PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade

2 participantes

Ir para baixo

Probabilidade Empty Probabilidade

Mensagem por Cristina Lins Dom 25 Jun 2017, 10:28

As faces de um dado honesto são numeradas de 1 a 3 (cada número aparece duas
vezes). Seja pn a probabilidade de que a soma das faces obtidas em n lançamentos seja par. Explique porque a sequência pn satisfaz a recorrência pn+1 = 2/3 - 1/3.pn . Qual é o

valor de p1?

Cristina Lins
Jedi
Jedi

Mensagens : 470
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 65
Localização : Itapetininga - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por superaks Dom 25 Jun 2017, 19:20

Olá Cristina.

Vamos pensar da seguinte forma, começando para n = 2.

(2, 2), (3, 1), (1, 3), (3, 3), (1, 1) = 5 possibilidades

Para a soma de 3 números serem par, a soma de dois deles devem ser par e o outro será par.

Como queremos uma relação de recorrência, as soluções dos anteriores servirá como solução para n = 3, considerando o par de solução anterior, junto com o número 2

Sendo (a, b) o par solução da anterior

(2, (a, b)), ((a), 2, (b)), ((a, b), 2)

Então 2 irá interagir com os outros 5 pares de solução 3 vezes.

3 * 5 = 15

Porém, tem o caso em que cairia o par (2, 2), e deveremos descontar dois deles

((2), 2, 2), (2, (2), 2), (2, 2, (2))

15 - 2 = 13 possibilidades 

Portanto a probabilidade seria,

(1/3)³ * 13 = 13/27

A partir aqui eu vou usar um raciocínio recursivo para considerar os demais casos.

Se eu sei que em 3 jogadas a probabilidade da soma ser par é 13/27, para o próximo caso eu poderia considerar o seguinte:

Na quarta jogada eu consigo par, portanto

13/27 * 1/3 = 13/81 <- probabilidade da soma dos 3 primeiros serem ímpares e a probabilidade da quarta jogada ser par também, portanto, a soma dos 4 serão par.

E o outro caso seria que a soma dos 3 primeiros da ímpar, e o quarto é um ímpar

Se a chance da soma dos três primeiros serem par é 13/27, a chance de ser ímpar é (27 - 13)/27 = 14/27

Como estou considerando a probabilidade da soma dos três primeiros serem ímpar, eu quero que o quarto seja ímpar, ou seja

14/27 * 2/3 = 28/81

Somando tudo, temos

13/81 + 28/81 = 41/81

Expressando a probabilidade da soma da n-ésima jogada ser par por an e em função de n, ficaria:


\mathsf{a_n=\dfrac{1}{3}\cdot a_{n-1}+\dfrac{2}{3}\cdot(1-a_{n-1})}


Acima está escrito exatamente o que queremos. No primeiro fator onde o termo antecessor é multiplicado por 1/3, consideramos na quarta jogada que o número seja exatamente o 2, dessa forma dará a soma dos 4 iguala  par.

No segundo fator, consideramos os casos não favoráveis subtraindo 1 unidade dos casos favoráveis

Cf + Cn = 1

Casos favoráveis mais casos não favoráveis é igual a 1.

Ali resultará na soma de três ímpares, e multipliquei pela probabilidade da quarta jogada cair ou o número 1 ou o número 3, dessa forma a soma será par.


\mathsf{a_n=\dfrac{1}{3}\cdot a_{n-1}+\dfrac{2}{3}\cdot(1-a_{n-1})}\\\\\\\mathsf{a_n=\dfrac{a_{n-1}}{3}+\dfrac{2}{3}-\dfrac{2a_{n-1}}{3}}\\\\\\\mathsf{a_{n}=\dfrac{2}{3}+\dfrac{a_{n-1}-2a_{n-1}}{3}}\\\\\\\mathsf{a_n=\dfrac{2}{3}-\dfrac{a_{n-1}}{3}}\\\\\\\boxed{\mathsf{a_{n+1}=\dfrac{2}{3}-\dfrac{a_n}{3}}}


\boxed{\mathsf{a_{n+1}=\dfrac{2}{3}-\dfrac{a_n}{3}}}\\\\\\\mathsf{a_2=\dfrac{5}{9}}\\\\\\\mathsf{a_2=\dfrac{2}{3}-\dfrac{a_1}{3}}\\\\\\\mathsf{\dfrac{5}{9}=\dfrac{2}{3}-\dfrac{a_1}{3}}\\\\\\\mathsf{\dfrac{5}{3}=2-a_1}\\\\\\\mathsf{a_1=\dfrac{6}{3}-\dfrac{5}{3}}\\\\\\\mathsf{a_1=\dfrac{1}{3}}


Se ficou com dúvida avise.
superaks
superaks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 525
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 22
Localização : São Paulo, Guarulhos, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Cristina Lins Seg 26 Jun 2017, 16:00

Oi, Boa tarde

Nossa, difícil,  acho que entendi, mas vou dar mais uma super olhada, para ver se não ficou nenhuma dúvida. Muito obrigada. Valeu!!!!

Cristina Lins
Jedi
Jedi

Mensagens : 470
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 65
Localização : Itapetininga - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por superaks Seg 26 Jun 2017, 19:49

Questão super interessante. Utilizar as probabilidades anteriores para considerar a próxima com uma relação recursiva é genial Very Happy
superaks
superaks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 525
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 22
Localização : São Paulo, Guarulhos, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos