O nome adotado oficialmente pelo SI é massa específica
Normalmente se designa a massa específica pela letra grega rô (vou usar p)
A massa específica é a relação entre a massa de umas substância e o seu volume, isto p = m/V
Então, a unidade básica de massa específica no SI é kg/m³. Entretantoo podem ser usadas outras:
g/cm³ , g/L , kg/L , etc
Embora não adotado no SI, o termo densidade foi muito usado no passado para designar a relação entre a massa específica de uma substância e a massa específica da água, tomada como padrão
A água foi tomada como padrão porque sua massa específica é aproximadamente 1 g/cm³ ou 1000 kg/m³
Assim, se sabemos que o ferro tem massa específica 7,8 g/cm³ densidade do ferro vale:
dFe = mFe/mágua ----> dFe = (7,8 g/cm³)/(1,0 g/cm³) -----> dFe = 7,8
Notem que a densidade, neste caso é adimensional, isto é, não tem unidade (é apenas um número).
Isto significa então que o ferro "pesa" 7,8 vezes o "peso" da mesma quantidade de água.
Ao longo do tempo, entretanto passou-se a usar o termo densidade com o mesmo significado de massa específica.
Deve-se ressaltar porém que pelo SI o termo correto é massa específica para a grandeza com unidade kg/m³
O nome adotado oficialmente pelo SI é massa específica
Normalmente se designa a massa específica pela letra grega rô (vou usar p)
A massa específica é a relação entre a massa de umas substância e o seu volume, isto p = m/V
Então, a unidade básica de massa específica no SI é kg/m³. Entretantoo podem ser usadas outras:
g/cm³ , g/L , kg/L , etc
Embora não adotado no SI, o termo densidade foi muito usado no passado para designar a relação entre a massa específica de uma substância e a massa específica da água, tomada como padrão
A água foi tomada como padrão porque sua massa específica é aproximadamente 1 g/cm³ ou 1000 kg/m³
Assim, se sabemos que o ferro tem massa específica 7,8 g/cm³ densidade do ferro vale:
dFe = mFe/mágua ----> dFe = (7,8 g/cm³)/(1,0 g/cm³) -----> dFe = 7,8
Notem que a densidade, neste caso é adimensional, isto é, não tem unidade (é apenas um número).
Isto significa então que o ferro "pesa" 7,8 vezes o "peso" da mesma quantidade de água.
Ao longo do tempo, entretanto passou-se a usar o termo densidade com o mesmo significado de massa específica.
Deve-se ressaltar porém que pelo SI o termo correto é massa específica para a grandeza com unidade kg/m³
Elcioschin- Grande Mestre
Euclides escreveu:Densidade ou Massa Específica?o fato de que quando tomadas em mesmo volume diferentes substâncias apresentarem pesos diferentes sugere que algumas substâncias apresentam-se mais compactadas que outras. Em outras palavras, num mesmo volume podem-se acomodar massas diferentes de diferentes substâncias. Embora haja muita confusão na literatura podemos admitir, para efeito de estudo, que densidade e massa específica sejam a mesma coisa, isto é, uma relação entre a massa de uma substância e o volume que ocupa.A expressão acima é uma definição expressa em linguagem matemática. É mais prudente entender definições do que "decorar fórmulas" que não se saiba bem o que expressam.
A equação de Clapeyron expressa as relações entre as variáveis de estado de um gás.o número de mols relaciona a massa presente com a massa molecular de uma substância. Massa ocupa volume, portanto estamos de alguma maneira lidando com a densidade. Vejamos isso:
A questão em caso
OK?
amigo me desculpa mais uma vez mais pq 1,43g/L ou 1,43kg/m^3 ?? não deveria ter alguma notação científica pq veio de g/L para kg/m^3 ??
na espera, vlw ai !!
desculpas mais uma vez !
vlw
alissonsep- Grupo
simples conversão de unidades; o resultado do cálculo está em g/l e eu fiz a conversão
Euclides- Fundador
Euclides escreveu:simples conversão de unidades; o resultado do cálculo está em g/l e eu fiz a conversão
obrigado amigo, vlw msm !!
alissonsep- Grupo
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos